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PÓS-GRADUAÇÕES

Gastronomia Criativa

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Nos últimos anos, o turismo gastronómico cresceu consideravelmente e tornou-se um dos segmentos mais dinâmicos e criativos do sector turístico. Tanto os destinos como as empresas de turismo, estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. Adicionalmente, o Turismo Gastronómico inclui, na sua essência, valores éticos esustentáveis baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na...
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Nos últimos anos, o turismo gastronómico cresceu consideravelmente e tornou-se um dos segmentos mais dinâmicos e criativos do sector turístico. Tanto os destinos como as empresas de turismo, estão cientes da importância da gastronomia para diversificar o turismo e estimular o desenvolvimento económico local, regional e nacional. Adicionalmente, o Turismo Gastronómico inclui, na sua essência, valores éticos e
sustentáveis baseados no território, na paisagem, no mar, na cultura local, nos produtos locais e na autenticidade, algo que têm em comum com as tendências atuais do consumo cultural.

É neste quadro que a Universidade Europeia promove a 4ª edição da Pós-Graduação em Gastronomia Criativa, em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Este curso é composto por 17 módulos incluindo 4 master classes, que permitirão dotar os participantes de competências transversais no contexto da gastronomia contemporânea, nomeadamente marketing, planeamento e gestão operacional e criatividade gastronómica.

A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa é uma excelente oportunidade para quem deseje desenvolver uma carreira, adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área de negócio, caracterizada por profundas alterações e constante inovação. A capacitação e atualização do conhecimento dos recursos humanos no turismo são um fator nuclear para garantir a competitividade das empresas. O curso permite desenvolver competências académico-profissionais altamente especializadas, para enfrentar os desafios de um mercado turístico global, dotando os
formandos de competências no domínio da gestão, da inovação, do marketing e do planeamento operacional no âmbito da gastronomia.

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Duração

9 meses | 180 horas

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Turismo & Hospitalidade

Coordenador

Carimo Rassal

Campus

Lispolis

Benefícios

  • Consultoria técnica em gastronomia;
  • Gestão operacional em restauração e hotelaria;
  • Empresas de consultoria e assessoria de gestão no setor hoteleiro;
  • Desenvolvimento e gestão de projetos e eventos na área da hotelaria e da restauração

Objetivos

A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa da Universidade Europeia, em parceria com a AHRESP, visa dotar os formandos das competências essenciais para uma carreira de sucesso no setor da restauração, hotelaria e turismo, tanto no plano estratégico, marketing ou inovação, como no contexto da gestão operacional.

Destinatários

  • Profissionais na área da Restauração, Hotelaria e Turismo que pretendam adquirir ou atualizar competências ao nível da gestão e inovação no setor;
  • Jovens licenciados que pretendam exercer funções na área da Restauração, Hotelaria e Turismo.

Parceiros

Programa em parceria com a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Tendências em Gastronomia

Reconhecer as principais tendências gastronómicas (produtos, técnicas e serviços) alicerçadas num turismo gastronómico de amplitude global, ancoradas nos princípios de planeamento estratégico.

Docentes

Carimo Rassal

6 1
Masterclass 1 - Cozinha Portuguesa

Identificar as principais regiões, processos e iguarias da cozinha portuguesa historicamente contextualizada e interpretada.

Docentes

Júlio Fernandes

9 1,5
História Alimentar de Portugal

Identificar os conceitos de produto tradicional e gastronomia tradicional e sensibilizar para a sua importância cultural. Pretende-se ainda familiarizar os alunos com uma variedade de produtos tradicionais.

6 1
Gestão Integrada de Alimentação e Bebidas

Reconhecer os princípios da gestão operacional no setor da restauração e hotelaria e aplicar as principais técnicas e métricas no âmbito da gestão integrada de alimentação e bebidas.

24 4
Projeto

Consolidação de um projeto com dinamização prática alicerçado num trabalho de grupo imersivo.

9 1,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Sustainable Food Design

Identificar as principais técnicas de confeção e empratamento e aplicá-las às iguarias tradicionais e sobremesas, com um enfoque contemporâneo.

9 1,5
Certificações e Legislação na Restauração

Familiarizar com os procedimentos para abrir um estabelecimento de restauração e bebidas em Portugal. Esclarecer o processo burocrático e quais as condições estruturais e funcionais do local em que se pretender instalar. Bem como todas as certificações para o bom funcionamento do restaurante.

Docentes

João Atanásio

6 1
iMarketing 360

Reconhecer, estruturar e aplicar as técnicas de marketing mais adequadas à gestão dos conceitos gastronómicos emergentes num mundo global.

9 1,5
Masterclass 2 - Cozinha de autor

Destrinçar o processo criativo por detrás de uma criação gastronómica original através dos processos e técnicas mais atuais.

Docentes

Chef Chakall

9 1,5
Projeto

Elaboração de um projeto multidisciplinar alicerçado num trabalho de grupo imersivo.

9 1,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Nutrição e Dietética

Reconhecer e aplicar os princípios da nutrição e dietética à elaboração de menus mais equilibrados e densos nutricionalmente.

Docentes

Rute Borrego

9 1,5
Liderança e Gestão de Pessoas

Preparar para liderar e motivar os colaboradores e gerir equipas, por suporte aos mais recentes desenvolvimentos nas teorias da gestão da mudança organizacional e a respetiva liderança.

9 1,5
Cozinhas do Mundo

Identificar as matérias-primas e técnicas de confeção no âmbito das cozinhas do mundo e executar dinâmicas práticas de amplitude multicultural.

9 1,5
Masterclass 3- Gastronomia Disruptiva

Capítulo dedicado ao desafio dos sentidos, através da galvanização de combinações improváveis que surpreendem e deliciam os mais céticos.

9 1,5
Projeto

Consolidação de um projeto multidisciplinar alicerçado num trabalho de grupo imersivo.

9 1,5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Mixologia

Conhecer e aplicar os princípios da mixologia no âmbito da gastronomia contemporânea através do estímulo de todos os sentidos.

Docentes

Ricardo Cardim

9 1,5
Masterclass 4 - Serigrafia Gastronómica

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes da visão e de um conjunto de competências que lhes permitam dar um contributo relevante para a Gastronomia Portuguesa, evocando simultaneamente a Criatividade e Originalidade.

Docentes

Vera Gonçalves

9 1,5
Crítica Enogastronómica

Reconhecer os principais fatores inerentes à critica enogastronómica e as consequências mais relevantes no âmbito do turismo gastronómico.

6 1
Normas técnicas e protocolares

Saber preparar uma mesa pode até ser uma arte, mas o protocolo tem sobretudo a ver com bom senso. O objetivo principal deste módulo é fornecer as técnicas e as ferramentas para colocar uma mesa "bem-posta” é torná-la requintada, prática e funcional.

Docentes

Sofia Cruz

6 1
Projeto

Apresentação e defesa de um projeto multidisciplinar, com dinamização prática alicerçado num trabalho de grupo imersivo.

9 1,5

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Novembro 2021 2 dias por semana
Testemunhos

A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa destaca-se pelo seu modelo académico inovador e pela forte componente prática apoiada por docentes especialistas que tornam a aprendizagem muito gratificante. É um universo de experiências únicas e uma viagem por paladares inovadores que permitem a exploração a novas abordagens e às últimas tendências nesta área.

Sofia Cruz
TAP Premium Lounge Coordinator

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