
A nutrição e a alimentação são pilares fundamentais que desempenham um papel importante na manutenção da vida e da saúde.
O campo da nutrição e da alimentação tem sofrido importantes avanços no mundo da investigação, e cada vez se conhece mais sobre a sua repercussão na saúde. Hoje em dia, estima-se que mais de um terço das doenças crónicas ou não transmissíveis (obesidade, doença cardiovascular, diabetes, cancro, osteoporose, doenças neurodegenerativas) estejam relacionadas de forma direta ou indireta com a alimentação, podendo ser um fator tanto protetor como de risco para o seu desenvolvimento.
Temos nas nossas mãos o poder de decidir como nos alimentamos, que alimentos escolhemos, como os preparamos, quanto e como os consumimos. Para podermos fazer isso, é importante conhecer a diferença entre alimentação e nutrição.
A alimentação é o ato de fornecer alimentos ao organismo e a sua ingestão com o fim principal de nos nutrirmos. Abrange o conjunto de ações necessárias para manter a vida e a saúde de uma pessoa ou de um coletivo:
Ou seja, alimentar-nos não se refere somente ao ato específico de ingerir alimentos, mas também envolve uma série de passos anteriores condicionados pela nossa cultura, costumes e gostos visto que se refere ao ato de escolher os alimentos com os quais nos queremos alimentar, a sua organização e repartição na nossa dieta, como os preparamos e cozinhamos, bem como a sua conservação.
A nutrição é a ciência que estuda o conjunto de processos fisiológicos pelos quais o organismo recebe e utiliza os materiais necessários (nutrientes) para se manter vivo e realizar todas as funções necessárias à vida. Compreende o conjunto de relações entre o ser humano e os alimentos: a utilização e assimilação de nutrientes por parte do ser humano.
A nutrição abrange um amplo leque de campos de estudo:
A nutrição deve cumprir quatro objetivos primordiais:
Em consequência, a nutrição deve ser adequada para:
Estas são as principais diferenças entre alimentação e nutrição.
A alimentação é:
E a nutrição consiste em:
As saídas profissionais de um Nutricionista após a Licenciatura em Ciências da Nutrição e a inscrição na ordem dos Nutricionistas, podem ser classificadas nos seguintes campos: