Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
15041

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Pós-Graduação em Gastronomia Criativa Lisboa

Programa prático e inovador com vista ao domínio do processo criativo, da gestão, da inovação e do marketing da gastronomia contemporânea.

Selecione o regime preferencial

-20% Candidate-se até dia 9 de fevereiro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo.

Faça do seu sonho a sua carreira com a Pós-Graduação em Gastronomia Criativa

A Pós-Graduação em Gastronomia Criativa prepara profissionais para explorar e reinventar o setor gastronómico através da criatividade, inovação e transdisciplinaridade. Num contexto em que a gastronomia se cruza cada vez mais com a ciência, a tecnologia, o design e a cultura, este programa coloca o estudante no centro do processo criativo — onde se experimenta, testa e transforma ideias em propostas com impacto real.

Com uma abordagem prática, multidisciplinar e orientada à experimentação, o curso utiliza metodologias ativas e desafios reais da indústria para desenvolver competências em I&D gastronómica, inovação estratégica, gestão, operações, comunicação e experiência gastronómica. Através de kitchen labs, protocolos criativos, sprints, análise sensorial e ferramentas de food design, os participantes aprendem a criar produtos, serviços e experiências relevantes, sustentáveis e culturalmente informadas.

Ao longo do programa, os estudantes têm acesso a um ecossistema de aprendizagem composto por Masterclasses de demonstração, visitas de campo e GastroTalks com convidados.


Presencial
Lecionado em Português
Quinta do Bom Nome 9 meses
Início: Maio 2026
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Há 60 anos a formar profissionais na área do Turismo e Hospitalidade.

selo_60_anos-fundo branco.png

Porquê a Pós-Graduação em Gastronomia Criativa?

Criatividade e inovação culinária

Aprenderá a aplicar o processo criativo à gastronomia, acompanhará as principais tendências globais e desenvolverá abordagens inovadoras à criação de pratos, incluindo cozinha de autor, pastelaria criativa e mixologia.

Gestão, nutrição e operações

Adquirirá competências em nutrição e dietética aplicadas à restauração e desenvolverá capacidades de gestão operacional para liderar equipas e gerir negócios gastronómicos de forma eficiente e sustentável.

Design, comunicação e marketing gastronómico

Aplicará princípios de food design e fotografia gastronómica e explorará estratégias de marketing e posicionamento de marcas, essenciais para comunicar e valorizar conceitos gastronómicos num mercado competitivo.

Experiência sensorial, cultura e sustentabilidade

Participará em atividades imersivas que estimulam os sentidos e promovem a consciência cultural e ambiental, desenvolvendo uma visão crítica sobre a gastronomia no contexto da diversidade e da responsabilidade social.

Parceiros

Este programa conta com a parceria da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e da Rede-T.

Plano de estudos

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOSHORAS
Contextualização e Apresentação de Briefing do projeto de Gastronomia Criativa2 horas
Tendências Gastronómicas. Criatividade e Inovação na Gastronomia2 horas
Processos criativos em gastronomia: elBulli, Mugaritz, Food Design3 horas
Masterclass Internacional: O Processo Criativo Mugaritz4 horas
Ferramentas de criatividade, inovação gastronómica e food design3 horas (+1h tutoria)
Ética, cultura e antropologia na alimentação. História da Gastronomia Portuguesa.4 horas
Kitchen-Studio Projeto Gastronómico3 horas
Masterclasses de demonstração. Visitas de Campo. GastroTalks com convidados.2 horas
Total ECTS Módulo I: 6 ECTS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOSHORAS
Segurança e Higiene Alimentar3 horas (+1h tutorial)
Nutrição, Saúde e Bem-Estar3 horas (+1h tutorial)
Técnicas de Cozinha e Pastelaria Avançadas I12 horas (+4h tutorial)
Técnicas de Cozinha e Pastelaria Avançadas II12 horas (+4h tutorial)
Técnicas de Cozinha e Pastelaria Avançadas III12 horas (+4h tutorial)
Masterclasses, Visitas e GastroTalks: Masteclasses de demonstração. Visitas de Campo. GastroTalks com convidados.2 horas
Total ECTS Módulo II: 12 ECTS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOSHORAS
Certificação e Legislação na Restauração4 horas
Gestão de F&B, Catering, Plano de Operações e Cadeia de Valor6 horas
Harmonização de Menus (vinhos, cocktails e outras bebidas)4 horas (+2h tutorial)
Empreendedorismo e Modelos de Negócio na Gastronomia2 horas
Gastronomia Digital e Inteligência Artificial2 horas
Kitchen-Studio Projeto Gastronómico4 horas (+2h tutorial)
Masterclasses de demonstração. Visitas de Campo. GastroTalks com convidados.2 horas
Total ECTS Módulo III: 6 ECTS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOSHORAS
Branding, Posicionamento, Key Visual e Storytelling Gastronómico3 horas (+1h tutorial)
Direção de Arte Gastronómica2 horas (Online)
Fotografia Gastronómica6 horas (+2h tutorial)
Marketing Gastronómico e Social Media4 horas
Escrita e Crítica Gastronómica4 horas
Design de Experiências Gastronómicas3 horas (+1h tutorial)
Kitchen-Studio Projeto Gastronómico14 horas (+2h tutorial)
KMasterclasses de demonstração. Visitas de Campo. GastroTalks com convidados.2 horas
Total ECTS Módulo IV: 12 ECTS

Direção do curso

Ricardo Bonacho

Diretor do curso

Professor, investigador e speaker nas áreas da gastronomia, do food design e da alimentação. É doutorado em Design, com especialização em Food Design, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

É cofundador da organização sem fins lucrativos FORK – Food Design for Opportunities, Research & Knowledge (Bélgica) e do Food Design Lab, em Lisboa (Portugal). Fora da academia, é Diretor de Inovação Gastronómica na Imppacto, Catering & Eventos, e trabalha como consultor em food design e gastronomia, liderando projetos a nível nacional e internacional.

    Docentes

    Alexandra Prado Coelho

    Jornalista do PÚBLICO desde 1990. Depois de 16 anos na secção de Internacional, dedica-se, desde 2011, quase exclusivamente à alimentação: restaurantes, produtores, sustentabilidade, saúde e história da comida. Viajou por países como Peru, Brasil, México, Dinamarca ou Tailândia para documentar revoluções gastronómicas e entrevistou alguns dos mais influentes chefs do mundo. Em Portugal, assina reportagens de referência sobre alimentação e vinho, em trabalho distinguido com prémios como o EIT Food 2022, o Prémio de Jornalismo Luso-Alemão, o Prémio David Lopes Ramos (2021) e o Prémio Nacional de Gastronomia Armando Fernandes (2024).

    Sofia Almeida

    Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia. Coordenadora científica da área de Turismo e Hospitalidade, acumula funções de direção no Mestrado de Gestão de Turismo. Doutora em Turismo, tem uma Pós-graduação em Gestão de produtos turísticos e é licenciada em Comunicação Empresarial. Sofia Almeida é diretora do CETRAD-Europeia, um Pólo de investigação, fruto de uma parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro integrado do CETRAD (Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento). É autora de vários artigos de investigação internacional, capítulos de livros, participação em dicionários e enciclopédias no setor da gestão do turismo e hotelaria. É ainda convidada como Keynote speaker para várias conferências do setor do Turismo. Escreve artigos de opinião para jornais e revistas da indústria do Turismo e é, desde 2012, fundadora de uma associação de mulheres hoteleiras, denominada Amigas do Trade.

    Chef André Gerardo

    Chef Executivo da Imppacto Catering & Events e partner do Food Design Lab Lisbon, onde cruza arte, ciência e design na criação de experiências gastronómicas inovadoras. Licenciado em Produção Alimentar na Restauração e pós-graduado em Artes Culinárias e Inovação pela ESHTE, foi também docente e investigador nessa instituição. O seu trabalho foca-se em food design, desenvolvimento sensorial, técnicas contemporâneas e sustentabilidade, explorando tecnologias aplicadas a plantas aromáticas e estratégias de redução de sal para uma gastronomia mais criativa, consciente e saborosa.

    Tomás Pinto

    Gestor e consultor na área da restauração e eventos, com experiência em direção geral, planeamento estratégico e otimização operacional. É Diretor-Geral da Imppacto Catering & Events, onde lidera equipas multidisciplinares e desenvolve estratégias de crescimento, inovação e eficiência. Licenciado em Administração de Empresas pela Católica-Lisbon e mestre em Management, com especialização em Business and Data Analytics, pela Nova SBE, cruza pensamento estratégico e análise de dados para potenciar modelos de negócio sustentáveis em gastronomia criativa.

    Marta Fonseca

    A busca do conhecimento, da evolução pessoal e profissional foi sempre a sua predisposição na vida. Trabalhar com pessoas e para pessoas trouxe-a para a área da hospitalidade, tendo-se formado em Turismo e Gestão Hoteleira pela Universidade Europeia. Entretanto, durante a sua formação em hotelaria e dada a sua paixão por gastronomia, especializou-se no sector alimentar com o Mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar em Restauração pela ESHTE. No seguimento do mestrado e dadas as temáticas estudadas, enveredou por formação profissional e executiva nos campos da Nutrição e Dietética, Gastronomia Molecular, no Centro de Formação Profissional do Sector Alimentar da Pontinha e na NOVA – FCT, respetivamente. Atualmente, leciona e também desempenha funções de coordenação na Academia Gourmet da Universidade Europeia. Vê como uma missão bastante gratificante poder contribuir com os seus conhecimentos, trazendo soluções para problemas existentes nas áreas em que permanece envolvida e, ao mesmo tempo, ter a possibilidade de transmitir esses conhecimentos e experiências aos seus alunos.

    Virgílio Gomes

    Com formação superior em Gestão Hoteleira pelo Institut International de Glion (Suíça), fez carreira em gestão hoteleira com incidência em alimentos e bebidas. É investigador em História da Alimentação e professor de Gastronomia e Cultura e de História da Alimentação. Coordenou ações de promoção da Cozinha Portuguesa em vários países estrangeiros. Proferiu várias conferências e palestras sobre Gastronomia. Publica regularmente crónicas em jornais e revistas. Foi membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que elevou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico. Coautor dos livros: A Cozinha do Mar, Menus da Família Real, Saber (a) Vinhais, Tradição à Mesa do Turf e Maria de Lourdes Modesto – homenagem. Autor dos livros Transmontanices – Causas de Comer, Tratado do Petisco, Doces da nossa vida, Dicionário Prático da Cozinha Portuguesa, Petiscos e Miudezas à Portuguesa, Petiscos do Rio e do Mar, Petiscos de Açúcar e de Mel, e À Portuguesa: Receitas em Livros Estrangeiros até 1900. É membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes, e da Associação Portuguesa de Escritores. É sócio correspondente da Comissão Cearense de Folclore. É autor do site www.virgiliogomes.com

    Chef Francisco Siopa

    É um dos mais (re)conhecidos profissionais do setor da gastronomia, a nível nacional e internacional, sobretudo pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos em torno do chocolate, que é uma das suas grandes paixões. Com 25 anos de carreira, Francisco Siopa trabalhou em vários hotéis no estrangeiro e em Portugal, antes de abrir a empresa SIOPA-Chocolatier em 2014. Abraçou, em 2017, o desafio de liderar o universo da pastelaria do Penha Longa Resort, em Sintra, como Executive Pastry Chef deste resort da rede Ritz-Carlton, tendo ainda à sua responsabilidade os conceitos dos 3 restaurantes Estrelas Michelin da unidade hoteleira e uma das maiores equipas de pastelaria, contando com 20 pessoas na sua equipa. É também o grande Responsável pela marca The Chocolate by Penha Longa e Embaixador Nacional da CALLEBAUT. Desde 2022, assume funções como Curador do Festival Internacional de Chocolate em Óbidos. Francisco Siopa passou anteriormente por cozinhas de grandes casas como a Fortaleza do Guincho ou o St. Pancras Renaissance London Hotel. É um dos mais conceituados profissionais do setor e reconhecido, sobretudo, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em torno do chocolate e na formação pessoal e profissional de novos talentos da alta pastelaria, bem como na mudança que pretende provocar na mentalidade da hotelaria nacional.

    Ana Jacinto

    Licenciada em Direito, na vertente jurídico-económicas pela Universidade Autónoma de Lisboa e com um MBA - Master em Gestão de Empresas, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atualmente é secretária-geral na AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, exercendo ainda funções de Árbitra de Parte Empregadora do Conselho Económico e Social.

    Gabriel Vieira

    Fotógrafo especializado em gastronomia e restauração, com um olhar emotivo, sensível e sofisticado. Com formação em Marketing, pós-graduação em Fotografia Contemporânea pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e Mestrado em História da Arte, traz uma abordagem reflexiva e estética a cada imagem. Já trabalhou com marcas de referência, restaurantes Michelin e publicações de prestígio. O seu trabalho centra-se nas relações, atmosferas e emoções que tornam cada cena única e irrepetível, criando narrativas visuais naturais e românticas para o universo da gastronomia criativa.

    Maria João Leite

    Designer e food designer, com percurso entre inovação alimentar, comunicação e sustentabilidade. Trabalhou em agências como BarLisboa, Atelier 004 e Label Brand Thinking, consolidando experiência em branding e direção criativa. Assumiu a cozinha e criatividade do Craveiral Farmhouse, experiência que a levou ao mestrado em Food Design na ESHTE. Integra o marketing e comunicação da Imppacto Catering & Events e colabora com o Food Design Lab. É docente na ESHTE, onde trabalha inovação, desenvolvimento de produtos, food design e packaging, aliando design thinking, cultura alimentar e impacto social.

    Chef Rafael Pinto

    É licenciado em Produção Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde frequentou também o Mestrado em Inovação em Artes e Ciências Culinárias. Com experiência técnica em restauração e catering em empresas de referência, integra atualmente o Food Design Lab, desenvolvendo projetos de catering, workshops e experiências gastronómicas que cruzam ciência e gastronomia. Movido por uma constante busca de conhecimento, procura contribuir para a valorização das artes culinárias em Portugal, articulando tradição, inovação e uma abordagem multidisciplinar à gastronomia contemporânea.

    Chef Ana Torres

    Chef de Desenvolvimento e investigadora em food design, é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, com pós-graduação em Direito Empresarial pela NOVA School of Law. Encontrou na gastronomia o seu campo de expressão criativa e intelectual. Concluiu o Mestrado em Inovação Gastronómica na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, com uma tese dedicada ao fenómeno linguístico gastronómico, cruzando linguagem, cultura e experiência sensorial. A sua experiência inclui a Pastelaria Intercontinental, o restaurante Boi-Cavalo e a equipa do MasterChef Portugal. Atualmente, é Chef de Desenvolvimento no Food Design Lisbon.

    Mariana Eidler

    Doutorada em Food Design pela Escola de Arquitetura da Universidade de Lisboa, é responsável pela licenciatura em Design for Food Systems na ELISAVA, em colaboração com o CETT Barcelona. Diretora do Barcelona Food Design Lab na ELISAVA, Faculdade de Design e Engenharia de Barcelona (UVic-UCC), é cofundadora da FORK – Food Design for Opportunities, Research & Knowledge. Formada em Design pela ELISAVA e em Belas-Artes pela Universidade de Barcelona, possui mestrados em Branding (Parsons, Nova Iorque) e em Design e Comunicação (ELISAVA). Food designer, diretora de arte e docente, trabalhou com Milton Glaser e fundou a Tactica Barcelona.

    Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

    Saídas profissionais

    Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

    • Consultoria técnica em gastronomia.

    • Gestão operacional em restauração e hotelaria.

    • Empresas de consultoria e assessoria de gestão no setor hoteleiro.

    • Desenvolvimento e gestão de projetos e eventos na área da hotelaria e da restauração.

    • Empresas de consultoria e Assessoria de gestão no sector hoteleiro.

    • Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração.

    • Gestão de projetos nas áreas dos eventos, restauração e hoteleiras.

    Comillas
    ComillasFrequentar a Pós-graduação em Gastronomia Criativa é como adicionar ao meu empratamento o melhor ingrediente para a experiência dos meus clientes. O contacto durante a formação com vários chefs de renome fez-me perceber o que é essencial para ser um bom chef.

    Assante Manhiça

    Cook Íbis Hotel- chef privada

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Pedido de Informação

    Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

    FAQs

    É a aplicação de métodos de culinária a processos de inovação. Combina técnica, design de prato e narrativa de alimentação. Procura diferenciação sem sacrificar a segurança e a eficiência na cozinha. É uma vertente de gastronomia com forte ligação ao mercado de trabalho.

    Cozinha vegetal, fermentações, desperdício zero e localismo. Integra também tecnologia (vácuo, baixa temperatura) e análise sensorial. A gastronomia criativa cruza ciência e design para novas experiências. Estas linhas guiam menus e desenvolvimento de carreira.

    Planeia menus, organiza mise en place e executa técnicas de culinária. Garante normas HACCP e controlo de custos. Lidera equipas e comunica com sala e fornecedores. Atua na gastronomia com foco em qualidade e eficiência.

    Alta cozinha segue códigos clássicos, serviço formal e técnica rigorosa. Cozinha de autor privilegia identidade, contexto e criatividade do cozinheiro. Ambas exigem fundamento em culinária e gestão. A escolha depende de posicionamento no setor de gastronomia.

    Técnica sólida, gestão de cozinha e liderança. Controlo de custos, compras, sustentabilidade e comunicação com a sala. Literacia digital e organização de fichas técnicas contam. Uma pos graduação em gastronomia pode acelerar desenvolvimento de carreira.

    Construa base técnica, gestão de equipa e visão de produto. Assuma responsabilidades progressivas e domine custos e compras. Invista em formação contínua e mentoria. Um curso de gastronomia ou pós-graduação pode estruturar essa transição.

    A gastronomia impacta saúde pública, turismo e economia da alimentação. Forma profissionais para qualificação profissional e melhoria de padrões de segurança alimentar. Contribui para inovação e competitividade do mercado de trabalho.

    Planeia e executa culinária de alto nível, lidera equipas e controla custos. Garante segurança alimentar e experiência do consumidor em restauração. O curso de gastronomia desenvolve capacidade de gestão e criatividade.

    Cozinha de autor, pastelaria criativa, vinhos e mixologia, com foco em inovação gastronómica. Integra ainda marketing, posicionamento e experiência sensorial em alimentação. Estas tendências refletem a evolução do curso de gastronomia em Portugal.

    Em Lisboa a Universidade Europeia oferece a Pós-Graduação em Gastronomia Criatva e posiciona-se para quem procura qualificação profissional avançada. Avalie plano curricular, docentes e ligação ao mercado de trabalho.

    Nutrição e dietética aplicadas, gestão operacional de restauração e liderança de equipas. Domínio de food design, fotografia gastronómica e comunicação de conceitos de gastronomia criativa. A formação visa qualificação profissional alinhada com exigências do setor. 

    None