O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Pós-graduação em Exercício Clínico Online

Torne-se num Fisiologista do Exercício que domina a fisiopatologia específica e a prescrição do exercício para diversas patologias!

Selecione o regime preferencial

Pós Graduação em Exercício Clínico

Torne-se num Fisiologista do Exercício que domina a fisiopatologia específica e a prescrição do exercício para diversas patologias!

  • Único programa pós-graduado em Portugal em Exercício Clínico
  • Componentes clínicas e do exercício nos conteúdos do programa
  • Resolução de casos práticos clínicos formulados em parceria com profissionais e instituições de referência
  • Permite a progressão de estudos para Fisiologista Especialista
  • Certificado pelo IPDJ – 12 Unidades de Créditos
Online Português
18 ECTS 8 meses Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê esta Pós Graduação?

Metodologia Diferenciadora
  • Programa pós-graduado em Portugal em Exercício Clínico em formato exclusivamente online
  • Metodologias de ensino ativas baseadas na resolução de casos práticos clínicos formulados em parceria com profissionais e instituições de referência
  • Formato inovador de grande versatilidade (à distância)
Corpo Docente Especializado
  • Corpo docente constituído por profissionais de excelência, especialistas nos conteúdos abordados
  • Amplitude das unidades curriculares que integram o curso e que permitem dotar os formandos das competências essenciais

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Músculo-Esquelético46
Cardio-Metabólico I44, 8
Exercício & Patologias47, 2

Corpo docente

Sandra Martins

Coordenadora

Coordenadora de Ciências do Desporto e da Atividade Física da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Europeia, Doutora em Saúde e Condição Física, com dissertação na área da Obesidade, e Mestre em Exercício e Saúde, pela Faculdade de Motricidade Humana. Com experiência como Fisiologista do Exercício Clínico em equipas multidisciplinares no Hospital de Santa Maria (2005-2015), British Hospital (2014-17), CUF-Tejo (2021-) e programa OncoMove (programa de promoção da integração do exercício físico na pré-habilitação e reabilitação do doente oncológico da AICSO – 2020-).

Sandra Martins

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • Ana Abreu
    Concluiu o Doutoramento em Medicina em 2016 pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciatura em Medicina em 1984 pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina. É Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Coordenadora do Mestrado de Reabilitação Cardiovascular na Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina, Assistente Hospitalar Graduada do Serviço de Cardiologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte EPE.
  • Ana Joaquim
    Exerce atualmente funções de Assistente Hospitalar de Oncologia Médica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. No Serviço de Oncologia, é responsável pelas áreas de cancro da mama e de cancro da cabeça e pescoço. Investigadora nas áreas de cancro da mama, cancro colorretal, cancro gástrico, cancro da próstata, cancro do pulmão, dor oncológica, qualidade de vida, burnout em Oncologia e cancro no idoso, sendo co investigadora.
  • Augusto Faustino
    Atual Diretor Clínico do Instituto Português de Reumatologia. É Membro Titular da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, tendo feito parte dos seus Órgãos Sociais e exercido os cargos de Relator do Conselho Fiscal.
  • Filipa Rebelo
    Profile photo of Filipa RebeloPsicóloga Clínica especializada em Psicologia Desportiva. Psicóloga no Serviço de Consulta do Estudante Universitário - Consulta psicológica individual a estudantes da FPCEUP, FMDUP e FADEUP. Detentora do Mestrado Integrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.
  • Frederico Raposo
    Professor Auxiliar de Ciências do Desporto da Universidade Europeia. Doutora em Educação Física e Desporto, especialização em Atividade Física e Saúde, FEFD-ULHT. Mestre em Exercício e Saúde, FMH-UTL. Pós-Graduado em Reabilitação Cardíaca, FMH-UTL.
  • Liliana Aguiar
    Professora Auxiliar de Ciências do Desporto da Universidade Europeia. Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de Biomecânica, na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa.
  • Rita Pinto
    Fisiologista de Exercício Clínico. Investigadora Auxiliar Convidada e Professora Convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Fisiologista do Exercício no Centro de Reabilitação Cardiovascular do CHULN/FMUL/CRECUL. Doutorada em Atividade Física e Saúde (2019).
  • Rita Tomás
    Médica Especialista em Medicina Desportiva e Medicina Física e de Reabilitação. Mestre em Exercício e Saúde pela FMH/UL e pós-graduada em Medicina Desportiva pela SPMD e em Acupunctura Médica pela NMS|FCM/UNL.
  • Rute Borrego
    Nutricionista, mestre em Saúde Comunitária pela Nova Medical School e doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Professora adjunta da ESTeSL-IPL na licenciatura em Dietética e Nutrição. Professora adjunta convidada da Universidade Católica Portuguesa na licenciatura em Enfermagem.
  • Themudo Barata
    Diretor do Serviço de Nutrição e Atividade Física do Centro Hospitalar da Cova da Beira – Hospital Pêro da Covilhã. Docente na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI). Licenciatura em Medicina, Mestrado em Medicina Desportiva e em Medicina Interna, Doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa.
  • Xavier Melo
    Diretor do Departamento de Investigação e Desenvolvimento do Ginásio Clube Português e Coordenador do GCP Lab, centro científico de inovação e colaboração dedicado à Investigação do Curso de Vida no Exercício, Saúde e Performance Desportiva.
  • Duarte Neto
    É Professor Auxiliar de Ciências do Desporto da Universidade Europeia. Concluiu o Doutoramento em Ciências da Motricidade Humana, com especialização em Atividade Física e Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana na Universidade de Lisboa. Foi bolseiro de investigação do Comité Olímpico de Portugal e da Universidade de Lisboa.

Saídas profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Fisiologista do Exercício com Populações Clínicas

  • Coordenador de Programas de Exercício para Populações Clínicas

  • Consultor para o Exercício em Populações Clínicas

  • Especialista em Promoção do Exercício e Saúde na Comunidade

  • Investigador em Fisiologia do Exercício.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line