Portal Estudante
toggle menu
De acordo com a Organização Mundial de Turismo, este sector irá duplicar o número de turistas internacionais até 2030, sendo uma das maiores indústrias do mundo. O rápido desenvolvimento do turismo em todas as suas vertentes (hotelaria, turismo, agentes de viagens, etc) exige a formação de um grande número de profissionais altamente qualificados, capazes de gerir num contexto de profundas mudanças de mercado. Em Portugal, este sector corresponde a cerca de 12,5% do PIB e é a maior atividade exportadora do país, representando 50% das exportações nacionais. Na hotelaria, no ano de 2017 atingiu máximos históricos na generalidade dos indicadores, registando crescimentos de 8,9% do número de hóspedes, 7,4% do número de dormidas e 19,5% das receitas turísticas face ao ano anterior.
É neste quadro que a Universidade Europeia promove a 24.ª edição da Pós-Graduação em Gestão Hoteleira. Este curso é composto por 11 unidades curriculares que permitirão dotar os formandos de competências necessárias à tomada de decisão estratégica nas áreas de Gestão, Marketing, Finanças, Planeamento, Investimento, bem como, nas diversas áreas de intervenção da Operação Hoteleira. Numa perspetiva de alinhamento com o mercado, o curso integra ainda a realização de 3 masterclasses, com personalidades relevantes do mundo da hotelaria e do turismo e ainda um seminário de encerramento.”
A Pós-Graduação em Gestão Hoteleira é uma excelente oportunidade para quem deseje desenvolver uma carreira, adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área de negócio, caracterizada por profundas alterações e constante inovação. A capacitação e atualização do conhecimento dos recursos humanos da hotelaria são críticos para garantir a competitividade das empresas.
O curso permite desenvolver competências técnicas altamente especializadas para enfrentar os desafios do mercado dos sectores turístico e hoteleiro, dotando os formandos de competências no domínio da gestão, da estratégia, da inovação, do marketing, das finanças, do planeamento, do investimento e da operação hoteleira.
Principais benefícios:
9 meses
PÓS-GRADUAÇÕES
Turismo & Hospitalidade
Quinta do Bom Nome
Formação de Executivos
Hospitalidade
Contabilidade e Finanças
Hospitalidade
Formação de Executivos
Contabilidade e Finanças
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Formação de Executivos
Hospitalidade
Hospitalidade
Turismo
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Gestão Hoteleira Summit | 2 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Legislação Hoteleira
Esta Unidade Curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos acerca do enquadramento jurídico da atividade turística e hoteleira em Portugal.
Docentes
|
12 | 2 |
Master Class 1 | 2 | 0.5 |
Tendências do Mercado Turístico e Hoteleiro
Esta Unidade Curricular visa caracterizar o mercado do turismo e hotelaria e a sua dinâmica recente. Procura ainda discutir as principais tendências do sector das viagens e turismo e as suas implicações em termos dos negócios hoteleiros.
Docentes
|
10 | 2 |
Inovação no Turismo
Pretende-se com esta Unidade Curricular fornecer aos formandos os conhecimentos teóricos e, sobretudo, práticos que lhes permitam identificar as abordagens inovadoras no sector do turismo e formular estratégias competitivas apoiadas na inovação no sector (processos, produtos, novas tecnologias – Travel 2.0, acesso ao mercado, modelos de negócio).
Docentes
|
12 | 2 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Estratégias de Marketing Hoteleiro
Concluída a Unidade Curricular, os estudantes deverão ter a capacidade de compreender o mercado como um todo. Conhecer as melhores estratégias e táticas de Marketing sejam elas do sector da Hotelaria ou de outra qualquer área. Ter a capacidade de interligar ideias, mercados e conceitos
Docentes
|
14 | 3 |
E-business e gestão comercial
Esta Unidade Curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos teóricos e, essencialmente, práticos que lhes permitam ter uma visão global do universo do turismo, em particular do papel das vendas e das habilitações necessárias para o sucesso de um projeto hoteleiro. Demonstrar e aprofundar através da análise de casos de várias áreas de atividade distintas, fatores de sucesso na gestão do processo de venda, comércio eletrónico e marketing online de um empreendimento turístico.
Docentes
|
16 | 4.5 |
Master Class 2 | 2 | 0.5 |
Relacionamento com o Cliente e Comunicação Externa
No final desta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de identificar as diferentes formas de relacionamento com o Cliente e Comunicação Externa. Comunicação corporativa. Como falar com jornalistas. Como falar em público. Como manter a coerência e seguir um argumentário face a um interlocutor hostil.
Docentes
|
16 | 2 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Food & Beverage Management
No final desta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de caraterizar o departamento de Food & Beverage: organogramas; indicadores de gestão e elaboração de um orçamento para o departamento de exploração; Compreender a organização e funcionamento dos sectores de aprovisionamento, controlo de F&B, seções de produção, as seções de serviço (restaurante, bar e room service, banqueting e catering).
Docentes
|
14 | 4.5 |
Gestão de Alojamentos e Revenue Management
Com a conclusão deste Unidade Curricular os estudantes devem ser capazes de definir o produto de alojamento dentro da oferta hoteleira e dos objetivos e estratégias do departamento nessa estrutura, tendo como base os meios de distribuição e os outros elementos base (entre eles o preço, a procura e a oferta) para aplicação do revenue management. Análise de produtividade de recursos humanos na área de alojamentos e cálculo de necessidades das equipas.
Docentes
|
14 | 2 |
Liderança e Gestão de Equipas na Hotelaria
Pretende-se com esta Unidade Curricular compreender a importância da gestão de recursos humanos em hotelaria; Conhecer as principais técnicas de recursos humanos e a sua aplicação em contexto hoteleiro; Adquirir competências profissionais específicas a nível da gestão de recursos humanos, nas suas diversas áreas de intervenção e com aplicação prática na hotelaria, tais como, Planeamento de Recursos humanos, gestão de competências, gestão e desenvolvimento de talentos, salários e benefícios, avaliação de desempenho, entre outros.
Docentes
|
12 | 2 |
Master Class 3 | 2 | 0.5 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Report Financeiro em hotelaria
A Unidade Curricular de gestão financeira visa compreender e aplicar a abordagem sistemática da informação financeira e respetivos métodos e técnicas. Capacitar os estudantes de ferramentas de Análise Financeira e Orçamentação, apara além, de os dotar de competências de desenvolvimento da metodologia orçamental.
Docentes
|
14 | 2 |
Projetos de Investimento em Hotelaria
Esta Unidade Curricular pretende desenvolver as bases necessárias à compreensão das técnicas de avaliação financeira de projetos de investimento e dos elementos conceptuais necessários à construção de um plano de negócios.
Docentes
|
14 | 2 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário de Encerramento | 2 | 0.5 |
Pós-Laboral
A frequência nesta pós-graduação deu-me as ferramentas necessárias para hoje em dia gerir uma unidade de saúde (semelhante a uma unidade hoteleira) com uma noção bem concreta das várias áreas de negócio que estão subjacentes a esta atividade. O corpo docente é também uma das grandes mais valias do curso, pois demonstram uma experiência e um conhecimento muito alargado em todas as matérias aí tratadas.
O turismo é hoje uma das atividades económicas mais dinâmicas em todo o mundo. Enquanto atividade verdadeiramente global, está exposta a um ambiente altamente competitivo que é afetado por inúmeras transformações económicas, sociais e políticas. A capacidade de adaptação a este ambiente complexo das organizações turísticas, em geral, e das unidades hoteleiras em particular, é decisiva para garantir a competitividade das empresas. Neste contexto, a adequada preparação dos recursos humanos da hotelaria assume uma importância crítica para que as empresas consigam enfrentar os desafios do mercado turístico e hoteleiro e continuem a crescer. A Pós-Graduação em Gestão Hoteleira é um curso que procura justamente preparar os profissionais do setor para gerir unidades hoteleiras neste contexto de concorrência global e de inovação constante, conferindo-lhe as ferramentas essenciais para a sua atividade em todas as componentes da gestão hoteleira, desde as áreas operacionais, ao marketing e à gestão estratégica, e está perfeitamente alinhado com as necessidades diárias das empresas.