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Gestão de Recursos Humanos

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O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pretende preparar o estudante para dar resposta a desafios na capacidade de recrutar, manter e formar colaboradores motivados e empenhados no seu trabalho, que se identifiquem com a missão e objetivos da organização, garantindo que as políticas de RH e os objetivos de negócio estão alinhados. Principais benefícios deste mestrado: Um plano de estudos orientado para as competências fundamentais da função recursos humanos; Conteúdos atualizados de acordo com as...
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O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pretende preparar o estudante para dar resposta a desafios na capacidade de recrutar, manter e formar colaboradores motivados e empenhados no seu trabalho, que se identifiquem com a missão e objetivos da organização, garantindo que as políticas de RH e os objetivos de negócio estão alinhados.

Principais benefícios deste mestrado:

  • Um plano de estudos orientado para as competências fundamentais da função recursos humanos;
  • Conteúdos atualizados de acordo com as tendências internacionais mais recentes;
  • Foco na gestão estratégica de recursos humanos, nos comportamentos e atitudes no trabalho e na sua interligação com a performance organizacional;
  • Forte ligação com o mundo das organizações;
  • Para conclusão do Mestrado, o aluno pode optar pela realização de uma Dissertação, ou de um Projeto aplicado ou por um Estágio curricular.

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Duração

4 Semestres

Tipo

MESTRADOS

Área Formação

Gestão & Direito

Coordenador

Francisco Cesário

Campus

Quinta do Bom Nome

Experiência Internacional

A Universidade Europeia oferece aos seus estudantes a possibilidade de realizar mobilidade internacional ao abrigo do programa Erasmus + e outros protocolos de cooperação. Conta atualmente com cerca de 200 universidades parceiras dispersas por  todo o mundo. Entre essas destacam-se como principais destinos de eleição dos nossos estudantes a Universidad Andrés Bello (Chile), a Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru), a Universidade de Bolonha (Itália), a Universidade de Rijeka (Croácia), o Institute of Hospitality Management in Prague (Republica Checa), Universidade de Kozminski (Polónia) entre outras. Temos também parcerias exclusivas dos nossos programas globais, nomeadamente a MODUL University Vienna (Áustria), a Universidade da Califórnia (Riverside e Berkeley), a Dublin City University (Irlanda), a PACE University (Nova Iorque, E.U.A) e a Universidade Europeia de Madrid (Espanha).

Empresas

Ao longo do mestrado, os estudantes têm a oportunidade de interagir com os responsáveis de Recursos Humanos e de conhecer e discutir as melhores práticas organizacionais.


Alguns parceiros:

Groundforce logo         CRHLP logo        

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Inovação e Organização

Esta Unidade Curricular apresenta os vários contextos e os fatores que influenciam a capacidade de inovação das organizações e em consequência a sua competitividade. Serão dados a conhecer modelos de inovação e salientada a importância da implementação de uma cultura de inovação. É dada uma especial ênfase à apresentação de metodologias inerentes a processos de desenvolvimento de novos produtos, novos serviços e novos processos de produção. 

2 6
Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Esta Unidade Curricular aborda tema da relação entre as práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia e performance organizacional. Apresenta e promove a reflexão sobre os principais outcomes em termos de atitudes e comportamentos que influenciam o desempenho e o bem-estar laboral. Serão apresentados os principais suportes teóricos da função RH (teoria contingencial, AMO e RBV).

2 6
Comportamento Organizacional

O principal objetivo é o de apresentar os princípios conceptuais teóricos fundamentais para a compreensão das atitudes e comportamentos mais relevantes em contexto de trabalho e na sua interligação com o desempenho individual e performance organizacional. Serão abordados e discutidos os temas/fatores (individuais, grupais e organizacionais) considerados como mais determinantes, para o comportamento humano em contexto organizacional, nomeadamente cultura e clima organizacional, motivação, commitment, work engagement e satisfação laboral.

2 6
Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras

Proporcionar aos alunos uma abordagem sistémica e integrada que permita conhecerem a importância dos sistemas de gestão de desempenho no processo de gestão estratégica e na performance da organização. Desde o faseamento da avaliação de desempenho, comunicação e feedback até à sua interligação com planos individuais de desenvolvimento de competências e de progressão de carreira.

2 6
Opcional I 2 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gestão da Mudança e Aprendizagem Organizacional

A Unidade Curricular inicia-se pela reflexão dos desafios atuais que as organizações enfrentam e o seu impacto nas políticas de gestão do capital humano. Serão apresentados os modelos de gestão de processos de mudança organizacional e debatidos os seus impactos nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. A aprendizagem organizacional abordará à importância da aquisição, aplicação e retenção do conhecimento e permitirá a reflexão sobre o conhecimento como fator crítico para o sucesso das estratégias organizacionais.

2 6
Desenvolvimento do Capital Humano

O papel do desenvolvimento do Capital humano para alcançar os objetivos organizacionais é cada vez mais reconhecido. Esta Unidade Curricular foca as práticas chave do desenvolvimento do Capital Humano que permitem atrair, desenvolver e reter as melhores competências e desenvolver uma cultura organizacional propícia  à aprendizagem individual e organizacional. Além disto, examina as mudanças demográficas da força de trabalho e os desafios atuais para a gestão de carreiras.

2 6
Gestão de Competências

Esta Unidade Curricular visa estudar e compreender as características estruturantes sobre os diferentes modelos de competências ao longo do tempo como especial enfoque na sua aplicabilidade em contextos específicos. É pois uma Unidade Curricular que pretende articular, a gestão de competências com outras áreas dos Recursos Humanos, utilizando para tal metodologias teórico-práticas. 

2 6
Auditoria dos Recursos Humanos

Esta Unidade Curricular pretende que os alunos conheçam as várias fases de um processo de auditoria aplicada à gestão de recursos humanos através da identificação e capacidade de interpretação de vários indicadores- chave da função recursos humanos. Serão também apresentados os processos de mediação e de controlo de gestão de Recursos Humanos e dada a conhecer a importância e as características que compõem um BSC (Balanced Score Card) 

2 6
Opcional II 2 6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Metodologia de Investigação

A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação tem como objetivo aprofundar conceitos, métodos e técnicas fundamentais para a realização de trabalhos de investigação de natureza científica inovadores, que servirão de alicerces ao desenvolvimento de projetos individuais. Baseando-se em aspetos teóricos e conceptuais, a Unidade Curricular incorpora uma componente fundamentalmente prática, plasmada na realização de várias tarefas de investigação ao longo do semestre, centradas nas áreas do conhecimento de especial interesse do estudante.

2 6
Análise de Dados

Esta Unidade Curricular pretende transmitir conhecimentos inerentes às metodologias e técnicas de análise de dados em ciências sociais e em particular em contexto organizacional. Como analisar dados em estudos de natureza quantitativa com recurso a questionários para recolha de informação. Serão apresentados métodos relacionados com a avaliação das qualidades métricas das escalas e análises posteriores ao nível das variáveis em estudo com recurso a softwares específicos, como o SPSS ou AMOS, para análises estatísticas univariadas, bivariadas ou multivariadas. 

2 6
Gestão Intercultural de Recursos Humanos

A Unidade Curricular trata aspetos críticos da gestão internacional de recursos humanos e na sua interligação com as estratégias de internalização das organizações. Serão abordados os vários suportes teóricos vem como os desafios emergentes, nomeadamente, ao nível da gestão e da comunicação intercultural e da diversidade. Complementarmente será apresentada a dimensão cultural da gestão internacional, o ciclo da gestão da expatriação e o papel das práticas de gestão de recursos humanos e do suporte organizacional aos contextos de expatriação.

2 6
Projeto de Dissertação / Estágio Curricular

A Unidade Curricular completa a UC de Projeto, focando-se predominantemente na parte empírica do trabalho de mestrado. Ao longo do semestre, o estudante desenvolverá, com a orientação do tutor, a componente prática da sua dissertação, projeto empresarial ou estágio curricular, com vista à finalização do respetivo trabalho final.

- 12
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Dissertação / Projeto Aplicado

A Unidade Curricular de Projeto tem como objetivo acompanhar e orientar os estudantes na primeira fase da sua Dissertação, Projeto Empresarial ou Relatório de Estágio. Esta Unidade Curricular visa fundamentalmente fornecer a orientação necessária para o estudante conceber e começar a desenvolver o seu projeto, de acordo com o formato que melhor se adequar à sua carreira profissional. Ao longo da Unidade Curricular, é esperado que o aluno identifique os objetivos e questões de investigação, desenvolva a revisão de literatura dos conceitos a estudar e que saiba delinear a metodologia a utilizar na componente empírica do mesmo.

- 30

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Setembro  Campus Quinta do Bom Nome
Testemunhos

O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos é, sem dúvida, a porta de entrada para um mundo
de oportunidades. Apresenta um plano de estudos diversificado e atrativo, um corpo docente de
excelência e ótimas condições de aprendizagem. Não só superou as minhas expectativas como
proporcionou o meu crescimento profissional e pessoal.

Ana Rita Matos
Estudante

Galeria

Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 13/11/2013

Registo nº R/A-Ef 2873/2011/AL01 de 08-07-2016

Despacho nº 10102/2016, DR n.º 152/2016, Série II de 2016-08-09

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