O mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria é um mestrado de especialização. A imersão nas boas práticas do setor, projetos aplicados de grande valia para os diferentes setores que compõem a cadeia de valor do turismo e da hotelaria e a riqueza académica das matérias lecionadas constituem elementos de irrefutável valia na formação de todos os que pretendem contribuir para a continua valorização do turismo e da hotelaria, seja pela via da investigação ou pela via profissional.
Este programa permite a aquisição de experiência prática na área, através da realização de atividades de Problem-Based Learning em laboratórios e com empresas de renome do Turismo e da Hotelaria – MSC Cruzeiros, Hotéis Pestana, Airbnb, Turismo de Portugal.
E ainda capacita o estudante para o desenvolvimento de competências de gestão e investigação, alinhadas com as necessidades do sector mais importante da economia. Promove a investigação científica, bem como a mobilidade académica, devido ao reputado corpo docente - contacto com os maiores investigadores do mundo. Destacam-se os seguintes trabalhos de disseminação:
3 Semestres
MESTRADOS
Turismo & Hospitalidade
Quinta do Bom Nome
Administração e gestão de empresas e/ou organizações do sector do Turismo e da Hotelaria, nomeadamente:
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Gestão Estratégica
Esta Unidade Curricular visa: revisitar e aprofundar a compreensão da dinâmica de competição empresarial num contexto aberto, globalizado e em mudança; aprofundar a compreensão dos mecanismos que promovem a capacidade das empresas em obter sucesso sobreviver através das estratégias de negócio; debater e aprofundar a questão da construção de cenários futuros em face da crescente incerteza presente no meio envolvente e nas dificuldades de estimação de comportamentos das variáveis em que se basearam os modelos de previsão; debater e aprofundar a compreensão das estratégias baseadas em crescimento orgânico versus abordagens baseadas em estratégias corporativas do tipo aquisitivo e outras bem como os modelos baseados em lógicas dinâmicas sistémicas; debater e aprofundar os temas recentes em estratégia empresarial como o modelo de foco no consumidor, os modelos de abertura das organizações à interação com consumidores e agentes externos como fontes de inovação, a questão do papel potencial e do ressurgimento da questão do empreendedorismo e a questão da sustentabilidade como variável, constrangimento e fator chave do negócio. |
4 | 6 |
Gestão da Cadeia de Abastecimento
Esta Unidade Curricular pretende levar os estudantes à imersão nos conceitos de logística integrada e gestão da cadeia de abastecimento, identificando as variáveis que permitem a criação de valor na cadeia de abastecimento, analisando as diferentes tipologias de cadeia de abastecimento, bem como o efeito chicote e à compreensão dos modelos de gestão colaborativa. |
4 | 6 |
Gestão de Marcas Hoteleiras e Turísticas
O principal objetivo da Unidade Curricular de Gestão de Marcas Hoteleiras e Turísticas é, munir os alunos do conhecimento e da importância da gestão da marca no contexto social e empresarial nomeadamente no que se refere segmentação, público-alvo e posicionamento, na criação da diferenciação e valor, atendendo às suas características únicas de identidade, personalidade, imagem, notoriedade e valor. |
4 | 6 |
Inovação de Produtos Turísticos e Hoteleiros
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos desenvolvam competências no âmbito da inovação de produtos turísticos estratégicos para Portugal, bem como dos vários mercados que lhes estão associados. É assim fundamental o conhecimento das especificidades da inovação dos produtos turísticos de modo a que os alunos sejam capazes de vir a promover a sua criação, desenvolvimento e promoção de acordo com as características dos respetivos mercados e as tendências atuais do comportamento dos turistas. |
2 | 6 |
Consumos e Tendências em Turismo e Hotelaria
Os conteúdos programáticos visam mostrar ao aluno a situação atual dos players do turismo em Portugal e do estado das tendências mundiais a nível de turismo e hotelaria de modo a permitir que o aluno se integre em qualquer organização turística com uma postura que privilegie o cliente e que lhe permita estabelecer relações de êxito baseadas na criação e desenvolvimento de produtos e conhecimento. |
2 | 3 |
Estudos de Caso em Turismo e Hotelaria
O objetivo desta Unidade Curricular é familiarizar os alunos com os desafios práticos em Turismo e Hotelaria. São utilizados um conjunto de casos de gestão aplicados a diferentes empresas públicas e privadas nacionais e internacionais, para mostrar aos alunos as diferenças entre as funções da gestão e demonstrar as dificuldades de atuar em cada função sem considerar as outras. Esta UC pretende desenvolver as competências de gestão necessárias nos estudantes para analisarem situações complexas e desenvolver soluções que podem ser implementadas nas empresas. |
2 | 3 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Análise e Report Financeiro
Esta Unidade Curricular tem como objetivo tornar os estudantes aptos a caracterizar a informação presente nas demonstrações financeiras das empresas; a compreender e organizar a informação económica e financeira da empresa com vista à sua análise; conhecer e interpretar corretamente a natureza dos princípios contabilísticos presentes nas demonstrações financeiras e saber diferenciá-los e a compreender a interação entre a informação económico-financeiro constante no balanço, na demonstração de resultados e no mapa de fluxos de caixa. São ainda abordados os métodos e técnicas de apuramento da liquidez, da rendibilidade e do risco para que os estudantes saibam gerir o crescimento e determinar as principais fontes geradoras de valor nas organizações e construir e interpretar relatórios financeiros. |
2 | 6 |
Comunicação Digital e Social Media
No primeiro ponto dos conteúdos programáticos, Media, Cultura e Sociedade, pretende-se promover uma discussão crítica do impacto e poder dos meios de comunicação na sociedade atual, analisando tendências de evolução. No segundo ponto, Comunicação Digital, Social Media e Comunicação Empresarial, pretende-se que os alunos compreendam a importância dos meios de comunicação digital e social media e as oportunidades que estes oferecem no âmbito da comunicação empresarial. Para além disso, importa compreender os desafios que o crescente desenvolvimento dos meios de comunicação digital coloca às empresas. Nesta perspetiva, pretende-se que os alunos desenvolvam as suas competências no âmbito dos social media, no sentido de saberem como otimizar a sua utilização num contexto de comunicação empresarial. |
2 | 6 |
Desenvolvimento de Produtos Turísticos e Hoteleiros
Nesta Unidade Curricular os estudantes ficam aptos a: compreender a importância estratégica do desenvolvimento de novos produtos para o sucesso da organização, em particular no setor da hospitalidade; conhecer e analisar os processos e etapas desenvolvimento de novos produtos; analisar criticamente as categorias de novos produtos; a conhecer a estrutura de um plano de negócios. É igualmente objetivo da Unidade Curricular fazer compreender aspetos organizacionais que contribuem para o desenvolvimento de novos produtos; habilitar os estudantes para reconhecer os desafios que as empresas enfrentam ao desenvolver novos produtos, em particular no setor da hospitalidade e a aplicar os conhecimentos teóricos em exercícios práticos e análise de estudos de caso. |
2 | 6 |
Data Analysis for Business
O ponto 1 do programa consiste em, para além de numa revisão de escalas de medidas e de técnicas de estatística descritiva e uma introdução ao software SPSS, numa introdução à análise de dados que fornecem as etapas e orientações para a construção de um estudo (definição do problema, desenvolvimento de uma abordagem, análise de dados e comunicação dos resultados). Os pontos 2 a 4 do programa são dedicados às técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas de análise de dados usadas com mais frequência, com ênfase no campo de aplicação destes procedimentos para resolver problemas de decisão. |
2 | 6 |
Liderança e Gestão de Equipas
Esta Unidade Curricular visa a capacitação da importância da Equipa para o sucesso na atualidade; a capacitação da importância da Liderança na condução de equipas. Tem também como objetivo comunicar o conhecimento através de um caso prático de sucesso: O Caso de Estudo José Mourinho; a aplicação do caso de estudo à vida real das organizações, através de um estudo preciso através de exemplos concretos mostrados em aula com a exibição de filmes e ações de teambuilding. Pretende-se assim, familiarizar os alunos com as teorias de Liderança e desmitificar muitas – talvez a maior parte delas. Por forma a desenvolver conhecimento que permita aos alunos alavancarem práticas de Liderança renovada, inspiradora e motivante, que lhes permita uma mais eficiente e eficaz gestão de equipas. |
1.5 | 3 |
Simulação em Turismo e Hotelaria
O objetivo desta Unidade Curricular é integrar as várias matérias que os estudantes aprenderam durante a sua licenciatura. É utilizado um jogo de hospitality para mostrar aos alunos que as funções da gestão constituem um processo integrado e demonstrar que as decisões e as práticas dos gestores têm efeitos não-intencionais nas organizações e nos mercados. Esta Unidade Curricular pretende proporcionar aos estudantes um melhor entendimento dos relatórios financeiros tais como, balanços e demonstração de resultados, porque através da simulação podem observar a clara relação entre as suas decisões e os resultados financeiros. |
1.5 | 3 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Dissertação/Projeto Aplicado
Esta Unidade Curricular tem como objetivo a orientação dos estudantes na realização do trabalho final. Neste sentido, esta Unidade Curricular foi projetada para fornecer aos alunos as competências em termos realização de (1) uma dissertação referente a um estudo de natureza científica; (2) projeto que vise promover novas de ideias e resolver problemas concretos no setor hoteleiro e/ou turístico; (3) relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio e respetiva análise crítica. |
- | 30 |
Pós-laboral
Desde o primeiro dia de aulas que senti que o Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria era exatamente aquilo que procurava: uma continuação da Licenciatura, mas que me permite um aprofundamento dos temas, adequado àquilo que o Mercado de trabalho procura. Sempre com um grande acompanhamento dos professores, revelou-se numa ótima escolha.
Aprovado pela A3ES em 11/6/2014
Registo nº R/A-Cr 83/2014/AL01 de 18-07-2016
Despacho nº 10101/2016, DR n.º 152/2016, Série II de 2016-08-09