O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
30 nov 2023

Modelo Académico: a simulação como parte do método de ensino

Edited on 31 Maio 2023

O Modelo de Aprendizagem Experiencial é um modelo centrado na construção de diferentes cenários de aprendizagem onde os estudantes são convidados a praticar competências em contextos muito próximos da realidade. A aprendizagem baseada em simulação utiliza experiências guiadas que evocam ou replicam situações ou procedimentos reais.

A Universidade Europeia dispõe de uma sala de observação e uma sala de cenário, separadas por um vidro unidirecional, permitindo que a simulação seja observada na íntegra por quem não participa na ação. A simulação complexa é feita com recurso a atores que irão interagir com os estudantes.

A simulação que recordo foi feita na Unidade Curricular de Gestão de Desempenho, na Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, e contou com 50 estudantes. Esta simulação consistia numa avaliação de desempenho feita por dois managers (estudantes voluntários) a uma colaboradora (atriz contratada). A colaboradora em causa apresentava frequentemente comportamentos desadequados em contexto de interação com equipa e com clientes.

Para este cenário específico, os resultados da aprendizagem esperados eram: conseguir comunicar adequadamente no contexto da avaliação de desempenho, utilizando as técnicas de feedback e feedforward aprendidas e, se necessário, gerir eventuais conflitos.

O Cenário de Simulação teve duração de 12 minutos, após os quais ocorreu a análise e discussão. A atriz, mantendo a personagem, esteve presente no início da discussão, respondendo às dúvidas de todos os estudantes.

O debate após o cenário ficou acima dos níveis regulares de participação em todas as outras aulas e o feedback dado formalmente superou as expetativas. De salientar ainda que na prova formal escrita, realizada no final do semestre, nos tópicos de feedback/ feedforward e gestão de conflitos, todos os estudantes que estiveram presentes na aula de simulação, sem exceção, obtiveram nota máxima neste tópico específico.

A participação global, o feedback fornecido pelos estudantes e, acima de tudo, os resultados evidenciados no teste formal evidenciam a influência que um método como a aprendizagem baseada em simulação pode ter no processo global de aprendizagem.

O método de simulação permite aos alunos transferir os conhecimentos para a prática, experimentando e desenvolvendo eficazmente as competências exigidas, aprendendo de forma eficaz e ativa.

Andrea Fontes, coordenadora da Licenciatura e do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos