Portal Estudante

Formação de Executivos

Gestão Hoteleira

Gestão Hoteleira

  • Brochura

    DOWNLOAD DE BROCHURA

    O que pode encontrar na brochura?

    • Planos de estudos
    • Investimento e bolsas disponíveis
    • Parcerias internacionais
    • Empresas parceiras
    • Testemunhos de estudantes
    • Entre outras informações
  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões

"A indústria da Turismo e Hotelaria é uma das indústrias mais dinâmicas da atualidade.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, este sector irá duplicar o número de turistas internacionais até 2030, sendo uma das maiores indústrias do mundo. O rápido desenvolvimento do turismo em todas as suas vertentes (hotelaria, turismo, agentes de viagens, etc) exige a formação de um grande número de profissionais altamente qualificados, capazes de gerir num contexto de profundas...

Ver mais

"A indústria da Turismo e Hotelaria é uma das indústrias mais dinâmicas da atualidade.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, este sector irá duplicar o número de turistas internacionais até 2030, sendo uma das maiores indústrias do mundo. O rápido desenvolvimento do turismo em todas as suas vertentes (hotelaria, turismo, agentes de viagens, etc) exige a formação de um grande número de profissionais altamente qualificados, capazes de gerir num contexto de profundas mudanças de mercado. Em Portugal, este sector corresponde a cerca de 12,5% do PIB e é a maior atividade exportadora do país, representando 50% das exportações nacionais. Na hotelaria, no ano de 2017 atingiu máximos históricos na generalidade dos indicadores, registando crescimentos de 8,9% do número de hóspedes, 7,4% do número de dormidas e 19,5% das receitas turísticas face ao ano anterior.
É neste quadro que a Universidade Europeia promove a 23.ª edição da Pós-Graduação em Gestão Hoteleira, em parceria com a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal.

Este curso é composto por 11 unidades curriculares que permitirão dotar os formandos de competências necessárias à tomada de decisão estratégica nas áreas de Gestão, Marketing, Finanças, Planeamento, Investimento, bem como, nas diversas áreas de intervenção da Operação Hoteleira. Numa perspetiva de alinhamento com o mercado, o curso integra ainda a realização de 3 masterclasses, com personalidades relevantes do mundo da hotelaria e do turismo e ainda um seminário de encerramento.”
A Pós-Graduação em Gestão Hoteleira é uma excelente oportunidade para quem deseje desenvolver uma carreira, adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área de negócio, caracterizada por profundas alterações e constante inovação. A capacitação e atualização do conhecimento dos recursos humanos da hotelaria são críticos para garantir a competitividade das empresas.
O curso permite desenvolver competências técnicas altamente especializadas para enfrentar os desafios do mercado dos sectores turístico e hoteleiro, dotando os formandos de competências no domínio da gestão, da estratégia, da inovação, do marketing, das finanças, do planeamento, do investimento e da operação hoteleira.


Principais benefícios:

  • Forte ligação ao mundo empresarial;
  • Programa fortemente orientado para a prática e para a resolução de problemas do mundo das empresas;
  • Ligação às melhores Escolas de Turismo e Hospitality do mundo que pertencem à Laureate International Universities;
  • Integração do curso numa Universidade fortemente orientada à internacionalização, que tem como missão formar profissionais globais capazes de desenvolver a sua atividade em qualquer parte do mundo;
  • Elevada empregabilidade do setor;
  • Amplitude das unidades curriculares que integram o curso e que permite dotar os formandos das competências essenciais para o gestor hoteleiro do mundo atual.


Destinatários:

  • Profissionais na área da Hotelaria e Turismo que pretendam adquirir/atualizar competências ao nível da gestão e inovação no setor;
  • Jovens licenciados que pretendam exercer funções na área da Hotelaria e Turismo.

Ver menos
Duração

9 meses

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Turismo & Hospitalidade

Coordenador

Sérgio Guerreiro

Campus

Quinta do Bom Nome

Carreiras

Administração e Gestão de Empresas e/ou Organizações do sector Hoteleiro, nomeadamente estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos e apartamentos turísticos, unidades de turismo de habitação e turismo em espaço rural e unidades de Alojamento Local; empresas gestoras de estabelecimentos de Restauração e Bebidas
Cruzeiros Turísticos;
Associações Empresariais;
Empresas de consultoria e Assessoria de gestão no sector hoteleiro;
Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração;
Gestão de projetos e eventos na área da hotelaria e da restauração.

Empresas

Proximidade ao mundo empresarial através de seminários, estágios e projetos, entre outros.


Parceiro:

Parceria Turismo de Portugal
Programa reconhecido pelo Turismo de Portugal

Experiência Internacional

A rede global da Laureate International Universities disponibiliza 70 instituições em 20 países onde o estudante poderá realizar mobilidade internacional, através dos programas garcilaso e erasmus.

Corpo Docente

Coordenador
Sérgio Guerreiro

Hospitalidade

Cristina Siza Vieira

Formação de Executivos

Duarte Pimentel

Hospitalidade

Fernando Félix Cardoso

Contabilidade e Finanças

Gabriela Silva Marques

Formação de Executivos

Hugo Oliveira

Formação de Executivos

João Rosa

Contabilidade e Finanças

Luís Costa

Formação de Executivos

Marco Almeida de Faria

Formação de Executivos

Rui Ventura

Formação de Executivos

Sofia Almeida

Hospitalidade

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gestão Hoteleira Summit 2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Legislação Hoteleira

Esta Unidade Curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos acerca do enquadramento jurídico da atividade turística e hoteleira em Portugal.

Com a conclusão desta unidade curricular, os alunos ficarão a conhecer em profundidade o regime jurídico dos empreendimentos turísticos vigente em Portugal, desde os procedimentos de instalação e funcionamento destes empreendimentos, aos critérios de atribuição da classificação, passando pela articulação de competências entre os diferentes organismos públicos e ainda analisando os modelos de gestão e operação dos empreendimentos em propriedade plural. Serão também abordadas outras formas de alojamento para turismo existentes e seu regime legal.

12 2
Master Class 1 2 0.5
Tendências do Mercado Turístico e Hoteleiro

Esta Unidade Curricular visa caracterizar o mercado do turismo e hotelaria e a sua dinâmica recente. Procura ainda discutir as principais tendências do sector das viagens e turismo e as suas implicações em termos dos negócios hoteleiros.

10 2
Inovação no Turismo

Pretende-se com esta Unidade Curricular fornecer aos formandos os conhecimentos teóricos e, sobretudo, práticos que lhes permitam identificar as abordagens inovadoras no sector do turismo e formular estratégias competitivas apoiadas na inovação no sector (processos, produtos, novas tecnologias – Travel 2.0, acesso ao mercado, modelos de negócio).

Docentes

Luís Costa

12 2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Estratégias de Marketing Hoteleiro

Concluída a Unidade Curricular, os estudantes deverão ter a capacidade de compreender o mercado como um todo. Conhecer as melhores estratégias e táticas de Marketing sejam elas do sector da Hotelaria ou de outra qualquer área. Ter a capacidade de interligar ideias, mercados e conceitos

Docentes

Rui Ventura

14 3
E-business e gestão comercial

Esta Unidade Curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e, essencialmente, práticos que lhes permitam ter uma visão global do universo do turismo, em particular do papel das vendas e das habilitações necessárias para o sucesso de um projeto hoteleiro. Demonstrar e aprofundar através da análise de casos de várias áreas de atividade distintas, fatores de sucesso na gestão do processo de venda, comércio eletrónico e marketing online de um empreendimento turístico.

16 4.5
Master Class 2 2 0.5
Relacionamento com o Cliente e Comunicação Externa

No final desta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de identificar as diferentes formas de relacionamento com o Cliente e Comunicação Externa. Comunicação corporativa. Como falar com jornalistas. Como falar em público. Como manter a coerência e seguir um argumentário face a um interlocutor hostil.

Docentes

Hugo Oliveira

16 2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Food & Beverage Management

No final desta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de caraterizar o departamento de Food & Beverage: organogramas; indicadores de gestão e elaboração de um orçamento para o departamento de exploração; Compreender a organização e funcionamento dos sectores de aprovisionamento, controlo de F&B, seções de produção, as seções de serviço (restaurante, bar e room service, banqueting e catering).

Docentes

Carimo Rassal

14 4.5
Gestão de Alojamentos e Revenue Management

Com a conclusão deste Unidade Curricular os estudantes devem ser capazes de definir o produto de alojamento dentro da oferta hoteleira e dos objetivos e estratégias do departamento nessa estrutura, tendo como base os meios de distribuição e os outros elementos base (entre eles o preço, a procura e a oferta) para aplicação do revenue management. Análise de produtividade de recursos humanos na área de alojamentos e cálculo de necessidades das equipas.

Docentes

Duarte Pimentel

14 2
Liderança e Gestão de Equipas na Hotelaria

Pretende-se com esta Unidade Curricular compreender a importância da gestão de recursos humanos em hotelaria; Conhecer as principais técnicas de recursos humanos e a sua aplicação em contexto hoteleiro; Adquirir competências profissionais específicas a nível da gestão de recursos humanos, nas suas diversas áreas de intervenção e com aplicação prática na hotelaria, tais como, Planeamento de Recursos humanos, gestão de competências, gestão e desenvolvimento de talentos, salários e benefícios, avaliação de desempenho, entre outros.

12 2
Master Class 3 2 0.5
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Report Financeiro em hotelaria

A Unidade Curricular de gestão financeira visa compreender e aplicar a abordagem sistemática da informação financeira e respetivos métodos e técnicas. Capacitar os estudantes de ferramentas de Análise Financeira e Orçamentação, apara além, de os dotar de competências de desenvolvimento da metodologia orçamental. 

14 2
Projetos de Investimento em Hotelaria

Esta Unidade Curricular pretende desenvolver as bases necessárias à compreensão das técnicas de avaliação financeira de projetos de investimento e dos elementos conceptuais necessários à construção de um plano de negócios.

Docentes

João Rosa

14 2
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Seminário de Encerramento 2 0.5

Horário

Pós-Laboral

INÍCIO
outubro 2 dias por semana
Testemunhos

A frequência nesta pós-graduação deu-me as ferramentas necessárias para hoje em dia gerir uma unidade de saúde (semelhante a uma unidade hoteleira) com uma noção bem concreta das várias áreas de negócio que estão subjacentes a esta atividade. O corpo docente é também uma das grandes mais valias do curso, pois demonstram uma experiência e um conhecimento muito alargado em todas as matérias aí tratadas.

João Ferreira
Alumni 17.ª Edição
Patronos

O turismo é hoje uma das atividades económicas mais dinâmicas em todo o mundo. Enquanto atividade verdadeiramente global, está exposta a um ambiente altamente competitivo que é afetado por inúmeras transformações económicas, sociais e políticas. A capacidade de adaptação a este ambiente complexo das organizações turísticas, em geral, e das unidades hoteleiras em particular, é decisiva para garantir a competitividade das empresas. Neste contexto, a adequada preparação dos recursos humanos da hotelaria assume uma importância crítica para que as empresas consigam enfrentar os desafios do mercado turístico e hoteleiro e continuem a crescer. A Pós-Graduação em Gestão Hoteleira é um curso que procura justamente preparar os profissionais do setor para gerir unidades hoteleiras neste contexto de concorrência global e de inovação constante, conferindo-lhe as ferramentas essenciais para a sua atividade em todas as componentes da gestão hoteleira, desde as áreas operacionais, ao marketing e à gestão estratégica, e está perfeitamente alinhado com as necessidades diárias das empresas.

PATRONO: Ana Cristina Siza Vieira
Presidente da Direção Executiva da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

Galeria

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Cursos Relacionados

Imagem, Protocolo e Organização de Eventos
Gestão de Recursos Humanos
Gestão do Turismo e da Hotelaria

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade