O mestrado em Gestão do Turismo é um mestrado de especialização. A imersão nas boas práticas do setor, projetos aplicados de grande valia para os diferentes setores que compõem a cadeia de valor do turismo e da hotelaria e a riqueza académica das matérias lecionadas constituem elementos de irrefutável valia na formação de todos os que pretendem contribuir para a continua valorização do turismo e da hotelaria, seja pela via da investigação ou pela via profissional.
Este programa permite a aquisição de experiência prática na área, através da realização de atividades de Problem-Based Learning em laboratórios e com empresas de renome do Turismo – MSC Cruzeiros, Hotéis Pestana, Airbnb, Turismo de Portugal.
E ainda capacita o estudante para o desenvolvimento de competências de gestão e investigação, alinhadas com as necessidades do sector mais importante da economia. Promove a investigação científica, bem como a mobilidade académica, devido ao reputado corpo docente - contacto com os maiores investigadores do mundo. Destacam-se os seguintes trabalhos de disseminação:
4 Semestres
MESTRADOS
Turismo & Hospitalidade
Quinta do Bom Nome
Administração e gestão de empresas e/ou organizações do sector do Turismo, nomeadamente:
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Gestão Estratégica
Esta Unidade Curricular visa: revisitar e aprofundar a compreensão da dinâmica de competição empresarial num contexto aberto, globalizado e em mudança; aprofundar a compreensão dos mecanismos que promovem a capacidade das empresas em obter sucesso sobreviver através das estratégias de negócio; debater e aprofundar a questão da construção de cenários futuros em face da crescente incerteza presente no meio envolvente e nas dificuldades de estimação de comportamentos das variáveis em que se basearam os modelos de previsão; debater e aprofundar a compreensão das estratégias baseadas em crescimento orgânico versus abordagens baseadas em estratégias corporativas do tipo aquisitivo e outras bem como os modelos baseados em lógicas dinâmicas sistémicas; debater e aprofundar os temas recentes em estratégia empresarial como o modelo de foco no consumidor, os modelos de abertura das organizações à interação com consumidores e agentes externos como fontes de inovação, a questão do papel potencial e do ressurgimento da questão do empreendedorismo e a questão da sustentabilidade como variável, constrangimento e fator chave do negócio. |
3 | 7 |
Gestão de Marcas Hoteleiras e Turísticas
O principal objetivo da Unidade Curricular de Gestão de Marcas Hoteleiras e Turísticas é, munir os alunos do conhecimento e da importância da gestão da marca no contexto social e empresarial nomeadamente no que se refere segmentação, público-alvo e posicionamento, na criação da diferenciação e valor, atendendo às suas características únicas de identidade, personalidade, imagem, notoriedade e valor. |
2 | 3.5 |
Inovação e Desenvolvimentos de Produtos Hoteleiros e Turísticos
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos desenvolvam competências no âmbito da inovação de produtos turísticos estratégicos para Portugal, bem como dos vários mercados que lhes estão associados. É assim fundamental o conhecimento das especificidades da inovação dos produtos turísticos de modo a que os alunos sejam capazes de vir a promover a sua criação, desenvolvimento e promoção de acordo com as características dos respetivos mercados e as tendências atuais do comportamento dos turistas. |
2 | 3.5 |
Consumos e Tendências em Turismo e Hotelaria
Os conteúdos programáticos visam mostrar ao aluno a situação atual dos players do turismo em Portugal e do estado das tendências mundiais a nível de turismo e hotelaria de modo a permitir que o aluno se integre em qualquer organização turística com uma postura que privilegie o cliente e que lhe permita estabelecer relações de êxito baseadas na criação e desenvolvimento de produtos e conhecimento. |
2 | 3.5 |
Planeamento e Desenvolvimento Turístico | 3.5 | |
Análise e Report Financeiro
Esta Unidade Curricular tem como objetivo tornar os estudantes aptos a caracterizar a informação presente nas demonstrações financeiras das empresas; a compreender e organizar a informação económica e financeira da empresa com vista à sua análise; conhecer e interpretar corretamente a natureza dos princípios contabilísticos presentes nas demonstrações financeiras e saber diferenciá-los e a compreender a interação entre a informação económico-financeiro constante no balanço, na demonstração de resultados e no mapa de fluxos de caixa. São ainda abordados os métodos e técnicas de apuramento da liquidez, da rendibilidade e do risco para que os estudantes saibam gerir o crescimento e determinar as principais fontes geradoras de valor nas organizações e construir e interpretar relatórios financeiros. |
3 | 7 |
Seminário em Gestão do Turismo e da Hotelaria | 2 | 2 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Estudos de Caso em Turismo e Hotelaria | 2 | 2 |
Opcionais (escolher 4)
(3h e 7 ECTS/ por unidade) |
3 | 7 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Metodologia de Investigação | 3 | 7 |
Análise de Dados | 3 | 7 |
Dissertação/Projeto Aplicado
Esta Unidade Curricular tem como objetivo a orientação dos estudantes na realização do trabalho final. Neste sentido, esta Unidade Curricular foi projetada para fornecer aos alunos as competências em termos realização de (1) uma dissertação referente a um estudo de natureza científica; (2) projeto que vise promover novas de ideias e resolver problemas concretos no setor hoteleiro e/ou turístico; (3) relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio e respetiva análise crítica. |
- | 16 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Seminário de Investigação em Gestão do Turismo e da Hotelaria | 2 | 2 |
Dissertação/Projeto Final/Estágio
Esta Unidade Curricular tem como objetivo a orientação dos estudantes na realização do trabalho final. Neste sentido, esta Unidade Curricular foi projetada para fornecer aos alunos as competências em termos realização de (1) uma dissertação referente a um estudo de natureza científica; (2) projeto que vise promover novas de ideias e resolver problemas concretos no setor hoteleiro e/ou turístico; (3) relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio e respetiva análise crítica. |
2 | 28 |
Pós-laboral
Desde o primeiro dia de aulas que senti que o Mestrado era exatamente aquilo que procurava: uma continuação da Licenciatura, mas que me permite um aprofundamento dos temas, adequado àquilo que o Mercado de trabalho procura. Sempre com um grande acompanhamento dos professores, revelou-se numa ótima escolha.
Aprovado pela A3ES em 11/6/2014
Registo nº R/A-Cr 83/2014/AL01 de 18-07-2016
Despacho nº 2373/2021, DR n.º 42/2021, Série II de 2021-03-02