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Gastronomia Criativa

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Nos últimos anos, o turismo gastronómico cresceu consideravelmente e tornou-se um dos segmentos mais dinâmicos e criativos do turismo. Tanto os destinos como as empresas de turismo estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. Adicionalmente, o Turismo Gastronómico inclui na sua essência valores éticos e sustentáveis baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na autenticidade, que...
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Nos últimos anos, o turismo gastronómico cresceu consideravelmente e tornou-se um dos segmentos mais dinâmicos e criativos do turismo. Tanto os destinos como as empresas de turismo estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. Adicionalmente, o Turismo Gastronómico inclui na sua essência valores éticos e sustentáveis baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na autenticidade, que é algo que tem em comum com as tendências atuais do consumo cultural.

É neste quadro que a Universidade Europeia promove a 3.ª edição da Pós-Graduação em Gastronomia Criativa, em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa é uma excelente oportunidade para quem deseje desenvolver uma carreira, adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área de negócio, caracterizada por profundas alterações e constante inovação. A capacitação e atualização do conhecimento dos recursos humanos no turismo são um fator nuclear para garantir a competitividade das empresas. 

Este programa é composto por 22 unidades curriculares e 5 master classes que irá permitir aos participantes desenvolver competências académico-profissionais altamente especializadas para enfrentar os desafios de um mercado turístico global, dotando os formandos de competências no domínio da gestão, da inovação, do marketing e do planeamento operacional no âmbito da gastronomia.

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Duração

6 meses | 120 horas

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Turismo & Hospitalidade

Campus

Lispolis

Benefícios

  • Forte ligação ao mundo empresarial;
  • Programa fortemente orientado para a prática;
  • Integração do programa numa Universidade fortemente orientada à internacionalização;
  • Elevada empregabilidade do setor;
  • Amplitude das unidades curriculares, permite dotar os formandos das competências essenciais para o profissional da gastronomia num mundo contemporâneo.

Objetivos

A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa da Universidade Europeia, em parceria com a AHRESP, visa dotar os formandos das competências essenciais para uma carreira de sucesso no setor da restauração, hotelaria e turismo, tanto no plano estratégico, marketing ou inovação, como no contexto da gestão operacional.

Destinatários

  • Profissionais na área da Restauração, Hotelaria e Turismo que pretendam adquirir ou atualizar competências ao nível da gestão e inovação no setor;
  • Jovens licenciados que pretendam exercer funções na área da Restauração, Hotelaria e Turismo.

Parceiros

Programa em parceria com a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Master Class 0 4 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Tendências em Gastronomia

Reconhecer as principais tendências gastronómicas (produtos, técnicas e serviços) alicerçadas num turismo gastronómico de
amplitude global, ancoradas nos princípios de planeamento estratégico.

Docentes

Carimo Rassal

4 0,5
Cozinha Portuguesa Contemporânea

Identificar as principais regiões, processos e iguarias da cozinha portuguesa historicamente contextualizada e interpretada.

Docentes

Júlio Fernandes

4 0,5
História Alimentar de Portugal

Identificar os conceitos de produto tradicional e gastronomia tradicional e sensibilizar para a sua importância cultural. Pretende-se ainda familiarizar os alunos com uma variedade de produtos tradicionais.

4 0,5
Food Design I

Identificar as principais técnicas de empratamento e aplicá-las às iguarias tradicionais e sobremesas, com um enfoque contemporâneo.

4 0,5
Projeto 4 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Sopas e Consommés

Identificar e executar os diferentes tipos de sopas e consommés no âmbito da gastronomia portuguesa.

4 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Aprovisionamento e Gestão de Stocks

Reconhecer os princípios da gestão operacional no setor da restauração e hotelaria e aplicar as principais técnicas de aprovisionamento no âmbito da gestão do inventário.

Docentes

Bernardo Bastos

4 0,5
Food Design II

Com base nos princípios e técnicas transversais da comunicação pretende-se preparar para a elaboração dum plano de comunicação assertivo e persuasivo da restauração.

4 0,5
Marketing Gastronómico

Reconhecer, estruturar e aplicar os conceitos de marketing à gastronomia contemporânea.

4 0,5
Cozinha de Autor

Destrinçar o processo criativo por detrás de uma criação gastronómica original através dos processos e técnicas mais atuais.

Docentes

Chef Chakall

4 0,5
Projeto

Elaboração de um projeto com dinamização prática alicerçado num trabalho de grupo imersivo.

2 0,25
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Vegan Cuisine

Conhecer, preparar e confecionar propostas gastronómicas inovadoras com base nos princípios da cozinha vegetariana.

4 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Liderança e gestão de pessoas

Preparar para liderar e motivar os colaboradores e gerir equipas, por suporte aos mais recentes desenvolvimentos nas teorias da gestão da mudança organizacional e a respetiva liderança.

4 0,5
Cozinhas do Mundo

Identificar as matérias primas e técnicas de confeção no âmbito das cozinhas do mundo e executar dinâmicas práticas de amplitude multicultural.

4 0,5
Engenharia de Menus

Identificar o processo de gestão integrada das iguarias e o seu enquadramento no processo de gestão operacional através do método de segmentação: custos, perdas e vendas.

Docentes

Vítor Gomes

4 0,5
Cozinha Mediterrânica

Identificar os princípios da cozinha mediterrânica, identificar os vetores de autenticidade e executar iguarias no âmbito da gastronomia mediterrânica.

Docentes

Júlio Fernandes

4 0,5
Projeto 2 0,25
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gastronomia Disruptiva

Capítulo dedicado ao desafio dos sentidos, através da galvanização de combinações improváveis que surpreendem e deliciam os mais céticos.

4 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Mixologia

Conhecer e aplicar os princípios da mixologia no âmbito da gastronomia contemporânea através do estímulo de todos os sentidos.

Docentes

Ricardo Cardim

4 0,5
Certificações e Legislação na Restauração

Familiarizar com os procedimentos para abrir um estabelecimento de restauração e bebidas em Portugal. Esclarecer o processo burocrático e quais as condições estruturais e funcionais do local em que se pretender instalar. Bem como todas as certificações para o bom funcionamento do restaurante.

Docentes

João Atanásio

4 0,5
Marketing Sensorial

Reconhecer os preditores sensoriais no âmbito da gastronomia e aplicar as técnicas de marketing mai adequadas a cada tipo de iguaria.

4 0,5
Serigrafia Gastronómica

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes da visão e de um conjunto de competências que lhes permitam dar um contributo relevante para a Gastronomia Portuguesa, evocando simultaneamente a Criatividade e Originalidade.

Docentes

Vera Gonçalves

4 0,5
Nutrição e Dietética

Reconhecer e aplicar os princípios da nutrição e dietética à elaboração de menus mais equilibrados e densos nutricionalmente.

Docentes

Rute Borrego

4 0,5
Projeto 2 0,25
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Enogastronomia

Conhecer desde o processo de seleção do vinho de acordo com as suas caraterísticas organoléticas, ao casamento com as iguarias da cozinha tradicional portuguesa. Desenvolvimento das aptidões enogastronómicas no âmbito das cozinhas do mundo através de experiências praticas e imersivas

Docentes

Arlindo Madeira

4 0,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Critica Gastronómica

Reconhecer os principais fatores inerentes à critica gastronómica e as consequências mais relevantes no âmbito do turismo gastronómico

Docentes

Fernando Melo

4 0,5
Revenue Management

Neste capítulo o participante aplicará os princípios da gestão de receita integrada no âmbito da gastronomia contemporânea com enfoque na análise trinómica das experiências gastronómicas.

Docentes

Carimo Rassal

8 1
Receção e serviço

Desenvolver os conceitos básicos de comunicação e acolhimento em Hotelaria e Restauração, dotando os formandos de um conhecimento genérico aplicado destas línguas, de modo a poderem interagir com os clientes e visitantes, de uma forma eficaz e clara, sobretudo no vocabulário técnico, nas técnicas de acolhimento e protocolo.

Docentes

Bernardo Bastos

4 0,5
Protocolo à mesa

Saber preparar uma mesa pode até ser uma arte, mas o protocolo tem sobretudo a ver com bom senso. O objetivo principal deste módulo é fornecer  as técnicas para colocar uma mesa "bem posta” é torná-la requintada, prática e funcional.

4 0,5
Projeto

Elaboração de um projeto com dinamização prática alicerçado num trabalho de grupo imersivo.

4 0,5

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Outubro 2 dias por semana
Testemunhos

A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa destaca-se pelo seu modelo académico inovador e pela forte componente prática apoiada por docentes especialistas que tornam a aprendizagem muito gratificante. É um universo de experiências únicas e uma viagem por paladares inovadores que permitem a exploração a novas abordagens e às últimas tendências nesta área.

Sofia Cruz
TAP Premium Lounge Coordinator

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