
Os negócios que intencionam crescer e manter a sua relevância precisam de assegurar a presença digital. No entanto, não basta somente criar um site ou escrever artigos para o blog. É essencial implementar um plano de marketing em motores de busca que combine estratégias orgânicas e pagas.
Na Universidade Europeia, a Licenciatura Online em Marketing proporciona as competências essenciais para torná-lo um profissional capaz de analisar mercados, resolver desafios e comunicar eficazmente com diferentes públicos.
Por sua vez, o Mestrado Online em Marketing Estratégico prepara os estudantes para enfrentar os desafios do mercado. O curso centra-se em planeamento estratégico, inovação e transformação digital.
A maioria dos utilizadores da Internet recorre aos motores de busca para aceder à informação de que precisam. O trabalho destes motores de busca é procurar e apresentar as informações existentes, listando-as organizadamente para os utilizadores poderem aceder facilmente aos conteúdos procurados.
O marketing em motores de busca refere-se ao conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site e utiliza métodos orgânicos (SEO) ou pagos (SEM). O objetivo principal é fazer com que as páginas apareçam nos primeiros resultados das pesquisas, de modo a captar a atenção do utilizador e incentivá-lo a clicar na página.
Ao abordar temas como SEO e SEM, o foco pode voltar-se imediatamente para o Google, mas embora este seja o motor de pesquisa mais popular, naturalmente não é o único. Cada motor de busca atende a diferentes grupos de pessoas e tem os seus prós e contras. Para a otimização de sites, é fundamental considerar este aspeto e estudar os pormenores de cada buscador.
Num estudo feito pelo Semrush, a considerar os dados de participação dos Estados Unidos, foi feito a lista com os 10 motores de busca com mais acessos:
Em Portugal, o motor de busca mais popular é o Google, com uma participação de mercado de 94,11%. Em seguida temos o Bing com 4,5% e Yahoo! com 0,69%. A nível de segurança e privacidade dos dados, a DuckDuckGo é o buscador mais seguro, por não armazenar as atividades, os históricos de pesquisa e a navegação.
Cerca de 93% de todo o tráfego da web ocorre por meio de um motor de busca. Por este motivo, otimizar as páginas para os buscadores é uma estratégia essencial para todos os negócios.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma disciplina centrada no posicionamento não pago e orgânico em motores de busca. O SEO abrange tanto estratégias On Page quanto Off Page. As estratégias On Page envolvem a otimização do próprio site e asseguram que o conteúdo seja relevante, de qualidade e que responda às intenções de pesquisa dos utilizadores. Também inclui a criação de uma boa arquitetura web e o uso de dados estruturados. As estratégias Off Page, por outro lado, incluem a construção de link building, de modo a melhorar o posicionamento e a navegabilidade no site.
O SEM (Search Engine Marketing), por sua vez, concentra-se nas campanhas pagas para aumentar a visibilidade do site nos resultados patrocinados dos motores de busca. As principais técnicas envolvem a gestão de palavras-chave e a definição de lances para os anúncios.
Assim, o SEO foca-se no posicionamento orgânico, enquanto o SEM se dedica à publicidade paga. As estratégias de SEO tendem a gerar resultados a médio ou longo prazo, uma vez que o posicionamento depende dos algoritmos implementados pelos motores de busca. Contudo, uma vez alcançadas as primeiras posições, estas podem ser mantidas por um longo período.
Em contraste, as estratégias de SEM proporcionam resultados mais imediatos, mas estes dependem do CPC (custo por clique), da qualidade dos anúncios e do volume de investimento. No entanto, uma vez que as campanhas sejam interrompidas, o rendimento do SEM desaparece. A longo prazo, o SEM pode ser mais caro do que o SEO.
Para obter os melhores resultados, é recomendável combinar as estratégias de SEO e SEM num plano de marketing online. Ao lançar um site, deve-se começar com uma abordagem SEM para obter resultados rápidos. No entanto, à medida que as estratégias de SEO começam a gerar resultados e o site ganha posições em motores de busca, as campanhas SEM podem ser utilizadas pontualmente ou como parte de uma estratégia.
Consoante um estudo, estar no na primeira posição dos resultados em motores de buscas, obtém 33% do tráfego de pesquisa. Assim, investir em estratégias de marketing em motores de busca é crucial para a visibilidade e o sucesso a longo prazo de qualquer negócio online.
A combinação adequada de SEO e SEM permite um posicionamento eficaz nos resultados de pesquisa e uma atração constante de tráfego qualificado. Ao compreender as diferenças entre ambas as abordagens e saber como utilizá-las de forma complementar, pode-se alcançar um rendimento superior e maximizar o retorno do investimento.
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