Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
24533

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Interessado em estudar Ciências da Nutrição?

Ciências da Saúde

8 de Setembro de 2025
o que estuda a nutrição

A profissão de nutricionista oferece uma ampla variedade de saídas profissionais, abrangendo áreas desde a nutrição clínica, a nutrição comunitária e saúde pública, a alimentação coletiva e restauração, a tecnologia, inovação e marketing alimentar e a investigação em alimentação e nutrição.

Se estás interessado nesta profissão, a Universidade Europeia dá-te a possibilidade de estudar a Licenciatura em Ciências da Nutrição, que te permite inscrever na Ordem dos Nutricionistas e onde te prepararás para enfrentar os desafios laborais desta área.

O que faz um nutricionista

O nutricionista é o profissional de saúde que dirige a sua ação para a salvaguarda da saúde humana através de uma prática profissional cientificamente comprovada e em constante aperfeiçoamento.

O nutricionista visa a proteção e promoção da saúde, prevenção, controlo e tratamento da doença.

Este profissional de saúde realiza atividades de avaliação, diagnóstico, prescrição, intervenção e monitorização alimentar e nutricional, bem como planeamento, implementação, gestão, comunicação, inovação, segurança e sustentabilidade alimentar e nutricional dirigida a pessoas, grupos, organizações ou comunidades.

O nutricionista realiza também atividades técnico-científicas de investigação, ensino, formação, educação, gestão e organização no âmbito da alimentação e nutrição.

Requisitos para ingressares na Licenciatura em Ciências da Nutrição

Estes são alguns dos requisitos necessários para estudares na Licenciatura em Ciências da Nutrição:

  • Formação académica: é necessário teres o ensino secundário completo e passares nas provas de acesso à universidade.
  • Provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química; ou 02 Biologia e Geologia e 18 Português.

Porquê a Licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade Europeia

  • Objetivos de aprendizagem adequados às orientações profissionais da Ordem dos Nutricionistas, em Portugal.
  • Modelo académico inovador, baseado em competências que desenvolvem simultaneamente conhecimentos, aptidões e atitudes, onde o estudante se torna o protagonista da sua aprendizagem, numa lógica de diminuição da metodologia de ensino meramente expositiva, e primazia em metodologias de ensino ativas: PBL (Problem-based Learning), SBL (Simulation-based Learning) e CBL (Challenge-based Learning).
  • Abordagem assente no ensino sistémico de conteúdos teóricos, na simulação de situações de prática profissional, na imersão em contexto real de estágio, na estreita relação desenvolvida com entidades parceiras de referência e em interação com nutricionistas.
  • Promoção de soft skills (competências relacionais/sociais/emocionais) e de hard skills (competências técnicas), fundamentais para a formação de nutricionistas.
  • Primazia da componente científica, prática e laboratorial e transversalidade pedagógica das Unidades Curriculares.
  • Plano de estudos inovador, integrado e transdisciplinar.
  • Laboratórios robustamente equipados para a área científica da Nutrição e sala para simulações de prática pedagógica.
  • Corpo docente altamente qualificado, de doutorados, garantindo uma integração de excelência das competências do nutricionista.
  • Realização de estágio curricular, no último semestre, com vista ao contacto real e prático com as principais áreas de atuação do nutricionista, em instituições parceiras da Universidade Europeia.
  • Protocolos e Parcerias com entidades públicas, sociais e privadas cujas características técnicas e tecnológicas são reconhecidas tendo em vista os objetivos do ensino.

Descobre as saídas profissionais em nutrição

A profissão de nutricionista oferece diversas oportunidades de atuação nos setores público, privado e social. O exercício profissional pode ocorrer em diferentes contextos, como hospitais, centros de saúde, clínicas e consultórios, bem como em autarquias e instituições de apoio comunitário.

Além disso, o nutricionista desempenha um papel fundamental em empresas de restauração coletiva, na indústria agroalimentar, em empresas de distribuição de alimentos e também em clubes e organizações desportivas e recreativas.

A atuação pode estender-se ainda a centros de bem-estar, como ginásios, spas e clínicas de estética, bem como a laboratórios de controlo de qualidade de alimentos e empresas de consultoria e assessoria em alimentação e nutrição.

Outras áreas relevantes incluem creches, infantários, lares e Centros de Dia, instituições de ensino superior, centros de investigação científica, entidades de formação profissional e organizações ligadas à saúde e à alimentação.

Se te interessa o mundo da nutrição e queres ser nutricionista, a Universidade Europeia dá-te a possibilidade de ingressares em diversas áreas da ciência da saúde.

*Artigo produzido por Alexandra Bento, Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia.