
Índice de conteúdos
As auditorias internas desempenham um papel imprescindível na gestão das organizações, uma vez que, mais do que uma ferramenta de controlo, constituem um processo estratégico que permite identificar riscos, melhorar a eficiência operacional e garantir a conformidade com normas e regulamentos.
Para quem pretende iniciar uma carreira nesta área, vale a pena explorar desde já as formações da Universidade Europeia, que preparam profissionais para este tipo de desafios.
Profissionais da área ou aqueles que desejem especializar-se podem frequentar a Pós-Graduação Online em Auditoria, que permite aprofundar conhecimentos técnicos sobre controlo interno, sistemas de informação e auditorias operacionais e fiscais.
Consoante a definição “The Definition of Internal Auditing, The IIA”, a auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de assurance e consultoria concebida para acrescentar valor e melhorar as operações da organização. Ajuda a organização a alcançar objetivos mediante uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a governação, a gestão de riscos e os controlos.
Já a auditoria externa (revisão/auditoria às contas) é praticada por Revisores Oficiais de Contas (ROC/SROC) e supervisionada pela CMVM ao abrigo do RJSA – Lei n.º 148/2015 e regulamentos conexos.
Uma auditoria interna bem estruturada contribui para:
Saber como elaborar um plano de auditoria interna é essencial para garantir que o trabalho do auditor se encontra encaminhado. O plano deverá incluir:
Um bom relatório é objetivo, claro e orientado para ações concretas a executar. Saber como elaborar um relatório de auditoria interna exige que se atente à estrutura e à forma de comunicar os resultados. Eis os elementos essenciais:
Um relatório devidamente elaborado não só informa, como também orienta a tomada de decisões.
Se quer perceber o que distingue uma boa função de auditoria interna, os Core Principles do The IIA são o mapa. Em termos práticos, uma equipa de auditoria interna de excelência:
Em suma: estes princípios vão auxiliar-lhe a avaliar (ou construir) uma função de auditoria interna que realmente acrescenta valor e apoia decisões estratégicas.
Quem pretende ser auditor pode começar por investir numa formação de base sólida e, posteriormente, aprofundar competências técnicas específicas. Como já mencionado, a Pós-Graduação Online em Auditoria destaca-se por proporcionar uma formação sólida e especializada, reforçando competências essenciais para a progressão na carreira.
A Licenciatura em Gestão permite desenvolver competências fundamentais de análise, planeamento e controlo, enquanto, por sua vez, a Licenciatura em Direito e Gestão oferece uma base sólida para agir em contextos jurídico-legais no âmbito da atividade empresarial.
O Mestrado em Gestão é a opção ideal para quem deseja progredir na carreira com uma visão estratégica e multidisciplinar. Outras opções relevantes incluem a Pós-Graduação em Gestão e a sua versão online, para quem procura obter uma formação transversal concentrada em planeamento estratégico.
A auditoria interna está intrinsecamente ligada à melhoria contínua de uma organização, contribuindo para a prevenção de erros, para o reforço da transparência e para a eficácia de processos.
Os princípios normativos e a digitalização dos negócios conduzem a uma procura crescente de profissionais com uma formação robusta nesta área.
A Universidade Europeia prepara estudantes e profissionais para atuarem com confiança, oferecendo formações teórico-práticas com base nas exigências do mercado.
É possível consultar a oferta formativa nas áreas de Gestão e Auditoria e iniciar a construção de um percurso com impacto no sector empresarial.