Portal Estudante

PÓS-GRADUAÇÕES

Data Science for Business

Data Science for Business

  • Brochura

    DOWNLOAD DE BROCHURA

    O que podes encontrar na brochura?

    • Planos de estudos
    • Informação sobre o curso
    • Processo de candidatura
    • Entre outras informações
  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões
Vivemos numa era em que os dados assumem um valor crescente e preponderante para a criação de valor. Com o crescimento do Big Data e a quantidade de dados cada vez maior à disposição de empresas e indivíduos, todos estão em busca de ferramentas que tragam insights desta imensidão de dados e forneçam o apoio necessário nas tomadas de decisão. A multiplicidade de canais, a globalização e a aceleração digital estão a tornar o marketing cada vez mais uma disciplina analítica,...
Ver mais

Vivemos numa era em que os dados assumem um valor crescente e preponderante para a criação de valor. Com o crescimento do Big Data e a quantidade de dados cada vez maior à disposição de empresas e indivíduos, todos estão em busca de ferramentas que tragam insights desta imensidão de dados e forneçam o apoio necessário nas tomadas de decisão. A multiplicidade de canais, a globalização e a aceleração digital estão a tornar o marketing cada vez mais uma disciplina analítica, onde a capacidade de recolher dados, tratá-los, retirar insights e apresentá-los constitui um valor maior.

R é uma linguagem de programação multi-paradigma orientada a objetos, com programação funcional, dinâmica, voltada para o tratamento, análise e visualização de dados. É uma linguagem que utiliza uma grande variedade de estatísticas e técnicas gráficas, como modelagem linear e não linear, testes estatísticos, time-series analysis, classificação e clustering. A linguagem de programação R conjugada com o estudo e análise dos modelos de forecasting e decisão mais adequados para o marketing, constitui um acelerador na criação de valor.

Ver menos

Duração

30 semanas | 18 ECTS

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Gestão & Direito

Coordenador

Luís Filipe Costa

Campus

100% Online | Avaliações Online

100% Online, Flexível e Disponível

  • Flexibilidade: Aulas 100% online | Gravação dos conteúdos sempre disponível
  • Aulas em direto
  • Avaliações 100% Online
  • Tutor Académico Pessoal: disponibilização de um tutor que o acompanhará durante todo o seu percurso académico;
  • Candidaturas abertas!

Benefícios

  • Combinação num único programa de uma visão conjunta entre a importância dos dados para o desenvolvimento e atuação ao nível do negócio;
  • Potencia a aquisição de conhecimentos sólidos sobre as ferramentas analíticas e estatísticas de suporte à previsão e decisão;
  • Combina uma visão teórica dos temas com uma visão prática e de aplicabilidade ao mundo das empresas;
  • Incorpora a aprendizagem de uma linguagem de programação dedicada e potente para o tema da analítica dos dados, a linguagem R;
  • Contribui para evidenciar um ADN e um perfil mais analítico nos temas de marketing e vendas;

Objetivos

  • Descrever os principais modelos estatísticos de suporte à decisão e saber escolher os mais adequados;
  • Desenvolver conhecimentos na linguagem R e saber operar com os principais comandos e instruções;
  • Usar a linguagem R na análise de dados e aplicar instruções e código nos modelos de análise
  • Criar uma lógica na abordagem aos dados e um modelo de análise para suportar a decisão
  • Aplicar os modelos estatísticos e de decisão mais adequados
  • Decidir melhor nos processos de análise de informação e gestão do dia-a-dia
  • Defender melhor os seus níveis de interpretação dos dados e os seus pontos de vista/decisões

Oportunidades Profissionais

O programa foi desenhado para contribuir com o reforço de competências que possibilitem o desenvolvimento de carreiras nas seguintes áreas:
• Marketing;
• Áreas de gestão de negócio;
• Departamentos de transformação digital;
• CRM e Analytics;
• Conhecimento de clientes e geração de leads;
• Informação de gestão e planeamento;
• Departamentos de Gestão de Clientes.

Destinatários

  • Profissionais com atividade nas áreas do marketing e vendas dos mais diversos sectores de atividade e que pretendam ter uma perspectiva mais analítica na sua abordagem – Data driven approach;
  • Profissionais com atividade nas áreas de recolha e análise de dados;
  • Técnicos que pretendam reforçar os seus conhecimentos analiticos sobre os modelos de suporte à previsão e decisão;
  • Técnicos de departamentos de CRM, planeamento e informação de gestão;
  • Recentes alunos de licenciatura que pretendam reforçar os seus conhecimentos na combinação de marketing, análise de dados e integração da visão computacional.

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Instalar e Conhecer o Rstudio 4
Tipos de dados e suas utilizações 4
Operar com Vetores e ordenação 4
Matrizes e Subsetting 4
Data Frames e Indexing 4
Graphcs e customização gráficos 4
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Estatistica descritiva 4
Modelos de regressão linear e multipla 4
Distribuições de probabilidade discretas 4
Distribuições de probabilidade contínuas 4
Estimação de intervalos de confiança 4
Testes de Hipóteses 4
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Overview of machine learning 4
Packages in R. 4
Supervised and Unsupervised Learning 4
Decision Trees and Random forest 4
Introduction to support vector machines 4
Introduction to Neural networks 4
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Definição de série temporal 4
Modelação de séries temporais - ETS 4
Modelação de séries temporais - ARIMA 4
Avaliação da qualidade dos modelos 4
Orquestração da modelação de séries temporais 4
Visualização e explicação de resultados 4
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Data Wrangling and Data Preparation 4
Basic Plots, Maps, and Customization 4
Data Visualizations with R (ggplot2) 4
Data Comparisons, customize charts and plots using themes and faceting 4
Data Visualizations best practices 4
Building dashboards in R 4

Horário

100% Online

INÍCIO
Outubro 2022 Programa 100% Online - Formato à distância

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas

Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade