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O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pretende preparar o estudante para dar resposta a desafios na capacidade de recrutar, manter e formar colaboradores motivados e empenhados no seu trabalho, que se identifiquem com a missão e objetivos da organização, garantindo que as políticas de RH e os objetivos de negócio estão alinhados.
Este programa dota os estudantes de competências fundamentais da função de Recursos Humanos ao abordar temas como: a gestão estratégica de recursos humanos, comportamentos e atitudes no trabalho, e performance organizacional.
Permite ainda um estreito contacto com o mundo empresarial através da semana de RH, evento exclusivo para alunos da Universidade Europeia, seminários, workshops e visitas de estudo.
A Randstad atribui anualmente um prémio monetário para o melhor aluno do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos.
4 Semestres
MESTRADOS
Gestão & Direito
Quinta do Bom Nome
O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos adequa-se a uma carreira como profissional de RH; Gestor de RH; ou de Consultor.
A Randstad atribui anualmente um prémio monetário para o melhor aluno do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos.
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Esta Unidade Curricular aborda tema da relação entre as práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia e performance organizacional. Apresenta e promove a reflexão sobre os principais outcomes em termos de atitudes e comportamentos que influenciam o desempenho e o bem-estar laboral. Serão apresentados os principais suportes teóricos da função RH (teoria contingencial, AMO e RBV). |
2 | 6 |
Inovação e Organização
Esta Unidade Curricular apresenta os vários contextos e os fatores que influenciam a capacidade de inovação das organizações e em consequência a sua competitividade. Serão dados a conhecer modelos de inovação e salientada a importância da implementação de uma cultura de inovação. É dada uma especial ênfase à apresentação de metodologias inerentes a processos de desenvolvimento de novos produtos, novos serviços e novos processos de produção. |
2 | 6 |
Avaliação de Desempenho e Gestão de Carreiras
Proporcionar aos alunos uma abordagem sistémica e integrada que permita conhecerem a importância dos sistemas de gestão de desempenho no processo de gestão estratégica e na performance da organização. Desde o faseamento da avaliação de desempenho, comunicação e feedback até à sua interligação com planos individuais de desenvolvimento de competências e de progressão de carreira. |
2 | 6 |
Comportamento Organizacional
O principal objetivo é o de apresentar os princípios conceptuais teóricos fundamentais para a compreensão das atitudes e comportamentos mais relevantes em contexto de trabalho e na sua interligação com o desempenho individual e performance organizacional. Serão abordados e discutidos os temas/fatores (individuais, grupais e organizacionais) considerados como mais determinantes, para o comportamento humano em contexto organizacional, nomeadamente cultura e clima organizacional, motivação, commitment, work engagement e satisfação laboral. |
2 | 6 |
Opcional I | 2 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Gestão da Mudança e Aprendizagem Organizacional
A Unidade Curricular inicia-se pela reflexão dos desafios atuais que as organizações enfrentam e o seu impacto nas políticas de gestão do capital humano. Serão apresentados os modelos de gestão de processos de mudança organizacional e debatidos os seus impactos nas atitudes e comportamentos dos colaboradores. A aprendizagem organizacional abordará à importância da aquisição, aplicação e retenção do conhecimento e permitirá a reflexão sobre o conhecimento como fator crítico para o sucesso das estratégias organizacionais. |
2 | 6 |
Desenvolvimento do Capital Humano
O papel do desenvolvimento do Capital humano para alcançar os objetivos organizacionais é cada vez mais reconhecido. Esta Unidade Curricular foca as práticas chave do desenvolvimento do Capital Humano que permitem atrair, desenvolver e reter as melhores competências e desenvolver uma cultura organizacional propícia à aprendizagem individual e organizacional. Além disto, examina as mudanças demográficas da força de trabalho e os desafios atuais para a gestão de carreiras. |
2 | 6 |
Metodologia de Investigação
A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação tem como objetivo aprofundar conceitos, métodos e técnicas fundamentais para a realização de trabalhos de investigação de natureza científica inovadores, que servirão de alicerces ao desenvolvimento de projetos individuais. Baseando-se em aspetos teóricos e conceptuais, a Unidade Curricular incorpora uma componente fundamentalmente prática, plasmada na realização de várias tarefas de investigação ao longo do semestre, centradas nas áreas do conhecimento de especial interesse do estudante. |
2 | 6 |
Auditoria dos Recursos Humanos
Esta Unidade Curricular pretende que os alunos conheçam as várias fases de um processo de auditoria aplicada à gestão de recursos humanos através da identificação e capacidade de interpretação de vários indicadores- chave da função recursos humanos. Serão também apresentados os processos de mediação e de controlo de gestão de Recursos Humanos e dada a conhecer a importância e as características que compõem um BSC (Balanced Score Card) |
2 | 6 |
Opcional II | 2 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Gestão Intercultural de Recursos Humanos
A Unidade Curricular trata aspetos críticos da gestão internacional de recursos humanos e na sua interligação com as estratégias de internalização das organizações. Serão abordados os vários suportes teóricos vem como os desafios emergentes, nomeadamente, ao nível da gestão e da comunicação intercultural e da diversidade. Complementarmente será apresentada a dimensão cultural da gestão internacional, o ciclo da gestão da expatriação e o papel das práticas de gestão de recursos humanos e do suporte organizacional aos contextos de expatriação. |
2 | 6 |
Gestão de Competências
Esta Unidade Curricular visa estudar e compreender as características estruturantes sobre os diferentes modelos de competências ao longo do tempo como especial enfoque na sua aplicabilidade em contextos específicos. É pois uma Unidade Curricular que pretende articular, a gestão de competências com outras áreas dos Recursos Humanos, utilizando para tal metodologias teórico-práticas. |
2 | 6 |
Análise de Dados
Esta Unidade Curricular pretende transmitir conhecimentos inerentes às metodologias e técnicas de análise de dados em ciências sociais e em particular em contexto organizacional. Como analisar dados em estudos de natureza quantitativa com recurso a questionários para recolha de informação. Serão apresentados métodos relacionados com a avaliação das qualidades métricas das escalas e análises posteriores ao nível das variáveis em estudo com recurso a softwares específicos, como o SPSS ou AMOS, para análises estatísticas univariadas, bivariadas ou multivariadas. |
2 | 6 |
Projeto de Dissertação / Estágio Curricular / Projeto Aplicado
A Unidade Curricular completa a UC de Projeto, focando-se predominantemente na parte empírica do trabalho de mestrado. Ao longo do semestre, o estudante desenvolverá, com a orientação do tutor, a componente prática da sua dissertação, projeto empresarial ou estágio curricular, com vista à finalização do respetivo trabalho final. |
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Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Dissertação / Projeto Aplicado
A Unidade Curricular de Projeto tem como objetivo acompanhar e orientar os estudantes na primeira fase da sua Dissertação, Projeto Empresarial ou Relatório de Estágio. Esta Unidade Curricular visa fundamentalmente fornecer a orientação necessária para o estudante conceber e começar a desenvolver o seu projeto, de acordo com o formato que melhor se adequar à sua carreira profissional. Ao longo da Unidade Curricular, é esperado que o aluno identifique os objetivos e questões de investigação, desenvolva a revisão de literatura dos conceitos a estudar e que saiba delinear a metodologia a utilizar na componente empírica do mesmo. |
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Pós-laboral
"O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos é, sem dúvida, a porta de entrada para um mundo
de oportunidades. Apresenta um plano de estudos diversificado e atrativo, um corpo docente de
excelência e ótimas condições de aprendizagem. Não só superou as minhas expectativas como
proporcionou o meu crescimento profissional e pessoal."
Aprovado pela A3ES em 13/11/2013
Registo nº R/A-Ef 2873/2011/AL01 de 08-07-2016
Despacho nº 10102/2016, DR n.º 152/2016, Série II de 2016-08-09