

Fazer um mestrado é uma decisão estratégica para quem deseja aprofundar conhecimentos, ganhar vantagem no mercado de trabalho ou até mudar de área científica, ou profissional.
Em Portugal, a oferta é vasta e inclui cursos presenciais, online e blended (híbridos), mas, afinal, como funciona um mestrado, exatamente? E como se faz para escolher o programa certo?
Se estás a terminar a tua licenciatura ou já entraste no mercado de trabalho e pretendes especializar-te, este guia ajudar-te-á a esclareceres todas as tuas dúvidas e a tomares decisões com confiança.
Na Universidade Europeia, encontras programas de mestrado em diversas áreas com forte ligação ao mercado.
Um mestrado é um curso de formação avançada conferente do grau de Mestre, correspondente ao 2.º Ciclo do Ensino Superior, oferecido por instituições reconhecidas pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) sob a forma de universidades, institutos universitários (subsistema universitário) e institutos politécnicos (subsistema politécnico).
Em Portugal, a duração de um mestrado é de 1 ou 2 anos letivos, totalizando 60, 90 ou 120 ECTS, consoante o número de semestres que o compõem (2, 3 ou 4, respetivamente).
A sua estrutura é geralmente dividida em dois momentos:
Antes de escolheres o teu percurso, é importante que compreendas os diferentes tipos de programas disponíveis:
Um mestrado é muito mais do que um diploma, conferindo múltiplas vantagens. Entre as principais, destacam-se:
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), cerca de 17% dos jovens adultos em Portugal, entre os 25 e os 34 anos, completaram um mestrado ou equivalente, uma percentagem que tem vindo a crescer com o aumento da procura pelas especialização e diferenciação no mercado de trabalho.
Considera os seguintes fatores e terás a tua resposta:
Na Universidade Europeia, existem programas adaptados às necessidades do mercado nos mais diversos setores, tais como:
O processo de candidatura a um ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Portugal pode variar entre instituições, mas, falando concretamente da Universidade Europeia, são estes os principais requisitos:
Relativamente aos critérios de seleção e seriação, são estas as condições a cumprir:
Se procuras uma formação que te prepare verdadeiramente para os desafios do mercado de trabalho, explora os mestrados da Universidade Europeia e escolhe o caminho que te permitirá destacares-te num futuro próximo.