O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Prova pública de doutoramento em design de Cátia Peres

09 dez 2019

Realizou-se no dia 5 de dezembro a prova publica de defesa de tese em design da candidata Catia Peres, que defendeu a tese intitulada: "Liberated Worlds. A method of analysis on graphical language and discourse in the animated film and in the work of Hayao Miyazaki".

Parabéns à nova Doutora, Cátia Peres e aos seus orientadores, pelo excelente trabalho.

Júri:
Presidente - Doutor Carlos Alberto Miranda Duarte, Vice-reitor da Universidade Europeia
Arguente - Doutora Susan Jolliffe Napier, Tufts University, EUA;
Vogal externo - Doutora Paula Cristina de Almeida Tavares, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;
Vogal externo - Doutor Pedro Miguel Serrazina Picado Magalhães, Universidade Lusófona e Universidade Católica do Porto;
Vogal interno - Doutor Carlos Miguel Lopes Rosa, IADE - Universidade Europeia;
Vogal interno - Doutor Flávio Henrique de Almeida, IADE - Universidade Europeia;
Orientadora - Doutora Marina Estela de Vasconcelos Gonçalves Graça, Universidade do Algarve.

Resumo:
Esta tese analisa a construção de significado e linguagem gráfica das imagens animadas. A análise centra-se na relação criada entre conteúdo, forma e movimento e no seu discurso gráfico resultante, dando visibilidade a uma parte fundamental da atividade e evolução humana, a construção de significado através da forma das imagens. Para este propósito analisa o caso de estudo de dez longas metragens que constituem a obra do realizador Japonês, Hayao Miyazaki produzidas pelo lendário estúdio Ghibli. No âmbito de design, esta tese cruza diferentes campos disciplinares dentro da área gráfica nomeadamente estudos de cultura visual, na análise do conteúdo nas imagens, estudos de design gráfico, na análise dos elementos formais que geram significado nas imagens, estudos de animação na análise do discurso gráfico e movimento resultante que gera significado nas imagens. O resultado do cruzamento destas áreas convergem numa contextualização desta tese num modelo teórico e num modelo prático de análise do filme animado e dos seus elementos constituintes fundamentalmente gráficos. No modelo teórico esta tese enquadra, propõe e define os domínios do filme animado relacionando: (a) Produção (processo de fabricação de significado nas imagens), (b) Imagem (recursos formais e gráficos de significado nas imagens) e (c) consumo e recepção cultural (interpretação de significado nas imagens) com enfâse no discurso gráfico resultante. No modelo prático de análise da linguagem gráfica em animação esta tese centra-se no elemento (b) para responder à questão da investigação de como é que a construção do significado é construída no filme animado nos seus elementos gráficos de linguagem e discurso. A metodologia utilizada apresenta uma análise qualitativa dos filmes segundo o modelo proposto em categorias fundamentais da criação de significado em animação e elabora uma análise dos resultados segundo padrões de ocorrências e exceções que resultam numa conclusão dos resultados obtidos. A contribuição do conhecimento desta tese propõe: a contextualização e alargamento teórico dos campos disciplinares para a análise gráfica do filme animado, a proposta de um modelo teórico dos seus domínios, a proposta de um modelo prático de análise, e ainda os resultados específicos da aplicação do modelo ao caso de estudo escolhido, a obra do realizador Hayao Miyazaki.


Palavras-chave: Design Studies, Visual Culture Studies, Animation Studies, Graphical Language, Hayao Miyazaki

Tendo em conta o desempenho da candidata, a pertinência da temática e a qualidade do processo investigativo, o júri atribuiu o grau de Doutor com a classificação de aprovado por unanimidade com distinção.