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Pós-Graduações Business Analytics

Pós-Graduação em Business Analytics Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

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Pós-Graduação em Business Analytics

No mercado global em constante evolução através de pressões competitivas e regulatórias, decisões de negócio rápidas e precisas são cada vez mais importantes.

Com a revolução digital em aceleração, ser capaz de extrair, combinar e analisar grandes volumes de dados complexos ajuda a melhorar a visibilidade da informação, gerando oportunidades e aumentando a vantagem competitiva.

“Este programa visa fornecer experiência num conjunto de ferramentas de análise dados e, simultaneamente, reflexão sobre a sua utilização em contextos de negócio variados.”

Presencial
Quinta do Bom Nome
145 horas Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Business Analytics?

Principais Benefícios
  • Desenvolvimento de competências fundamentais em Business Analytics
  • Corpo docente de excelência, combinando valências académicas e profissionais, com extensa experiência e reconhecimento nas suas áreas de atuação e especialidade
  • Metodologia PBL (Project Based Learning), centrada no desenvolvimento de um projeto, com acesso a mentoria especializada, podendo o participante desenvolver e materializar o seu próprio projeto
  • Abordagem multidisciplinar, possibilitando a descoberta e a prática de aspetos variados de business analytics: técnicos, analíticos, estratégicos, comunicacionais e de conceção e implementação de projetos
  • Contacto com docentes certificados em gestão de projetos
  • Integração da visão do mercado, com um conjunto de seminários e/ou webinars de especialistas oriundos da academia e indústria
  • Atribuição de ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos).
Objetivos do Programa

O Programa está desenhado para desenvolver nos participantes competências em análise e gestão de informação, fundamentais para a tomada de decisões no seio das organizações. Visa dotar os participantes de:

  • Capacidade de analisar e comunicar soluções baseadas em evidência para desafios de negócio com uso de análise quantitativa
  • Capacidade de utilizar técnicas de business analytics para avaliação de estratégias comerciais e soluções domésticas e internacionais

O participante adquire também:

  • Confiança no manuseio de grandes volumes de dados
  • Competências básicas em programação, com uso de plataformas populares.
Fatores Inovadores
  • Docência: Corpo docente de excelência, combinando valências académicas e profissionais, com extensa experiência e reconhecimento nas suas áreas de atuação e especialidade
  • Metodologia: Ensino baseado em projeto (PBL), com exploração de uma variedade de ferramentas de Business Analytics
  • Aplicabilidade: Projeto aplicado final ajustado aos interesses em necessidades dos participantes, com mentoria por professores, consultores e empresas de referência
  • Dupla perspetiva: Combinação da perspetiva académica e técnica com a visão da Indústria, com acesso a sessões de seminário e/ou webinar de especialistas oriundos da academia e indústria
  • Continuidade: Possibilidade de consideração dos créditos obtidos para continuação posterior de estudos
Destinatários
  • Quadros empresariais que pretendam desenvolver competências numa área em acelerado crescimento, possibilitando a tomada de decisões de negócio mais informadas
  • Dirigentes de start ups
  • Dirigentes de PMEs
  • Licenciados na área de gestão e que pretendam adquirir competências adicionais em análise de dados e em gestão de informação
  • Licenciados em engenharia, com valências em ciências da computação ou em análise de dados, e que pretendam familiarizar-se com a aplicação em contexto de negócio
  • Profissionais que estejam a iniciar a sua carreira em business analytics ou queiram aprofundar conhecimentos na área.

Parcerias

Algumas das empresas que colaboram em seminários, resolução de casos e problemas práticos reais propostos em sala de aula, em projetos curriculares.

Plano de Estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Business Analytics Summit3
Fundamentos de Negócio para Analytics
Pesquisa de Marketing: utilização de estudos de mercado para diagnosticar problemas de marketing
Previsão de Vendas: previsão estratégica de vendas em empresas multicanal
Gestão de Operações: análise de capacidades
Análise Financeira: interpretação de demonstrações financeiras e análise de rácios
Gestão de Risco: princípios e técnicas de análise e gestão de risco
Estratégia Empresarial: transformação estratégica de empresas multi-negócio
DOCENTES: Diogo Ribeiro Santos
123
Análise e Visualização de Dados
Conceitos fundamentais de Estatística
Análise preliminar dos dados: Classificação; Valores omissos e valores extremos
Técnicas de sumarização: Medidas descritivas; Representação gráfica; Análise de componentes principais
Técnicas de associação: Correlação; Medidas de associação para dados categóricos
Técnicas de segmentação: Análise de clusters
Representação visual: Princípios e estruturas
DOCENTES: Fernando Gonçalves
123
Programação para Data Analytics
Conceitos fundamentais de programação em Python
Introdução aos principais pacotes de ferramentas
Técnicas de extração, transformação e carregamento de dados
Aplicações na análise exploratória de dados
Incorporação de código e texto com recurso a Notebooks para a apresentação de resultados
DOCENTES: Beatriz Malheiros Leal
123
Seminário I2
Projeto Aplicado2

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Bases de Dados & Big Data123
Modelos Preditivos123
Estratégia de Negócio123
Seminário II2
Projeto Aplicado II4

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Business Intelligence
Introdução: Conceitos associados a Business Intelligence
Business Analytics e Sistemas de Business Intelligence
Dados e construção de sistemas de Business Intelligence
Ferramentas de Business Intelligence
Definição de reporting de gestão
Sistemas de Business Intelligence de suporte à decisão
123
Manipulação de Dados & Machine Learning
Introdução ao Machine Learning: Noções gerais; Aprendizagem supervisionada; Aprendizagem não supervisionada; Treino e avaliação de modelos
Introdução ao Deep Learning: Introdução às redes neuronais; Algumas arquiteturas
Aplicações do Machine Learning e Implementação Computacional com R/Python: Análise exploratória de dados na prática; Implementação de modelos de aprendizagem supervisionada; Exemplos de aplicação de aprendizagem não supervisionada
DOCENTES: José Cruz
123
Seminário III2
Projeto Aplicado III4

Modúlo IV

Unidades curricularesECTS
Finanças com Data Analytics
Introdução às finanças empresariais
Estruturas de financiamento
Rendibilidade
Risco versus rendibilidade
Utilização de dados para aferição do risco
Determinação do risco e do custo do capital
Aplicações
DOCENTES: Carlos Pinho
3
Marketing com Data Analytics
Tipos de insights sobre o cliente
A etnografia como método de obtenção de informação
Mapear a Customer Journey
A Gestão de Conteúdos nos canais digitais
Automatização do Marketing
Aplicações de IA e Ciclo de Vida do Cliente
DOCENTES: Maria do Carmo Leal
3
Seminário IV3
Projeto Aplicado IV

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Finanças com Data Analytics
Introdução às finanças empresariais
Estruturas de financiamento
Rendibilidade
Risco versus rendibilidade
Utilização de dados para aferição do risco
Determinação do risco e do custo do capital
Aplicações
DOCENTES: Carlos Pinho
123
Marketing com Data Analytics
Tipos de insights sobre o cliente
A etnografia como método de obtenção de informação
Mapear a Customer Journey
A Gestão de Conteúdos nos canais digitais
Automatização do Marketing
Aplicações de IA e Ciclo de Vida do Cliente
DOCENTES: Maria do Carmo Leal
123
Seminário IV2
Projeto Aplicado IV4

Coordenação

Orlando Fontan

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão.

Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation. Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA).

Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001. Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Unversidade Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

Orlando Fontan

Fernando Gonçalves

PhD em Matemática e Estatística pela University of Edinburg. Foi Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Visiting Fellow no Mathematical Sciences Institute da Australian National University. É pós-graduado em Ciências Empresariais pelo ISCTE-IUL e licenciado em Economia, ramo de Planeamento e Métodos Quantitativos, pelo ISEG.

Os seus interesses de investigação são em Matemática Financeira e, secundariamente, em Econometria Aplicada, sendo membro integrado do REM - Research in Economics and Mathematics, centro de investigação sediado no ISEG. Tem desenvolvido projetos de investigação internacionais, como: STRIKE - Novel Methods in Computational Finance, programa Marie Curie da Comissão Europeia; e Analysis of Nonlinear Partial Differential Equations in Mathematical Finance, programa de cooperação transnacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas científicas internacionais da especialidade.

É Professor na Universidade Europeia, coordenando unidades de Matemática, Estatística e Econometria em cursos de graduação e pós-graduação. Dirigiu, anteriormente, a área científica de Matemática e Estatística da Universidade.

Docentes

Beatriz Malheiros Leal

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão.
Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation. Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA).
Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001. Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Unversidade Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

Carlos Pinho
Didier Rodrigues Lopes

Founder & CEO da OPENBB. Foi, anteriormente, Sensor Fusion Engineer na NURVV, Software Design Engineer na U-BLOX e Assistente de Teoria de Sinal na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Mestre (MSc) em CONTROL SYSTEMS pelo Imperial Co llege London, com tese "Energy savings from an Ecological Cooperative Adaptive Cruise Control: a Battery Electric Vehicle platoon investigation". Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa.
Tem publicados os artigos científicos: “Energy savings from an Eco-Cooperative Adaptive Cruise Control: a BEV platoon investigation” e “Step Detection using SVM on NURVV Trackers.

Diogo Ribeiro Santos

É licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, pós-graduado em Gestão e Direito de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa e tem o Executive MBA AESE/IESE. Encontra-se a concluir o Doutoramento em Gestão na Universidade Europeia.
É professor de Finanças na AESE, onde dirige o Next Generation Program, consultor independente e administrador não-executivo da Insight Venture – Sociedade de Capital de Risco, SA.
Foi consultor na One to One Corporate Finance e CEO na Sixt Rent-a-Car Portugal, tendo desempenhado ainda as funções de administrador financeiro da Navalrocha – Sociedade de Construção e Reparação Navais, SA. Ainda anteriormente, exerceu as funções de adjunto do Ministro da Defesa Nacional, de diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério da Defesa Nacional e de vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Filipe Ramos
  • Doutorado em Gestão, na especialidade de Métodos Quantitativos, pelo ISCTE-Business School. Mestre em Matemática Financeira, pelo ISCTE-Business School/FCUL, em Ensino da Matemática, pela FCT-UNL. e licenciado em Matemática (Ensino) pela FCUL.
    É Professor Convidado na FCUL, no ISCTE-Business School e colaborador na Universidade Europeia. Anteriormente, exerceu atividade de docência nos ensinos Básico e Secundário, foi colaborador/consultor técnico pedagógico no IAVE e coordenador de cursos profissionais e respetivas equipas pedagógicas.
    Tem como interesses de investigação a Análise de Dados e a Modelação Matemática, nomeadamente “Time Series Analysis and Forecasting”, aplicada às áreas da Economia, Gestão e Finanças. O seu foco presente de investigação é em Data Analysis/Data Science, com ênfase em Machine Learning/Deep Learning. Tem o trabalho publicado em revistas científicas da especialidade. É membro integrado do CEAUL, centro de investigação da FCUL.
Gilson Silva

Senior Quantitative Research Analyst no Departamento de Risco do PNB Paribas.

Doutorando em Matemática Aplicada à Economia e Gestão no ISEG, com um artigo publicado sobre o estado da arte em apreçamento de opções, mestre em Economia e Finanças Matemáticas pela Universidade do Minho e licenciado em Matemática pela Universidade de Cabo Verde.
Desde 2011, tem ensinado tópicos variados a estudantes de graduação em Cabo Verde, Lisboa e em universidades europeias.
Apaixonado pela matemática e as suas aplicações financeiras, pelo ensino e pela partilha de conhecimento e experiência.

José Cruz

Doutorado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo ISEG (2020), com tese “Option Pricing in Iliquid markets with jumps” e orientação por Daniel Sevcovic e Maria do Rosário Grossinho. Mestre em Matemática Financeira (2013), com tese “Integro-Differential Equations for Option Pricing in Exponential Levy Models”, e licenciado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pela mesma instituição.
Tem publicados os artigos científicos: “Option Pricing in iliquid markets with jumps” e “On solutions of a partial integro-differential equation in Bessel potential spaces with applications in option pricing models”.

José Manuel Fonseca

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas em 1984 pelo Instituto Superior de Economia (actual ISEG), Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, em 94, Doutorado em Management pela Business School da Universidade de Hertfordshire em Inglaterra, em 1998.É actualmente professor na Universidade Europeia. Fellow do Complexity and Management Centre - University of Hertfordshire, Invited Researcher de Chalmers University of Technology em Gutemburgo. Foi Professor na Nova School of Business and Economics responsável pela cadeira de Estratégia e coordenador do Leardership Stream do Lisbon MBA MIT/Nova/Católica e formador da Nova Fórum nas áreas de Comunicação Humana e Liderança entre 2006 e 2011. Foi administrador e director geral de empresas de confecções, de construções técnicas e de comercio de equipamentos industriais e consultor de mudança organizacional, de comunicação e inovação em empresas nacionais e internacionais, com trabalhos desenvolvidos em sectores como Mármores, Confecções e Têxtil, Agro-Alimentares, Construção, Química, Equipamentos Industriais, Componentes para Indústria Automóvel, Moldes para Plásticos, no sector de serviços em Publicidade, Tecnologias e Sistemas de Informação em Portugal, Bélgica, Suécia, Espanha, Angola e Inglaterra.

Maria do Carmo Leal

Doutorada em Marketing pelo ISCTE-IUL, com tese em Branding in Social Economy Companies. Tem um MBA pela Universidade Católica, com especialização em Marketing, e tese também na área de branding.
Tem investigado, predominantemente, nas áreas de marketing and socialmarketing, com publicação em revistas científicas como: Journal of Marketing Education, Qualitative Market Research e Marketing Intelligence & Planning.
É Professora na Universidade Europeia, onde leciona vários cursos nas áreas de Marketing e de Digital Marketing em licenciaturas e programas de mestrado. É também Professora Convidada no ISCTE-IUL, lecionando Social Marketing a nível pósgraduado.

Nuno Faustino
  • Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo ISCTE e licenciado em Economia pela mesma instituição, possui mais de 15 de experiência em análise de dados.
    Em Portugal, começou na INFARMED e, depois, em ciência de dados na CEGEDIM. Também especialista em “Business Intelligence”, trabalhou para clientes no Reino Unido e em França, como J&J e Consumer Intelligence. Tem trabalhado com sucesso para empresas FinTech, da Banca, de Seguros, Farmacêuticas e de Jogos.
    Presentemente, é Director de “Analytics Data Preparation - Data Science & AI” na AstraZeneca, Cambridge, Reino Unido.
Sandra Matos
  • Diretora Executiva - NetMentora by Réseau Entreprendre.
    Sandra Matos é licenciada em Economia, com Pós-Graduação em Economia Social e Solidária, e tem 20 anos de experiência na área de Customer Experience e Gestão de Equipas Operacionais. Ao longo da sua vida profissional trabalhou na Vodafone, KPMG , NOS (previamente TV Cabo e ZON), sendo atualmente Head of Operations da SIBS Processos. Apaixonada pelo desenvolvimento de talento e de pessoas, conta com muita experiência na área da Formação, sendo facilitadora certificada LEGO Serious Play. Com espírito empreendedor, foi Diretora Executiva de uma associação internacional sem fins lucrativos de apoio ao Empreendedorismo, e dedica o seu tempo livre a atividades de voluntariado e impacto social.

Saídas Profissionais

Em época de revolução digital, o domínio das técnicas de análise de grandes volumes de dados complexos é crescentemente decisiva para as organizações.

Uma grande vantagem de um programa em business analytics é fornecer conhecimento e competências atrativas para um grande espectro de indústrias. O domínio de competências técnicas, como em machine learning e análise preditiva, e a capacidade de as utilizar para obter resultados são muito importantes e muito valorizados.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line