
A tecnologia e o desporto evoluíram significativamente ao longo dos anos. Hoje, são sectores interligados que transformam como as equipas e os atletas treinam, competem e recuperam. A tecnologia desportiva aplica-se, por exemplo, ao uso de dispositivos portáteis para análise de dados, estudos de desempenho e melhoria de competências, entre muitas outras utilizações.
Se quiser dedicar-se a este sector e utilizar as novas tecnologias no desporto, poderá seguir a Licenciatura em Gestão do Desporto que une ciência e prática, integrando gestão, marketing e finanças ao contexto desportivo. Com docentes experientes e metodologia experiencial.
Por sua vez, o Mestrado em Gestão do Desporto prepara profissionais para responder às exigências digitais e estratégicas do sector. Com metodologia experiencial e foco em inovação, desenvolve competências avançadas para criar soluções que potenciam o impacto económico e social das organizações desportivas.
Tecnologia no desporto refere-se a ferramentas, sistemas e dispositivos tecnológicos concebidos para melhorar o desempenho de um atleta ou de uma equipa, bem como auxiliar na prevenção de lesões, no aperfeiçoamento dos treinos e na melhoria de resultados. Incluem-se igualmente os avanços que enriquecem a experiência dos espetadores.
Esta disciplina combina conhecimentos de engenharia, ciências do desporto, biomecânica, fisiologia e análise de dados, entre outros, para criar soluções inovadoras que impulsionam o sector.
A seguir, apresentam-se algumas das principais aplicações da tecnologia desportiva:
Estas são algumas das vantagens resultantes da integração da tecnologia no desporto:
Para atletas:
Para treinadores e equipas técnicas:
Para espetadores e público geral:
Dados recentes apontam que em termos económicos, em 2023 existiam 18.074 empresas no sector desportivo em Portugal. Estas empresas foram responsáveis por aproximadamente 2,8 mil milhões de euros de volume de negócios. Já os empregos no sector atingiram cerca de 52,5 mil pessoas em 2024, um aumento de 15,9% face ao ano anterior.
A nível do desporto, em 2023, havia 773.845 praticantes federados em Portugal, um aumento de 12,8% face ao ano anterior, sendo o futebol a modalidade com mais federados, com cerca de 215 mil. Estas estatísticas demonstram que existe um mercado relevante em Portugal, com capacidade de absorver profissionais com competências tecnológicas aplicadas ao desporto. Pode especializar-se em desporto com os cursos de Agenciamento e Gestão de Carreiras em Futebol ou Diretor Desportivo de Futebol.
A Universidade Europeia responde diretamente às exigências do mercado português, através de:
Dado o crescimento substancial de emprego, dos praticantes federados e do número de estudantes na área do desporto em Portugal, há uma procura clara por profissionais que dominem tecnologia aplicada, gestão, análise de dados e inovação.
Para quem pretenda avançar na carreira e nos estudos nesta área, a Universidade Europeia oferece programas como a Pós-Graduação Online em Diretor Técnico de Futebol, que prepara futuros diretores desportivos com competências em gestão, marketing, liderança e recrutamento.
A Pós-Graduação Online em Scouting forma profissionais capazes de responder às exigências atuais do desporto, com competências avançadas em análise de jogadores, mercados e modelos de negócio. Com metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas, incluindo inteligência artificial, prepara especialistas para liderar o presente e o futuro do Scouting.
Para estudantes, investigadores ou profissionais que desejem progredir na área do desporto aliado à tecnologia, é essencial adquirir formação específica que combine desporto, dados, engenharia e ciências da saúde. Além de manter-se atualizado com inovações tecnológicas, desenvolver competências práticas (experiência de projeto, uso de ferramentas, trabalho multidisciplinar) e considerar oportunidades de investigação ou especialização em domínios emergentes como IA, wearables, VR/AR e análise tática avançada.