Portal Estudante

MESTRADOS

Gestão do Turismo e da Hotelaria

Gestão do Turismo e da Hotelaria

  • Brochura

    DOWNLOAD DE BROCHURA

    O que podes encontrar na brochura?

    • Planos de estudos
    • Investimento e bolsas disponíveis
    • Processo de candidatura
    • Parcerias internacionais
    • Empresas parceiras
    • Testemunhos de estudantes
    • Entre outras informações
  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões
O mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria é um mestrado de especialização. A imersão nas boas práticas do setor, projetos aplicados de grande valia para os diferentes setores que compõem a cadeia de valor do turismo e da hotelaria e a riqueza académica das matérias lecionadas constituem elementos de irrefutável valia na formação de todos os que pretendem contribuir para a continua valorização do turismo e da hotelaria, seja pela via da investigação ou pela via...
Ver mais

O mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria é um mestrado de especialização. A imersão nas boas práticas do setor, projetos aplicados de grande valia para os diferentes setores que compõem a cadeia de valor do turismo e da hotelaria e a riqueza académica das matérias lecionadas constituem elementos de irrefutável valia na formação de todos os que pretendem contribuir para a continua valorização do turismo e da hotelaria, seja pela via da investigação ou pela via profissional.

Este programa permite a aquisição de experiência prática na área, através da realização de atividades de Problem-Based Learning em laboratórios e com empresas de renome do Turismo e da Hotelaria – MSC Cruzeiros, Hotéis Pestana, Airbnb, Turismo de Portugal.

E ainda capacita o estudante para o desenvolvimento de competências de gestão e investigação, alinhadas com as necessidades do sector mais importante da economia. Promove a  investigação científica, bem como a mobilidade académica, devido ao reputado corpo docente - contacto com os maiores investigadores do mundo. Destacam-se os seguintes trabalhos de disseminação:

  • António, M., Leal, M.C., & Oliveira, M.G. (2017). Branding Literary Destinations: A Netnographic Analysis of the Image of the José Saramago Foundation, Lisbon. In A. Correia, M. Kozak, J. Gnoth, & A. Fyall (Eds.), The Art of Living Together. Paper presented at the 7th Advances in Tourism Marketing Conferences, Casablanca, 6-9 September (pp. 412-415). Faro: CEFAGE/Universidade do Algarve.
  • Petruzzi, M., Marques, G., do Carmo, M., & Correia, A. (2020). Airbnb and neighbourhoods: an exploratory study. International Journal of Tourism Cities, 6, 72-89. doi: 10.1108/IJTC-08-2019-0119
  • Petruzzi, M., Rodrigues, A., Moraes, M., & Correia, A. (2019). An analysis of meal-sharing reviews to explore serendipity. In  A. Decrop (Eds.), Marketing for more sustainable and collaborative tourism. Abstract at the 8thAdvances in Tourism Marketing Conferences, Namur, 4-7 September (pp.31). Namur: Université de Namur.
  • Petruzzi, M., Marques, G., Carmo, M., & Correia, A. (2018). Airbnb and neighbourhoods: An exploratory study. In J. Santos (Ed), New challenges, strategies and trends in Tourism, hospitality and management. Paper presented at the 6th Tourism & Management Studies International Conference, Faro, 14-17 November. Faro: CEFAGE/Universidade do Algarve.
  • Rebôcho, B., & Correia, A. (2017). Glamping: um novo paradigma no turismo. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 46, 45-55.
  • Sousa, M., & Correia, A. (2016). Sharing information: quality of reviews on online vacation rentals. In I. Saur-Amaral, M. C. Leal, R. Soares, & R. Cruz (Eds.), Technology and Human Capital: New Business and Competitiveness Models.  3thInternational Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Lisboa, 20-21 May (pp.337-347). Lisboa: Universidade Europeia.
  • Correia, A. (2017). Investir no turismo histórico e rural para dinamizar o interior de Portugal. Publituris. Desenvolvido com base nos resultados obtidos através do trabalho: Piteus, J. (2017). Turismo e Desenvolvimento Social: Uma combinação essencial para o progresso do destino turístico (Dissertação de Mestrado, Universidade Europeia, Lisboa).

Ver menos
Duração

3 Semestres

Tipo

MESTRADOS

Área Formação

Turismo & Hospitalidade

Campus

Quinta do Bom Nome

Saídas Profissionais

Administração e gestão de empresas e/ou organizações do sector do Turismo e da Hotelaria, nomeadamente:

  • Estabelecimentos hoteleiros.
  • Aldeamentos e apartamentos turísticos; unidades de turismo de habitação e turismo em espaço rural; unidades de alojamento local.
  • Empresas gestoras de estabelecimentos de restauração e bebidas.
  • Cruzeiros turísticos.
  • Empresas de consultoria e assessoria de gestão no setor hoteleiro.
  • Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração.
  • Empresas gestoras de projetos e eventos na área da hotelaria e do turismo.

Condições de Acesso

  • Titulares de um grau de licenciatura ou equivalente legal.
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado.
  • Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Parceiros

Experiência prática na área, através da realização de actividades de Problem-Based Learning em laboratórios e com empresas de renome do Turismo e da Hotelaria – MSC Cruzeiros, Hotéis Pestana, Airbnb, Turismo de Portugal.

MSC Cruisers       AirbnbTurismo de Portugal

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gestão Estratégica

Esta Unidade Curricular visa: revisitar e aprofundar a compreensão da dinâmica de competição empresarial num contexto aberto, globalizado e em mudança; aprofundar a compreensão dos mecanismos que promovem a capacidade das empresas em obter sucesso sobreviver através das estratégias de negócio; debater e aprofundar a questão da construção de cenários futuros em face da crescente incerteza presente no meio envolvente e nas dificuldades de estimação de comportamentos das variáveis em que se basearam os modelos de previsão; debater e aprofundar a compreensão das estratégias baseadas em crescimento orgânico versus abordagens baseadas em estratégias corporativas do tipo aquisitivo e outras bem como os modelos baseados em lógicas dinâmicas sistémicas; debater e aprofundar os temas recentes em estratégia empresarial como o modelo de foco no consumidor, os modelos de abertura das organizações à interação com consumidores e agentes externos como fontes de inovação, a questão do papel potencial e do ressurgimento da questão do empreendedorismo e a questão da sustentabilidade como variável, constrangimento e fator chave do negócio.

4 6
Gestão da Cadeia de Abastecimento

Esta Unidade Curricular pretende levar os estudantes à imersão nos conceitos de logística integrada e gestão da cadeia de abastecimento, identificando as variáveis que permitem a criação de valor na cadeia de abastecimento, analisando as diferentes tipologias de cadeia de abastecimento, bem como o efeito chicote e à compreensão dos modelos de gestão colaborativa.

4 6
Gestão de Marcas Hoteleiras e Turísticas

O principal objetivo da Unidade Curricular de Gestão de Marcas Hoteleiras e Turísticas é, munir os alunos do conhecimento e da importância da gestão da marca no contexto social e empresarial nomeadamente no que se refere segmentação, público-alvo e posicionamento, na criação da diferenciação e valor, atendendo às suas características únicas de identidade, personalidade, imagem, notoriedade e valor.

4 6
Inovação de Produtos Turísticos e Hoteleiros

Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos desenvolvam competências no âmbito da inovação de produtos turísticos estratégicos para Portugal, bem como dos vários mercados que lhes estão associados. É assim fundamental o conhecimento das especificidades da inovação dos produtos turísticos de modo a que os alunos sejam capazes de vir a promover a sua criação, desenvolvimento e promoção de acordo com as características dos respetivos mercados e as tendências atuais do comportamento dos turistas.

2 6
Consumos e Tendências em Turismo e Hotelaria

Os conteúdos programáticos visam mostrar ao aluno a situação atual dos players do turismo em Portugal e do estado das tendências mundiais a nível de turismo e hotelaria de modo a permitir que o aluno se integre em qualquer organização turística com uma postura que privilegie o cliente e que lhe permita estabelecer relações de êxito baseadas na criação e desenvolvimento de produtos e conhecimento.

2 3
Estudos de Caso em Turismo e Hotelaria

O objetivo desta Unidade Curricular é familiarizar os alunos com os desafios práticos em Turismo e Hotelaria. São utilizados um conjunto de casos de gestão aplicados a diferentes empresas públicas e privadas nacionais e internacionais, para mostrar aos alunos as diferenças entre as funções da gestão e demonstrar as dificuldades de atuar em cada função sem considerar as outras. Esta UC pretende desenvolver as competências de gestão necessárias nos estudantes para analisarem situações complexas e desenvolver soluções que podem ser implementadas nas empresas.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Análise e Report Financeiro

Esta Unidade Curricular tem como objetivo tornar os estudantes aptos a caracterizar a informação presente nas demonstrações financeiras das empresas; a compreender e organizar a informação económica e financeira da empresa com vista à sua análise; conhecer e interpretar corretamente a natureza dos princípios contabilísticos presentes nas demonstrações financeiras e saber diferenciá-los e a compreender a interação entre a informação económico-financeiro constante no balanço, na demonstração de resultados e no mapa de fluxos de caixa. São ainda abordados os métodos e técnicas de apuramento da liquidez, da rendibilidade e do risco para que os estudantes saibam gerir o crescimento e determinar as principais fontes geradoras de valor nas organizações e construir e interpretar relatórios financeiros. 

2 6
Comunicação Digital e Social Media

No primeiro ponto dos conteúdos programáticos, Media, Cultura e Sociedade, pretende-se promover uma discussão crítica do impacto e poder dos meios de comunicação na sociedade atual, analisando tendências de evolução. No segundo ponto, Comunicação Digital, Social Media e Comunicação Empresarial, pretende-se que os alunos compreendam a importância dos meios de comunicação digital e social media e as oportunidades que estes oferecem no âmbito da comunicação empresarial. Para além disso, importa compreender os desafios que o crescente desenvolvimento dos meios de comunicação digital coloca às empresas. Nesta perspetiva, pretende-se que os alunos desenvolvam as suas competências no âmbito dos social media, no sentido de saberem como otimizar a sua utilização num contexto de comunicação empresarial.

2 6
Desenvolvimento de Produtos Turísticos e Hoteleiros

Nesta Unidade Curricular os estudantes ficam aptos a: compreender a importância estratégica do desenvolvimento de novos produtos para o sucesso da organização, em particular no setor da hospitalidade; conhecer e analisar os processos e etapas desenvolvimento de novos produtos; analisar criticamente as categorias de novos produtos; a conhecer a estrutura de um plano de negócios. É igualmente objetivo da Unidade Curricular fazer compreender aspetos organizacionais que contribuem para o desenvolvimento de novos produtos; habilitar os estudantes para reconhecer os desafios que as empresas enfrentam ao desenvolver novos produtos, em particular no setor da hospitalidade e a aplicar os conhecimentos teóricos em exercícios práticos e análise de estudos de caso.

2 6
Data Analysis for Business

O ponto 1 do programa consiste em, para além de numa revisão de escalas de medidas e de técnicas de estatística descritiva e uma introdução ao software SPSS, numa introdução à análise de dados que fornecem as etapas e orientações para a construção de um estudo (definição do problema, desenvolvimento de uma abordagem, análise de dados e comunicação dos resultados).

Os pontos 2 a 4 do programa são dedicados às técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas de análise de dados usadas com mais frequência, com ênfase no campo de aplicação destes procedimentos para resolver problemas de decisão.

2 6
Liderança e Gestão de Equipas

Esta Unidade Curricular visa a capacitação da importância da Equipa para o sucesso na atualidade; a capacitação da importância da Liderança na condução de equipas. Tem também como objetivo comunicar o conhecimento através de um caso prático de sucesso: O Caso de Estudo José Mourinho; a aplicação do caso de estudo à vida real das organizações, através de um estudo preciso através de exemplos concretos mostrados em aula com a exibição de filmes e ações de teambuilding. Pretende-se assim, familiarizar os alunos com as teorias de Liderança e desmitificar muitas – talvez a maior parte delas. Por forma a desenvolver conhecimento que permita aos alunos alavancarem práticas de Liderança renovada, inspiradora e motivante, que lhes permita uma mais eficiente e eficaz gestão de equipas.

1.5 3
Simulação em Turismo e Hotelaria

O objetivo desta Unidade Curricular é integrar as várias matérias que os estudantes aprenderam durante a sua licenciatura. É utilizado um jogo de hospitality para mostrar aos alunos que as funções da gestão constituem um processo integrado e demonstrar que as decisões e as práticas dos gestores têm efeitos não-intencionais nas organizações e nos mercados. Esta Unidade Curricular pretende proporcionar aos estudantes um melhor entendimento dos relatórios financeiros tais como, balanços e demonstração de resultados, porque através da simulação podem observar a clara relação entre as suas decisões e os resultados financeiros.

1.5 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Dissertação/Projeto Aplicado

Esta Unidade Curricular tem como objetivo a orientação dos estudantes na realização do trabalho final. Neste sentido, esta Unidade Curricular foi projetada para fornecer aos alunos as competências em termos realização de (1) uma dissertação referente a um estudo de natureza científica; (2) projeto que vise promover novas de ideias e resolver problemas concretos no setor hoteleiro e/ou turístico; (3) relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio e respetiva análise crítica.

- 30

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Setembro  Campus Quinta do Bom Nome
Testemunhos

Desde o primeiro dia de aulas que senti que o Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria era exatamente aquilo que procurava: uma continuação da Licenciatura, mas que me permite um aprofundamento dos temas, adequado àquilo que o Mercado de trabalho procura. Sempre com um grande acompanhamento dos professores, revelou-se numa ótima escolha.

Carolina Menezes
Aluna do Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria

Galeria

Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 11/6/2014

Registo nº R/A-Cr 83/2014/AL01 de 18-07-2016

Despacho nº 10101/2016, DR n.º 152/2016, Série II de 2016-08-09

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Cursos Relacionados

Gestão de Recursos Humanos
Gestão Hoteleira
Gestão e Estratégia Empresarial
Gestão do Turismo
Management
Tourism International Management

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIRpara receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade