O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: +351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048
12 nov 2020

Joe Biden ou Donald Trump? A Grande Divisão Americana

Edited on 23 Jan. 2023

Donald Trump entrou e rompeu pela primeira vez as barreiras da Casa Branca em 2016, aquando pelas pingas da chuva, sendo ele um candidato e vencedor improvável, venceu as eleições superando Hillary Clinton, uma candidata democrata, já com um grande historial político. 

Tendo sido secretária de Estado dos USA, senadora por Nova Iorque, primeira-dama e candidata pelo partido democrata à presidência na eleição de 2016. Popularidade era um forte, não obstante não foi o suficiente para derrubar um populista do partido republicano que emergia e dava voz a todos os desinformados, "indoctus", "uma vez que quem não sabe é como quem não vê".

Em 2016 mais de 136 milhões de cidadãos dos USA participaram e votaram nas eleições de 8 de novembro de 2016. As sondagens emanavam com uma grande certeza que Hillary Clinton iria vencer as eleições com uma margem esmagadora. Ulteriormente, verificou-se o oposto, isto é, Hillary acaba por perder o voto popular nos chamados "swings states" para Donald Trump. Michigan, um Estado que por norma tem a maioria dos votos inclinados para o partido democrata, acabou por dar a maioria dos seus eleitores aos republicanos.

Excerto do artigo de opinião escrito por João Leitão, estudante da Universidade Europeia, para o Dinheiro Vivo. O artigo completo está disponível aqui.