O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 967044738
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Curso de especialização em Coordenador Técnico de Futebol Online

Adquira uma visão 360º da coordenação técnica de futebol

Selecione o regime preferencial

Coordenador Técnico de Futebol

As competências do Treinador de Futebol não se esgotam nas tarefas relacionadas com a prática do treino. Cada vez mais se entende que para um treinador ser bem-sucedido deve incluir no seu leque de conhecimentos outras áreas para além daquelas estritamente ligadas com o treino. Competências em áreas transversais como comunicação, marketing, gestão e organização são também de grande importância para estes profissionais pois, com estas, poderão ambicionar outras posições, em áreas técnicas, que não apenas a do treino.

Uma das áreas de grande crescimento e com grande procura(nacional e internacional) é a área da Coordenação Técnica. Estas funções podem ser desempenhadas quer no Futebol Profissional, quer no Futebol de Formação e também em Academias e Escolas de Futebol. Para melhor preparar estes profissionais para o desempenho das funções associadas à Coordenação Técnica, promovemos um curso inédito no mercado Português que permite oferecer aos treinadores um conjunto de conhecimentos e competências adequadas a estas funções.

Online Português
Início: 9 fev. 2023 9 ECTS
60 horas Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê este Programa?

Benefícios
  • Único programa no mercado que oferece competências necessárias para um Coordenador Técnico de Futebol
  • Corpo docente distinto com reconhecida experiência no mercado do futebol
  • Programa orientado para a atividade profissional
  • Perfil de competências 360º permite dotar os formandos de competências esseciais
  • Formato inovador de grande versatilidade (à distância)
Objetivos

Disponibilizar aos Intermediários de Futebol (ex agentes de jogadores), presentes ou futuros, uma série de conhecimentos e competências relacionadas com as suas funções que lhes permitam estar mais bem preparados para:

  • Entender as dinâmicas de interação entre os diversos stakeholders da indústria
  • Conhecer o actual quadro legal e regulamentar aplicável à actividade e as suas especificidades
  • Analisar jogadores de futebol e detectar talento
  • Dominar técnicas e instrumentos relacionados com a gestão de carreira e da comunicação dos atletas que representam
  • Liderar e gerir recursos humanos
  • Dominar técnicas de negociação

Plano de estudos

Módulo I: Gestão do Futebol

Unidades curricularesHoras/Semana
Gestão de Academias de Futebol6
Coordenação Técnica da Formação3
Coordenação Técnica em contextos internacionais3

Módulo II: Identificação&Recrutamento de Jogadores

Unidades curricularesHoras/Semana
Scouting no Futebol6

Módulo III: Metodologia do Treino

Unidades curricularesHoras/Semana
Organização, estruturação e planeamento do treino6
Métodos de Treino6
Avaliação e Controlo do Treino3
Constrangimentos do Treino3
Strength and Conditioning em Futebol3

Módulo IV: Análise de Jogo

Unidades curricularesHoras/Semana
Conceção do Modelo de jogo3
Princípios de Jogo6
Análise de Jogo6

Seminários

Unidades curricularesHoras/Semana
Congresso: Coordenação Técnica6

Corpo docente

Ricardo Balbeira

Co-coordenador

Licenciado em Educação Física e Desporto e Pós-Graduado em Gestão do Desporto, dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos para os diferentes stakeholders da Indústria do Desporto. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

Ricardo Balbeira

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • Diogo Coutinho: Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) com tese sobre Small Sided Games. É treinador de futebol desde 2011, tendosido treinador adjunto em Clubes de Futebol profissionais como Académica OAF e Varzim Sport Club e CD Chaves.
  • João Luis Afonso: Atual director de Scouting do Al-Nassr Football Club (Arábia Saudita), depois de passagens como director de scouting no Futebol Clube do Porto, Antalyaspor Kulübü (Turquia) e Paris Saint-Germain Football Club (França).
  • Joaquim Rolão Preto: Treinador UEFA Pro com mais de 25 anos de experiência, tem uma longa carreira na área do treino tendo passado por clubes como Sporting CP, Rennes, Al Jazira, Standard Liége, Al Wahda, PAOK, Al-Khor entre outros. Mais recentemente desempenhou a função de Diretor Técnico o projeto “Figo Football Academy” na China sendo responsável por toda a estratégia técnica do projeto. Atualmente desempenha funções de treinador adjunto do Portimonense Sporting Clube.
  • João Tralhão: Treinador com experiência em clubes como AS Monaco FC e SL Benfica. Foi treinador adjunto / treinador principal em todas as faixas etárias (excepto abaixo dos 14/15) no SL Benfica e teve oportunidade de treinar jogadores como Bernardo Silva, João Félix, Renato Sanchez, André Gomes e muitos, muitos outros grandes talentos. Mais recentemente, foi convidado por Thierry Henry para ser o seu treinador adjunto no AS Monaco FC.
  • Jorge Castelo: Treinador de Futebol Profissional com mais de 30 anosde experiência.Professor de metodologia de treino para Federação Croata de Futebol, Real Federação Espanhola de Futebol, Federação Norueguesa de Futebol, Federação Polónia de Futebol, Federação Angola de Futebol, Federação Moçambicana de Futebol e outros.
  • Óscar Tojo: Treinador de Futebol e Diretor Técnico da Associação Regional de Futebol de Évora. Em 2011 passou a fazer parte do quadro técnico de Pedro Caixinha em clubes como o UD Leiria e o Nacional da Madeira, da primeira liga portuguesa, e o Clube Santos Laguna, da Primeira Liga do México. Atualmente desempenha funções no clube Saudita, Al-Shabab.
  • Paulo Leitão: Ex Coordenador Técnico da Academia Sporting, foi treinador de vários escalões deste clube. Em 2012, no âmbito de uma parceria entre o Sporting e o Al Ahli da Arábia Saudita, Paulo Leitão foi um dos treinadores que embarcaram num projecto de formação futebolística a desenvolver naquele país. Mais recentemente desempenhou funções de Diretor Técnico na Associação de Futebol de Chengdu (China).
  • Pedro Fatela: Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Da Saúde e Desporto da Universidade Europeia, especialista em treino de Futebol é Doutorado em Motricidade Humana, Biomecânica. Para além da sua ligação ao Observatório do Futebol, Pedro Fatela é também comentador desportivo na SIC.
  • Rodrigo Magalhães: Atual Coordenador técnico da iniciação do Sport Lisboa e Benfica, é Licenciado em Ciências da Educação Física e do Desporto. Coautor do Livro “Aprender a Jogador Futebol –Um caminho para o sucesso”, é também colunista na Revista “Futebolista”.
  • Rita Tomás: Médica Especialista em MedicinaDesportiva e Medicina Física e de Reabilitação. Mestre em Exercício e Saúde pela FMH/UL e pós-graduada em Medicina Desportiva pela SPMD e em Acupunctura Médica pela NMS|FCM/UNL. Colaboradora da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral de Saúde.

Saídas profissionais

O presente programa permitirá aos seus alunos desempenhar funções em diferentes extratos da estrutura de um clube ou organização de futebol como são a coordenação técnica. Estas saídas profissionais são de grande demanda no panorama actual da indústria e com grande tendência de crescimento.

Organização de futebol

Coordenação técnica

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reune a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Certificação

A presente oferta formativa é certificada pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto atribuindo créditos para efeitos da renovação do título profissional de treinador de futebol.