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Mensagem da Equipa Coordenadora
Nos últimos anos, o turismo gastronómico cresceu consideravelmente e tornou-se um dos segmentos mais dinâmicos e criativos do turismo. Tanto os destinos como as empresas de turismo estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. Adicionalmente, o Turismo Gastronómico inclui na sua essência valores éticos e sustentáveis baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na autenticidade, que é algo que tem em comum com as tendências atuais do consumo cultural.
É neste quadro que a Universidade Europeia promove a 1.ª edição da Pós-Graduação em Gastronomia Criativa, em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Este curso é composto por 24 unidades curriculares que permitirão dotar os participantes de competências transversais no contexto da gastronomia contemporânea nomeadamente, marketing, planeamento e gestão operacional e criatividade gastronómica.
Numa perspetiva de alinhamento com o mercado, o curso integra ainda a realização de unidades curriculares opcionais por forma a personalizar a experiência formativa do participante.
A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa é uma excelente oportunidade para quem deseje desenvolver uma carreira, adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área de negócio, caracterizada por profundas alterações e constante inovação. A capacitação e atualização do conhecimento dos recursos humanos no turismo são um fator nuclear para garantir a competitividade das empresas.
O curso permite desenvolver competências académico-profissionais altamente especializadas para enfrentar os desafios de um mercado turístico global, dotando os formandos de competências no domínio da gestão, da inovação, do marketing e do planeamento operacional no âmbito da gastronomia.
Principais Benefícios:
Objetivos:
A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa da Universidade Europeia em parceria com a AHRESP visa dotar os formandos das competências essenciais para uma carreira de sucesso no setor da restauração. hotelaria e turismo, tanto no plano da estratégico, marketing ou inovação, como no contexto da gestão operacional.
Para além dos conhecimentos técnicos de cariz académico, o curso tem uma componente prática muito marcante, orientada para a resolução de problemas com aplicabilidade real na vida das empresas, tendo na realização unidades curriculares opcionais uma forma a alinhamento com as motivações do participante.
Mensagem da Equipa Coordenadora
Nos últimos anos, o turismo gastronómico cresceu consideravelmente e tornou-se um dos segmentos mais dinâmicos e criativos do turismo. Tanto os destinos como as empresas de turismo estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. Adicionalmente, o Turismo Gastronómico inclui na sua essência valores éticos e sustentáveis baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na autenticidade, que é algo que tem em comum com as tendências atuais do consumo cultural.
É neste quadro que a Universidade Europeia promove a 1.ª edição da Pós-Graduação em Gastronomia Criativa, em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Este curso é composto por 24 unidades curriculares que permitirão dotar os participantes de competências transversais no contexto da gastronomia contemporânea nomeadamente, marketing, planeamento e gestão operacional e criatividade gastronómica.
Numa perspetiva de alinhamento com o mercado, o curso integra ainda a realização de unidades curriculares opcionais por forma a personalizar a experiência formativa do participante.
A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa é uma excelente oportunidade para quem deseje desenvolver uma carreira, adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área de negócio, caracterizada por profundas alterações e constante inovação. A capacitação e atualização do conhecimento dos recursos humanos no turismo são um fator nuclear para garantir a competitividade das empresas.
O curso permite desenvolver competências académico-profissionais altamente especializadas para enfrentar os desafios de um mercado turístico global, dotando os formandos de competências no domínio da gestão, da inovação, do marketing e do planeamento operacional no âmbito da gastronomia.
Principais Benefícios:
Objetivos:
A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa da Universidade Europeia em parceria com a AHRESP visa dotar os formandos das competências essenciais para uma carreira de sucesso no setor da restauração. hotelaria e turismo, tanto no plano da estratégico, marketing ou inovação, como no contexto da gestão operacional.
Para além dos conhecimentos técnicos de cariz académico, o curso tem uma componente prática muito marcante, orientada para a resolução de problemas com aplicabilidade real na vida das empresas, tendo na realização unidades curriculares opcionais uma forma a alinhamento com as motivações do participante.
9 meses
PÓS-GRADUAÇÕES
Turismo & Hospitalidade
Lispolis
Consultoria técnica em gastronomia;
Gestão operacional em restauração e hotelaria;
Empresas de consultoria e assessoria de gestão no setor hoteleiro;
Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração;
Desenvolvimento e gestão de projetos e eventos na área da hotelaria e da restauração.
Condições especiais para sócios AHRESP + Condições especiais para Alumni
Formação de Executivos
Hospitalidade
Formação de Executivos
Direito e Fiscalidade
Marketing
Teorias de Expressão Oral e Escrita
Turismo
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Planeamento e Tendências em Gastronomia
Reconhecer as principais tendências gastronómicas (produtos, técnicas e serviços) alicerçadas num turismo gastronómico de amplitude global, ancoradas nos princípios de planeamento estratégico. Docentes |
4 | 0,5 |
Cozinha Portuguesa Contemporânea
Identificar as principais regiões, processos e iguarias da cozinha portuguesa historicamente contextualizada e interpretada. Docentes |
4 | 0,5 |
Aprovisionamento e Gestão de Stocks
Reconhecer os princípios da gestão operacional no setor da restauração e hotelaria e aplicar as principais técnicas de aprovisionamento no âmbito da gestão do inventário. Docentes |
4 | 0,5 |
Food Design I
Identificar as principais técnicas de empratamento e aplicá-las nos pratos tradicionais, com um enfoque contemporâneo. Docentes |
4 | 0,5 |
História Alimentar de Portugal
Identificar os conceitos de produto tradicional e gastronomia tradicional e sensibilizar para a sua importância cultural. Pretende-se ainda familiarizar os alunos com uma variedade de produtos tradicionais. Docentes |
4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Sopas e Consommés ou Flexitarian Cuisine
Identificar e executar os diferentes tipos de sopas e consommés no âmbito da gastronomia portuguesa. |
4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Food Design II
Identificar as principais técnicas de empratamento e aplicá-las nos pratos tradicionais, com um enfoque contemporâneo. Docentes |
4 | 0,5 |
Comunicação na restauração
Com base nos princípios e técnicas transversais da comunicação pretende-se preparar para a elaboração dum plano de comunicação assertivo e persuasivo da restauração. |
4 | 0,5 |
Liderança e gestão de pessoas
Preparar para liderar e motivar os colaboradores e gerir equipas, por suporte aos mais recentes desenvolvimentos nas teorias da gestão da mudança organizacional e a respectiva liderança. |
4 | 0,5 |
Marketing Gastronómico
Reconhecer, estruturar e aplicar os conceitos de marketing à gastronomia contemporânea. Docentes |
4 | 0,5 |
Pastelaria
Identificar os principais produtos e processos de produção na pastelaria contemporânea com enfoque na produção e consumo sustentável. Docentes |
4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Paleo Cuisine ou Vegan Cuisine | 4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Cozinhas do Mundo
Identificar as matérias primas e técnicas de confeção no âmbito das cozinhas do mundo e executar dinâmicas práticas de amplitude multicultural. |
8 | 1 |
Engenharia de Menus
Identificar o processo de gestão integrada das iguarias e o seu enquadramento no processo de gestão operacional através do método de segmentação: custos, perdas e vendas. Docentes |
8 | 1 |
Cozinha de Autor
Destrinçar o processo criativo por detrás de uma criação gastronómica original através dos processos e técnicas mais atuais. Docentes |
8 | 1 |
Certificações e legislação em restauração
Familiarizar com os procedimentos para abrir um estabelecimento de restauração e bebidas em Portugal. Esclarecer o processo burocrático e quais as condições estruturais e funcionais do local em que se pretender instalar. Bem como todas as certificações para o bom funcionamento do restaurante. Docentes |
8 | 1 |
Higiene e Segurança Alimentar
Reconhecer e identificar com assertividade os processos de higiene e segurança na restauração e hotelaria com enfoque na prevenção e minimização dos pontos críticos operacionais. Docentes |
4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Enogastronomia ou Mixologia
Enogastronomia Mixologia |
4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Padaria
Identificar os principais produtos e processos de produção na pastelaria contemporânea com enfoque na produção e consumo sustentável. Docentes |
8 | 1 |
Marketing Sensorial
Reconhecer os preditores sensoriais no âmbito da gastronomia e aplicar as técnicas de marketing mai adequadas a cada tipo de iguaria. Docentes |
8 | 1 |
Gestão de Alimentos e Bebidas
Identificar o ciclo produtivo nas operações de restauração e hotelaria e aplicar as principais métricas no âmbito da gestão integrada dos alimentos e bebidas. Docentes |
8 | 1 |
Cozinha Mediterrânica Criativa
Identificar os princípios da cozinha mediterrânica, identificar os vetores de autenticidade e executar iguarias no âmbito da gastronomia mediterrânica. Docentes |
8 | 1 |
Nutrição e Dietética
Reconhecer e aplicar os princípios da nutrição e dietética à elaboração de menus mais equilibrados e densos nutricionalmente Docentes |
4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Detox Smoothies ou Chocolate Lab | 4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Experiências Gastronómicas e Teatrais
Laboratório imersivo que pretende através da teatralidade potenciar o ativo gastronómico de uma ou várias iguarias. Docentes |
8 | 1 |
Critica Gastronómica
Reconhecer os principais fatores inerentes à critica gastronómica e as consequências mais relevantes no âmbito do turismo gastronómico. Docentes |
8 | 1 |
Revenue Management
Neste capítulo o participante aplicará os princípios da gestão de receita integrada no âmbito da gastronomia contemporânea com enfoque na análise trinómica das experiências gastronómicas. Docentes |
8 | 1 |
Receção e serviço
Desenvolver os conceitos básicos de comunicação e acolhimento em Hotelaria e Restauração, dotando os formandos de um conhecimento genérico aplicado destas línguas, de modo a poderem interagir com os clientes e visitantes, de uma forma eficaz e clara, sobretudo no vocabulário técnico, nas técnicas de acolhimento e protocolo. Docentes |
4 | 0,5 |
Protocolo à mesa
Saber preparar uma mesa pode até ser uma arte, mas o protocolo tem sobretudo a ver com bom senso. O objetivo principal deste módulo é fornecer as técnicas para colocar uma mesa "bem posta” é torná-la requintada, prática e funcional. Docentes |
4 | 0,5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Gelados e Sorvetes Artesanais ou Cake Design | 8 | 1 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Projeto | 8 | 1 |
Pós-laboral