12628

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Pós-Graduação em Gestão Lisboa - Blended

Visão prática e imersiva das várias áreas da Gestão com vista a uma alta performance no mercado empresarial.

Selecione o regime preferencial

-40% Candidate-se até dia 30 de maio e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo. Bolsas limitadas.

Pós-Graduação em Gestão

Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.

O ambiente competitivo apresenta inúmeros desafios que advêm da incerteza que caracteriza o contexto em que vivemos, amplificada pela volatilidade dos comportamentos dos agentes políticos, económicos, reguladores, consumidores, influenciadores. Daqui decorrem novos cenários estratégicos que implicam maior criatividade e adaptabilidade, impõem flexibilidade organizacional e o domínio de metodologias e ferramentas que são novas e por vezes provêm de áreas pouco tradicionais.

A Pós Graduação em Gestão é um programa que visa fornecer dois temas complementares e igualmente importantes: a experiência concreta com as novas ferramentas (de análise e atuação) e um espaço de reflexão e de interpretação destes novos contextos competitivos.

Blended
Lecionado em Português
Oriente Green Campus 9 meses / 2 vezes por semana / 148 horas
Início: Novembro 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê a Pós-Graduação em Gestão?

Benefícios
  • Contacto e experiência com ferramentas sofisticadas de análise, decisão e atuação.
  • Discussão e modelação dos contextos competitivos e dos novos desafios.
  • Identificação, análise e discussão dos principais fatores críticos de sucesso no futuro próximo.
  • Experiência com metodologias de design thinking e discussão de casos de reinvenção da atividade.
  • Projeto pessoal e empresarial com apoio de especialistas em áreas críticas.
  • Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
Objetivos
  • Aumento de competências analíticas de situações complexas em termos de contextos de competição;
  • Aumento de competências de identificação de variáveis críticas e de utilização de metodologias e ferramentas de análise de dados;
  • Aumento de competências de inovação e criação de soluções disruptivas;
  • Aumento de competências nos domínios das soft skills e no relacionamento e gestão de recursos humanos, financeiros e tecnológicos;
  • Desenvolvimento integrado de competências e foco no contexto e experiência pessoal.
Fatores Inovadores
  • Atualidade :: Conteúdos que refletem os desafios presentes e futuros.
  • Aplicabilidade :: O objeto de estudo e análise são casos concretos.
  • Ferramentas :: Utilização prática de ferramentas de análise e de decisão em contextos de transformação digital e de segmentação e foco em mercados.
  • Experiência :: Docentes com experiência profissional nas áreas relevantes e com competências pedagógicas e académicas.
  • Continuidade :: Possibilidade de continuação dos estudos para a obtenção de grau de mestre com base em processo de Creditação.
Destinatários
  • Quadros para posições de maior responsabilidade organizacional.
  • Dirigentes de start ups para os contextos de mercado em fases de scale up.
  • Dirigentes de PMEs para contextos de expansão e internacionalização.
  • Quadros oriundos de áreas de engenharia e ciências sociais para contextos de direção e gestão.

A partir de setembro de 2025, a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus.

O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.

youtube thumbnail

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Sessão inaugural
DOCENTE: Diogo Ribeiro Santos
40
Inteligência Competitiva
DOCENTE: Pedro Leão
123
Experiência Digital
DOCENTE: Mário Porfírio
123
Um mundo de dados
DOCENTES: Fernando Gonçalves / José Cruz
123
Projeto
DOCENTE: Orlando Fontan
2 (Aulas online live)1

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Gestão de Projeto Agile
DOCENTE: Orlando Fontan
123
Contabilidade de Gestão
DOCENTE: Vera Pinto
123
Finanças em tempo de Incerteza
DOCENTE: Isabel Moura Soares
123
Projeto
DOCENTE: Orlando Fontan
2 (Aulas online live)1

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
IA Generativa
DOCENTE: Artur Agostinho
41
Pensamento Estratégico
DOCENTE: João Rodrigues
41
Sistemas de Informação
DOCENTE: Luis Almeida
123
Gestão da Jornada do Cliente
DOCENTE: Rui David da Cruz
123
Projeto
DOCENTE: Orlando Fontan
2 (Aulas online live)1

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Gestão de Pessoas em tempo de Volatilidade
DOCENTE: António Sacavém
12 (Aulas online live)3
Gestão de Operações
DOCENTE: Eurico Brilhante Dias
123
Projeto
DOCENTE: Orlando Fontan
2 (Aulas online live)1

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Projeto Final
DOCENTES: Diogo Ribeiro Santos e Orlando Fontan
8 (Aulas online live)1

Direção do Curso

Diogo Ribeiro dos Santos

Doutorado em Gestão na Universidade Europeia, tem o Executive MBA AESE/IESE, uma pós-graduação em Gestão e Direito de Empresas, pela Nova SBE Executive Education, e uma pós-graduação em Enterprise Data Science and Analytics, pela Nova IMS.

É professor na Universidade Europeia (Ciência de Dados e Gestão), na AESE (Finanças), doutorando em Ciências e Tecnologias da Informação no ISCTE, investigador no INESC-ID, e consultor.

Foi administrador (CFO) e partner da Insight Venture – Sociedade de Capital de Risco, SA, senior consultant na One to One Corporate Finance e CEO na Sixt Rent-a-Car Portugal, tendo desempenhado ainda as funções de administrador financeiro da Navalrocha – Sociedade de Construção e Reparação Navais, SA, e de vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

A sua investigação atual está ligada à ciência de dados, processamento de linguagem natural e inteligência generativa.

Orlando Fontan

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão. Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation.

Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA). Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001.

Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Unv. Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

Orlando Fontan

Docentes

António Sacavém

Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Professor Convidado no IPAM. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling. Foi Diretor de Negócios na SONAE. Doutoramento em Gestão pela Universidade Europeia – Laureate International Universities, com dissertação em Liderança e Comunicação. Mestrado em Comportamento Organizacional, pelo ISPA. Executive MBA, pelo ISCTE Business School. Leadership & Organizational Transformation, pela London Business School. Executive Coach (ACC by ICF) e Autor. Partner na António Sacavém Communication Academy ®. Partner para Portugal do Center for Body Language International. Fundador das marcas Microexpressões Faciais® e Linguagem Corporal®. Foi convidado a desenvolver a rúbrica “Força de Expressão”, na SIC. O seu trabalho tem vindo a ser partilhado em diversos canais televisivos incluindo a SIC, a RTP1, a TVI e a TVI24. Realiza investigação nas áreas da liderança, comunicação, contágio emocional e afins.

Artur Agostinho

Artur Agostinho é diretor da PwC para a área de AI e Data security e aplicações de negócio. Foi diretor da Microsoft na região Ibérica e possui ampla experiência na área de aplicações financeiras e de transformação digital na indústria e nos serviços. As suas funções atuais estão no centro da transformação digital em particular na exploração do potencial da Inteligência Artificial Generativa, assunto que o apaixona quer no plano profissional quer como investigador. É mestre em Estratégia e Gestão Empresarial e possui formações nas áreas de negociação, vendas e gestão.

Fernando Gonçalves

Fernando Gonçalves é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. Leciona Cálculo, Álgebra Linear, Estatística e Econometria em programas de licenciatura e Estatística Multivariada em programas de doutoramento. Tem um Ph.D. em Matemática e Estatística pela University of Edinburg, tendo prosseguido estudos pós-doutorais na Australian National University e no ISEG - Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa. Tem como interesses de investigação Matemática Financeira e, secundariamente, Econometria Aplicada, sendo membro integrado do CEMAPRE - Centre for Applied Mathematics and Economics do ISEG. É investigador em projetos internacionais, estando o seu trabalho publicado em várias revistas científicas, como Abstract and Applied Analysis e Advances in Difference Equations. É, também, Professor Auxiliar Convidado no ISEG, onde leciona nos três ciclos de estudo.

Eurico Brilhante Dias

Professor do ISCTE-IUL e do ISCTE Executive Education na área de Logística e Supply Chain. Doutorado e mestre em Ciências Empresariais (ISCTE-IUL). Foi Secretário de Estado da Internacionalização, membro da Comissão de Peritos para o desenvolvimento do programa “Portugal Logístico”, e membro do Conselho de Administração da AICEP Portugal Global e da AICEP Global Parques. Autor de vários livros e artigos científicos, tendo publicado em revistas internacionais como Business and Management Review. International Business Research e Business: Theory and Practice.

João Rodrigues

Com mais de 25 anos de experiência numa multinacional do setor financeiro, na gestão de projetos end-to-end, de transformação digital, melhoria de processos, continuidade de negócio, migração e integração de dados (decorrentes de fusões ou aquisições empresariais), RPA’s e AI. Especializações em negociação avançada e procurement.

Paralelamente, foi partner em empresa de consultoria, onde liderou equipas, com desenvolvimento de projetos de mentoria educacional, entre outros.

Com artigos publicados e apresentação em conferencias internacionais sobre inovação nas organizações, disrupção sustentada e criação de ecossistemas. Lecionou no ISTEC Lisboa e foi formador em diversas instituições, como AICEP, AIP, CTT, ACAP, Ordem dos Advogados. Pós-graduado (3º ciclo de estudos) em Gestão na Universidade Europeia, pós-graduado em Direito da Sociedade da Informação (Faculdade de Direito de Lisboa) e em Audiovisual e Multimédia na Universidade Autónoma. Licenciado em Direito e mestrando em Sociedade Digital, na Nova School of Science & Technology.

José Cruz

Professor Auxiliar na Universidade Europeia de Lisboa desde 2021, com vasta experiência no ensino e investigação nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística, Econometria e Análise Numérica. Lecionou anteriormente no ISEG – Universidade de Lisboa (2011-2020), onde ministrou disciplinas como Matemática, Estatística, Previsão, Pesquisa de Mercado, Álgebra Linear, Otimização e Análise de Dados.

É doutorado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo ISEG - Universidade de Lisboa (2013-2020), com distinção e honra, tendo defendido uma tese sobre Precificação de Opções em Mercados Ilíquidos com Saltos. Obteve o Mestrado em Finanças Matemáticas (2011-2013) na mesma instituição, sendo o melhor estudante do curso, com média de 19 valores, e licenciou-se em Matemática Aplicada à Economia e Gestão (2008-2011) com distinção e honra.

Tem um sólido percurso de investigação, com publicações internacionais relevantes, nomeadamente nos temas de Processos Estocásticos, Equações Integro-Diferenciais e Modelos Financeiros. Recebeu uma bolsa de investigação no âmbito do projeto SANAF – Análise Numérica em Finanças, colaborando com especialistas internacionais.

Além da sua formação académica, tem experiência em diversas ferramentas estatísticas e de programação, incluindo SPSS, STATA, R, C++, Python, Matlab e Mathematica. Também possui formação em Machine Learning pela HarvardX.

O seu trabalho académico destaca-se pela contribuição para a análise numérica em mercados financeiros, bem como pelo uso de técnicas matemáticas avançadas em previsão e modelação económica.

Isabel Moura

É docente do ensino superior há 23 anos, em cursos do 2º e 1º ciclos. Tem ministrado unidades curriculares nas áreas de finanças empresariais, análise de projetos de investimento, gestão do risco e derivados, finanças avançadas, mercados e instrumentos financeiros. Doutoranda em Management (com investigação na área das exportações das PME, financiamento e inovação) e mestre em Ciências de Gestão (ISCTE). É Licenciada em Gestão de Empresas (Universidade Lusíada). Concluiu, em 2021, o Managing for the future (ISEG-Executive Education) curso com forte componente de Machine Learning, IA, Design Thinking, Modelo exponencial de dados. Certificação com mérito no Next Generation EU Funds (pela AESE Business School), 2022. Tem apresentado artigos científicos em várias conferências internacionais. Recentemente participou num livro internacional sobre Indústria e Inovação (2024).

Para além da sua experiência académica, Isabel ingressou, em 1994, na Caixa Geral de Depósitos. Com funções de manager ao longo da carreira: Departamento de Negócios Internacionais, Marketing de Empresas (Marketing Intelligence PME e GE), Mercados Financeiros. Acompanhamento de projetos de investimento estrangeiro, financiamento a empresas, responsabilidades na gestão de Parcerias Internacionais e Institucionais com forte ligação ao setor empresarial e vários projetos estruturantes do banco. Foi assessora do Conselho de Administração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e teve também funções de assessoria económica junto do Ministro da Economia e do Ministro das Finanças.

Experiente oradora em Seminários e Workshops para empresas sobre gestão de projetos, financiamento e instrumentos de mitigação de risco.

Luis Almeida

Head of data, AI and Analytics na Innowave, professor convidado na Universidade Europeia e formador na Lisbon Digital School. Consultor sénior em transformação digital, empreendedor e consultor de negócios à escala global em diversos setores como a Banca, Seguros, Energia e Educação, tendo trabalhado em empresas como a IBM e a CGI Tem um MBA em Transformação Digital e Futuro do Negócio, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o Programa de Direcção de Empresas da AESE Business School, para além de formações na Imperial College Business School e na Darden School of Business (Virginia University). É ainda business angel e podcaster.

Mario Porfírio

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, tem pós-graduações em Gestão de Projetos, pela UAL – Universidade Autónoma de Lisboa, em Estratégia, pela Ross Business School, University of Michigan e o Executive MBA da AESE | IESE (4ª edição).

Professor de Política Comercial e de Marketing da AESE Business School, com especial interesse na comunicação integrada de marketing, é membro-fundador do Centro de Investigação em Marketing da escola e frequenta atualmente o doutoramento em gestão no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.

Empreendedor desde 1998, fundou e gere várias empresas de marketing e comunicação desde então, colaborando com clientes em Portugal, Espanha, Dinamarca, Suíça, Alemanha e Austrália, em projetos nacionais e internacionais. Promoveu e participou como mentor em programas de aceleração de startups e foi Business Angel em várias Entidades Veículo.

Praticante amador de corrida, fundou e presidiu a FPOCR – Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos onde é atualmente Vice-Presidente e Diretor Geral do Campeonato da Europa da modalidade que decorrerá em Junho de 2025 no Jamor – Estádio Nacional.

Pedro Leão

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, no ramo de Automação, Energia e Eletrónica pela FCTUC/Universidade de Coimbra, tendo realizado uma pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação (Instituto Superior Técnico – IST), o Executive MBA AESE/IESE e uma pós-graduação em gestão de Energias Renováveis pela UCP. Está a concluir o doutoramento em Transição Digital no IST. É atualmente General Manager da PLENITUDE, uma empresa que opera na área da Energia a nível internacional. É professor de Política de Empresa, com particular interesse na Internacionalização de Empresas, redige casos de estudo na área e é responsável por seminários de gestão de projetos.

Rui David da Cruz

É sócio fundador da SCAL3, consultor de Marketing Programático e Digital Customer Journey e docente convidado no programa de formação para executivos na Universidade Europeia. Especializado em Marketing Digital e em Business Analytics e Big Data pela Universidade Católica, começou por estudar Engenharia Electrotécnica e Computadores no Instituto Superior Técnico em Lisboa mas foi no IADE com o curso superior de Marketing e Publicidade que consolidou a sua formação. Iniciou carreira e desenvolveu atividade em agências de meios onde trabalhou diversos clientes, desde o setor automóvel como o Grupo Volkswagen ao setor financeiro com a OK! Teleseguro passando por coordenação de projetos “Brand Entertainment” para a Procter & Gamble. Conta com mais de 20 anos de experiência profissional, sobretudo na área do planeamento e compra de meios e também no desenvolvimento estratégico de comunicação para as marcas numa perspectiva integrada. Em 2012 criou a sua própria unidade de negócio pioneira em Portugal baseada em marketing programático com o desenvolvimento de projetos internacionais para empresas portuguesas exportadoras. Com um pensamento analítico aliado à inteligência emocional da comunicação publicitária, é o defensor de uma abordagem baseada em dados. Hoje tem uma linha dedicada com vários parceiros tecnológicos internacionais e é responsável pelo desenho e implementação de soluções programáticas de marketing e publicidade para as marcas.

Vera Pinto

É professora assistente na Universidade Europeia desde 2014, onde leciona nas áreas de contabilidade financeira, contabilidade de gestão e gestão financeira, e professora convidada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É doutoranda em Gestão na Universidade Europeia, segue a linha de investigação na área da Gestão, no âmbito da extensão do serviço oferecido e categorias de clientes: o caso dos contabilistas certificados. Integra a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), onde se insere na linha de investigação de Políticas Públicas, Instituições e Inovação, da Universidade de Aveiro, e é membro da Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade (GRUDIS). É mestre em Contabilidade pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), mestre em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos – na perspectiva da gestão com as pessoas – pelo ULHT e licenciada em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Ciências da Administração (ISCAD). É formadora profissional desde 2010 e contabilista certificada desde 2009, sendo, ainda, sócia da Montibalanço – Gabinete de Contabilidade e Serviços Lda. e mentora do projeto Vera Pinto Contabilidade e Serviços. É presidente do conselho fiscal da Associação Profissional de Formadores.

Saídas profissionais

A Pós-Graduação em Gestão dota os profissionais de incrementos substantivos em domínios de competências essenciais para a participação em atividades de gestão com carácter transversal aos sectores de atividade.

Testemunhos

Comillas
ComillasSendo eu profissional da área de TI, senti necessidade de complementar a minha formação, explorando a área da gestão, pois considero que qualquer que seja o nosso papel numa empresa, devemos compreender os processos de gestão. Um curso que visa o desenvolvimento de competências sobretudo na área de customer experience, finanças e gestão de projetos, para além das competências relacionais, como liderança e coaching. Recomendo esta Pós-Graduação a todos que procuram aprofundar estes conhecimentos.

Guilherme Salvador

Full Stack Engineer, Devoteam

Comillas
ComillasFormação de excelência que alia a proximidade e disponibilidade dos professores, à exigência e rigor nos processos de avaliação. Ajudou-me a redefinir objetivos, alargar horizontes e deu-me ferramentas que uso no meu dia a dia.

Jorge Trincão

Diretor Executivo, Agridistribuição Retalho Especializado SA

Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

None