Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
25370

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Pós-Graduação em Auditoria Lisboa - Blended

Forma auditores capazes de avaliar riscos, garantir conformidade e validar informação crítica para decisões organizacionais.

Selecione o regime preferencial

Torne-se um especialista com a Pós-Graduação em Auditoria

A Pós-Graduação em Auditoria da Universidade Europeia prepara profissionais para atuar nas principais vertentes da auditoria moderna — financeira, sustentabilidade, interna, forense, fiscal e sistemas de informação — num contexto em que a fiabilidade da informação é fundamental para empresas, investidores e reguladores.

O programa responde às exigências crescentes associadas ao Normativo Europeu de Relato de Sustentabilidade, à necessidade de verificação independente da informação ESG, e à importância do controlo interno, da gestão do risco e da prevenção de fraude nas organizações.

Blended
Lecionado em Português
Oriente Green Campus 6 meses
Início: Fevereiro 2026
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê a Pós-Graduação em Auditoria?

Formação especializada

Aborda auditoria financeira, sustentabilidade, auditoria interna, forense, tributária e auditoria a sistemas de informação, proporcionando uma visão holística e atualizada.

Aplicação prática

Inclui utilização do software SIPTA, permitindo simular o processo completo de auditoria — do planeamento ao relatório final — com base em práticas reais do mercado.

Alinhamento com a Normativa Europeia

Preparar para os desafios do novo enquadramento regulamentar, incluindo a auditoria da informação de sustentabilidade e exigências de verificação por terceira parte.

Desenvolvimento das competências-chave do auditor

Foco no pensamento integrado, na comunicação em auditoria e em capacidades essenciais para atuar num ambiente empresarial cada vez mais exigente e orientado para o risco.

Novo campus - Oriente Green Campus

O novo campus promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação, proporcionando um verdadeiro ecossistema de conhecimento e criatividade.

youtube thumbnail

Plano de estudos

Unidades curricularesConteúdos programáticosECTS
Módulo 1 - Auditoria Financeira
  • A Profissão de Auditor em Portugal, Auditoria e o seu meio envolvente
  • Planeamento e Prova de Auditoria
  • Objetivos e procedimentos de Auditoria aplicados às diferentes áreas da empresa
  • Relatórios de Auditoria
3
Módulo 2 - Sistemas de Informação aplicados à Auditoria
  • Modo de funcionamento das Técnicas de Auditoria Assistidas por Computador. Aplicação prática do processo de Revisão/Auditoria: planeamento da auditoria
  • Processo de Auditoria: objetivos e procedimentos aplicados às diferentes áreas da empresa
  • Aplicação prática: Procedimentos aplicados às diferentes áreas/ciclos da empresa
  • Aplicação prática: Emissão de Relatórios de Auditoria
3
Módulo 3 - Auditoria de Sustentabilidade
  • Meio envolvente e referencial normativo de Sustentabilidade (online)
  • Reporte de Sustentabilidade e qualificação profissional da Garantia de Fiabilidade (online)
  • Planeamento, Procedimentos e Prova da Garantia de Fiabilidade
  • Relatórios de Garantia de Fiabilidade
  • Enquadramento, princípios e conceitos base do pensamento integrado. O pensamento integrado em auditoria
3
Módulo 4 - Auditoria a Sistemas de Informação (SI) e Tributária
  • Levantamento dos sistemas e tecnologias de informação relevantes. Identificar e avaliar os riscos associados aos sistemas de informação
  • Levantamento dos processos/controlos de SI e identificação das principais deficiências nos controlos gerais dos sistemas de informação (parte I)
  • Levantamento dos processos/controlos de SI e identificação das principais deficiências nos controlos gerais dos sistemas de informação (parte II)
  • Auditoria financeira e inspeção tributária. Conceitos, riscos e competências (online)
  • Relação entre auditoria, contabilidade e fiscalidade. Resultado do período e lucro tributável. Auditoria à declaração de IRC (modelo 22) (online)
  • Identificação de riscos e contingências fiscais no âmbito de uma auditoria financeira
3
Módulo 5 - Auditoria Forense
  • Introdução à fraude. Conceito e tipologias da fraude
  • Os determinantes da fraude. A fraude ocupacional e a árvore da fraude
  • Os sinais de alerta (Red Flags), a investigação, a prevenção e as ferramentas de deteção da fraude
  • A fraude no relato financeiro e outros tipos de fraude
3
Módulo 6 - Auditoria Interna & Comunicação
  • Tipologias de comunicação (online)
  • A comunicação em auditoria (online)
  • Objetivos, Organizações, Normas e Tipologias de Auditoria Interna; A Profissão, o Perfil, e as Certificações Internacionais do Auditor Interno
  • Criação e Gestão da Estrutura/Área de Auditoria Interna numa Organização; A Definição do Plano Anual e Multianual de Auditorias Internas
  • A Execução, Documentação e Comunicação nas 4 Fases de Trabalho numa Auditoria Interna: Planeamento, Intervenção de Campo, Relatório Final e Follow Up de Recomendações
  • Avaliação da Qualidade da Auditoria Interna; O Papel da Auditoria Interna no Modelo das Três Linhas e no Governo das Sociedades
3

Direção de curso

Docente Maria Albertina

Maria Albertina Rodrigues

Diretora de curso

Doutora em Gestão, Especialista em Auditoria Financeira e investigadora no CETRAD.

Membro do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal e membro do EFRAG Academic Panel.

É Revisora Oficial de Contas, tendo sido membro de comissões da OROC. Com experiência profissional de mais de 30 anos, cinco como Presidente do Conselho Fiscal de entidades do setor empresarial do estado, três como Diretora de Departamento de Assessoria, e dez como Diretora Financeira de uma empresa internacional.

    Corpo docente

    Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

    Ana Casinhas Sacavém

    Partner & Founder da Leadership and Communication Academy ® onde realiza funções de Training Manager, Consultant and Executive Advisor at Leadership and Communication Academy ® | Co-founder of Linguagem Corporal ® brand | Entrepreneur.

    Trainer em Microexpressões Faciais da Emoção e Body Language, Master em Gestão da Formação, Coach ACTSH e ACTP creditada pela ICF.

    Doutoranda em Estudos Globais, Mestre em Pedagogia em E-Learning.

    Facilita formação em competências de liderança, negociação e comunicação em diversas empresas (ex: Toyota/Lexus, Fujitsu, Schneider, Delta, Joana Vasconcelos, Outsystems,, Euronext, Grupo Mello etc.).

    Presta consultoria e acompanhamento de executivos em: storytelling empresarial, media training, processos de gestão de mudança, processos de liderança, gestão de equipas e negociações empresariais.

    Carlos Ribeiro

    Doutorando em Gestão. Mestre em Gestão com Especialização em Finanças (MBA), no ISEG Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa, (2001). Licenciado em Gestão no ISEG Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa (1997).

    Especialista em Auditoria Financeira pelos Institutos Politécnicos de Lisboa, Leiria e Coimbra. Pós-Graduado em Avaliação Imobiliária.

    Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Nova de Lisboa (2005).

    Revisor Oficial de Contas desde 2012 e Contabilista Certificado. Enquanto Auditor/Revisor Oficial de Contas, assumiu a responsabilidade pela coordenação e/ou realização de trabalhos de Auditoria e Revisão Legal das Contas em diversas empresas do setor público e privado, designadamente entidades e empresas inseridas nos sectores hospitalar, construção civil e obras públicas e particulares, imobiliário, gestão de espaços comerciais e sociedades gestoras de participações sociais.

    Tem assumido funções executivas e não executivas no conselho de administração, bem como desempenhado funções enquanto membro do conselho fiscal de empresas de grande dimensão do setor público e privado.

    É assessor do conselho de administração da Parpública. Diretor financeiro da Holding Imobiliária e suas participadas integradas no Grupo Parpública (2007 a 2014).

    Docente do ensino superior (desde 1999), na área da fiscalidade, contabilidade, gestão e auditoria, é atualmente Professor Adjunto no ISCAL – Instituto Politécnico de Lisboa e Professor Convidado no ISEG – Universidade de Lisboa.

    Filipe Pontes

    Manager de Auditoria Interna num grupo segurador multinacional com forte presença em Portugal, tem um percurso profissional com mais de 20 anos ligado à Auditoria Externa, Interna e Forense, fundamentalmente nos setores da Banca e dos Seguros. Docente convidado em vários cursos de Auditoria e gestão de fraude, nomeadamente ISEG/IDEFE (Lisboa), ISCAC (Coimbra) e FIA business School/FEP (São Paulo (Brasil)/Porto).

    Licenciado em Finanças, Mestre em Gestão pelo ISCTE e Pós-Graduado em Gestão de Empresas.

    É atualmente Presidente do Conselho da Especialidade do Colégio de Auditoria da Ordem dos Economistas (OE) e membro da Direção do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF).

    Gabriel de Magalhães

    Experiência Profissional de 19 anos no Setor Financeiro e em Auditoria Interna. Licenciado em Gestão pela Nova School of Business and Economics (com Internacionalização de estudos na Erasmus Universiteit Rotterdam - Países Baixos), com um MBA em Auditoria Interna na Coimbra Business School e Certificações Internacionais em Auditoria e Controlo Interno do Institute of Internal Auditors (CIA e CCSA).

    Membro da Direção do Instituto Português de Auditoria Interna (IPAI) e associado do Observatório de Economia e Gestão da Fraude (OBEGEF). Colunista (Revista Visão, Jornal i, Revista Auditoria Interna - Portugal, Auditoria Interna Magazine - Brasil), Docente Universitário e Formador em Cursos Profissionais (em Portugal e no Estrangeiro) e Keynote Speaker em Eventos sobre temáticas de Auditoria e Controlo Interno.

    João Carlos Frade

    Integra a área de Risk Advisory da Deloitte Portugal para os setores de Produtos, Serviços, Utilidades e Recursos e Indústrias não Financeiras.

    Tem participado em diversos projetos de Controlo Interno, Auditoria interna, Segurança da Informação e Enterprise Risk Management.

    Iniciou a sua atividade na Deloitte em 1993 e conta com mais de 35 anos de experiência em projetos na área da Auditoria e Consultoria, com especial ênfase para: Definição e implementação de modelos de gestão de risco; Definição e implementação de modelos de segurança de informação de acordo com a norma ISO 27001; Auditorias de segurança e testes de penetração a infra-estruturas tecnológicas (redes, sistemas e aplicações); e Auditorias aplicacionais e avaliação de riscos informáticos.

    Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa em 1993. Pós-Graduação em “Gestão Estratégica” pela Universidade Católica Portuguesa em 2000. Revisor Oficial de Contas desde 2005 (CPA).

    Luis Filipe Alves

    Licenciado em Auditoria pelo ISCAL, Pós-graduado em Auditoria e Revisão de Contas pela OVERGEST/ISCTE e Mestre em Contabilidade pelo ISCTE.

    Revisor Oficial de Contas e sócio da ABC – Azevedo Rodrigues, Batalha, Costa & Associados, SROC, Lda.

    Foi adjunto do Secretário de Estado do Tesouro no XXI Governo Constitucional, com funções de acompanhamento e monitorização das entidades não financeiras do setor empresarial do Estado, no âmbito da função acionista do Estado. É quadro da Administração Tributária em licença sem vencimento.

    Atualmente é também Presidente e membro de vários Conselhos Fiscais de entidades públicas empresariais na área da saúde e colabora com a Escola Nacional de Saúde Pública, na Pós-Graduação em Auditoria em Saúde.

    Paula Garcia

    Licenciada em Gestão pelo ISEG. Pós-Graduada em Fiscalidade pelo ISG. Pós-Graduada em Análise Financeira pelo ISG. Título de especialista em auditoria financeira pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Doutoranda no Programa Doutoral em Contabilidade na Universidade de Aveiro (área de investigação: Qualidade de Auditoria e Manipulação de resultados).

    Docente do Instituto Superior de Contabilidade de Administração de Lisboa (desde 2010). Colaboração pontual com a Universidade Autónoma de Lisboa e a Universidade Europeia. Membro da Comissão Científica do CICA. Arguente em dissertações de mestrado.

    Revisora Oficial de Contas. Contabilista Certificada. Consultora Fiscal. Membro da Assembleia Representativa da OROC. Controladora Relatora da OROC. Membro do Conselho Fiscal da BASN. Membro da Associação Fiscal Portuguesa.

    Rute Amaral Raposo

    Licenciada em Contabilidade e Administração, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Mestre em Auditoria pelo mesmo Instituto, com a dissertação ""O controlo interno na abordagem de auditoria em Portugal: a perceção da relevância pelo auditor externo"". É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados.

    Teve experiência como Auditora Financeira entre 2017 e 2021. Integra atualmente a equipa de Sustentabilidade e Alterações Climáticas da PwC, como Manager. Ao longo da sua carreira, participou em projetos de Auditoria para grandes empresas do tecido empresarial Português e multinacionais, em diversos setores, como retalho e distribuição, construção civil, indústria têxtil e banca, algumas das quais empresas cotadas. Participou, como oradora convidada pelo ISCA, no seminário ""Relato da sustentabilidade: desafios para a Contabilidade e Auditoria.

    Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

    Candidaturas e admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reúna todos os documentos solicitados no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura presencial ou online

    FAQs

    A auditoria é o processo de verificação independente das informações financeiras, fiscais ou de sustentabilidade, a garantir fiabilidade e transparência no contexto empresarial.

    O auditor analisa demonstrações financeiras, avalia controlos internos, identifica riscos e emite relatórios que suportam decisões no mercado de trabalho e na gestão das organizações.

    A auditoria assegura confiança pública, reduz fraudes e melhora o controlo interno, desempenhando um papel essencial na qualificação profissional e no desenvolvimento de carreira em contabilidade e gestão.

    Os tipos mais comuns incluem auditoria financeira, auditoria interna, auditoria fiscal, auditoria forense, auditoria de sistemas de informação e auditoria de sustentabilidade (ESG).

    O profissional necessita de competências analíticas, domínio de normas internacionais, pensamento crítico, gestão de risco e conhecimentos sólidos em sistemas de informação e contabilidade.

    A auditoria ESG valida as informações ambientais, sociais e de governança, em conformidade com o Normativo Europeu de Relato de Sustentabilidade (ESRS), reforçando a credibilidade das organizações perante os investidores.

    A especialização é indicada para profissionais da contabilidade, da fiscalidade, da gestão ou do controlo interno que pretendem avançar na carreira e responder às exigências técnicas do setor.

    Sim. Ferramentas de data analytics, softwares de amostragem, plataformas de gestão de risco e soluções de IA automatizam tarefas e aumentam a precisão da auditoria.

    A auditoria interna avalia processos e riscos na organização; a auditoria externa verifica as demonstrações financeiras de forma independente, a garantir credibilidade regulatória.

    A auditoria forense é aplicada em investigações de fraude, litígios, conflitos societários e na análise de irregularidades ao combinar técnicas contábeis e legais.

    Sim. A formação avançada aumenta a qualificação profissional, amplia as oportunidades em consultorias, empresas multinacionais e entidades reguladoras e fortalece a progressão na carreira.

    None