O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Curso de Especialização em Health Insurance Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

Selecione o regime preferencial

Curso de Especialização em Health Insurance

Os seguros em geral desempenham um papel importante na proteção de interesses individuais e empresarias da sociedade, conferindo garantias ao nível das poupanças, do património, das responsabilidades perante terceiros, da vida e da saúde humanas.

Concretamente, os seguros de saúde – tecnicamente designados por seguros de “doença” - são atualmente a segunda linha de negócio mais relevante nos seguros de não vida apresentando taxas de crescimento substancialmente superiores às demais linhas de negócio.

Caracterizados por serem um suplemento aos serviços públicos de saúde, os seguros de saúde são atualmente uma realidade complexa que não se limita à tradicional comparticipação de despesas de saúde indo mais além do que a simples função de pagador.

Os desafios futuros que se colocam com o envelhecimento da população, a crescente migração de serviços de saúde do setor público para o privado, a digitalização da saúde, a evolução tecnológica ao nível dos dados e a complexa relação entre pagadores, prestadores, profissionais de saúde e consumidores, são elementos a ter em conta no panorama atual e futuro da saúde.

Presencial
Quinta do Bom Nome Início: 28 abr. 2023
7 meses Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê o Curso de Especialização em Health Insurance?

Benefícios
  • Programa especializado em seguros de saúde – reconhecendo que os seguros de saúde têm atualmente características distintas das demais linhas de negócio da atividade seguradora
  • Visão prática das temáticas – através de um corpo docente que está no “teatro de operações”, procura-se dotar os alunos com uma visão prática das temáticas abordadas.
  • Parcerias com intervenientes diretos – através de parcerias com entidades que são intervenientes diretos no atual modelo de seguros de saúde, procura-se potenciar uma aprendizagem experiencial através do contacto direto com operações reais.
  • Networking – contacto com diferentes profissionais do setor permitindo ampliar a rede própria de contactos para além da atividade seguradora.
Objetivos
  • Dotar os participantes de conhecimentos específicos ao nível dos seguros de saúde.
  • Promover o desenvolvimento de competências necessárias para compreender a dinâmica dos seguros de saúde que, sendo a segunda linha de negócio da atividade seguradora em não vida, implicam um nível de interação com diversos stakeholders radicalmente diferente das demais tipologias de seguros.
  • Dotar os participantes de conhecimentos numa área dos seguros em pleno crescimento e particularmente valorizada pela sociedade em geral tanto ao nível individual como empresarial.
Destinatários
  • Profissionais da atividade seguradora ligados às atividades de distribuição, técnicas e operacionais.
  • Prestadores de cuidados de saúde que habitualmente são responsáveis por parcerias/convenções com os seguradores de saúde.
  • Profissionais de setores de atividade próximos ao financiamento e à prestação de cuidados de saúde como por exemplo os da indústria farmacêutica que têm natural interesse em compreender as dinâmicas próprias dos seguros de saúde.
  • Profissionais de setores adjacentes ao ecossistema da saúde como sejam os ligados à tecnologia e dados pela via da digitalização da Saúde.
  • Profissionais das áreas de recursos humanos e gestão de pessoas pelo facto de os seguros de saúde serem atualmente percebidos com um importante benefício de compensação.

Parceiro

Programa em parceria com o Fórum Saúde XXI.

AF-logotipo-FSXXI-v-descritiva-2-cores-RGB - cópia.jpeg

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/Semana
Saúde em Mundo Global - One Health
Introdução à Saúde Pública e à Epidemiologia
Políticas de Saúde e Governação
O Setor da Saúde em Portugal
Direito em Saúde, Aspetos Éticos e Legais
6

Unidades curricularesHoras/Semana
Regulação em Saúde
Regulação e Supervisão de Seguros de Saúde
Proteção de Dados Pessoais
Enquadramento Legal
Papel dos Seguros de Saúde, Ética e Compliance
6

Unidades curricularesHoras/Semana
História dos Seguros de Saúde
Tendências demográficas
Atuariado
Avaliação e Seleção de Riscos
Gestão do Risco
6

Unidades curricularesHoras/Semana
Distribuição de Seguros de Saúde
Tipologia de Produtos, Serviços e Pricing
Pricing
Os intervenientes nos Seguros de Saúde
Avaliação e Seleção de Riscos
Gestão de Contactos
O IT e os Níveis de Transacionabilidade
6

Unidades curricularesHoras/Semana
História do Managed Care
Gestão Clínica
Gatekeeping, Disease e Case Management
Modelos de Contratação - Steering e Auditoria
Abuso, Fraude e Desperdício
6

Unidades curricularesHoras/Semana
Literacia em Saúde
Prevenção da Doença e Promoção da Saúde
Serviços de Bem-Estar e os Seguros de Saúde
Fidelização e Retenção
CRM nos Seguros de Saúde
6

Unidades curricularesHoras/Semana
Cuidados de Saúde Baseados em Valor
Ciência dos Dados e Análise dos Dados
Saúde Digital e os Cuidados de Saúde
Investigação Clínica
Inovação e Desenvolvimento em Cuidados de Saúde
6

Unidades curricularesHoras/Semana
Visita a operação de um parceiro
Conferência
Avaliação
6

Coordenação

Pedro Correia

Licenciado em Direito, detentor do Executive MBA do ISCTE Executive Education, conta com mais de 30 anos de experiência na atividade seguradora. É atualmente diretor geral da operação de saúde do grupo Ageas Portugal através da marca Médis, estando na sua responsabilidade as áreas de underwriting, pricing e advanced analytics, clínica, rede de prestadores, sinistros e otimização. Além das responsabilidades na definição da estratégia do grupo para a área da saúde, tem competências específicas na área do desenvolvimento técnico de produtos, formação do preço, avaliação do risco e controlo dos custos técnicos e operacionais. Na sua experiência na atividade seguradora, passou pelas áreas de vendas, marketing e vida risco e foi responsável por processos negociais com prestadores de cuidados de saúde do setor privado, contribuindo para a consolidação da primeira operação de managed care em Portugal. Tem uma sólida experiência na área da Saúde designadamente na implementação de modelos de managed care, gatekeeping, disease e case management e value based healthcare. Integra ainda a Comissão Técnica de Saúde da Associação Portuguesa de Seguradores tendo a seu cargo a coordenação de alguns grupos de trabalho dedicados ao estudo de temáticas relacionadas com os seguros de saúde.

Corpo docente

Adalberto Fernandes Campos

adalberto_campos.png

Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa. Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2018-2021). Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Integra o Regional Director’s Advisory Council on Innovation for Noncommunicable Diseases (NCD Advisory Council) da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. É especialista em Saúde Pública, detentor das Competências em Gestão de Serviços de Saúde e em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos, pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa e em Alta Direção de Instituições de Saúde pela Escola de Direção e Negócios (AESE). Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Integrou a Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Foi administrador de diversas entidades e instituições no setor da saúde (Hospital de Santa Maria, Hospital Pulido Valente, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Cascais, SAMS - Prestação Integrada de Cuidados de Saúde). Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Membro do Conselho Económico e Social. Membro do Conselho Consultivo da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Integra o Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. É membro da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde. É autor ou coautor de diversos trabalhos e publicações nas áreas da administração, das políticas e da gestão dos serviços de saúde, integrando diversas associações e sociedades científicas nacionais e internacionais. É atualmente Coordenador Estratégico da área das Ciências da Saúde da Universidade Europeia.

Lourdes Martín Méndez

lourdes_martin.png

Doutorada em Medicina e Cirurgia pela Universidad Autónoma de Madrid, (Licenciatura em 1997, Doutoramento em 2012), Especialista em Medicina Geral e Familiar, Mestre em Administração Médica e Gestão Clínica (Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Instituto Carlos III e Escuela nacional de Sanidad, 2014). Instrutora de Simulação (Center for Medical Simulation, Boston 2015), MBA (Universidad Europea de Madrid, 2017). Exerceu enquanto médica de família, na Gestão de Cuidados de Saúde Primários e no Serviço de Urgências do Hospital Ramón y Cajal. Diretora do Centro de Cuidados de Saúde Primários e Subdiretora Médica da Dirección Asistencial Oeste de la Gerencia de Atención Primaria de la Comunidad de Madrid. Coordenadora de Ensino (Académico-Hospitalar) da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde da Universidad Europea de Madrid, foi Diretora do Hospital Simulado da Universidad Europea de Madrid, sendo atualmente, desde novembro de 2021, Diretora Executiva da área das Ciências da Saúde da Universidade Europeia em Portugal. Do ponto de vista da investigação, realizou inúmeros estudos na área de Cuidados de Saúde Primários e qualidade e gestão no ensino superior, os quais resultaram em inúmeras publicações científicas, nacionais e internacionais, capítulos de livros, bem como participações em congressos.

José Mendes Ribeiro

Economista (ISEG, Lisboa). Formação especializada em “Advanced Managed Care” (EUA, Chicago, 1998 e “Architecting Business Change in Health Services” (EUA, Chicago, 1999); Post Graduação em “Gestão de Instituições Financeiras” (Universidade Católica Portuguesa, 2000).

Tem desempenhado funções de gestão no setor da saúde, em insituições públicas e privadas. Foi responsável pelo lançamento dos Hospitais Empresa (Ministério da Saúde (2003) e pela Reforma Hospitalar (Ministério da Saúde, 2012).

Foi Administrador no Hospital da Cruz Vermelha, no INSA (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e no Grupo Português Saúde. Diretor da área de saúde da Accenture, e membro do Conselho Científico da Fundação Francisco Manuel dos Santos e do Conselho Estratégico do Centro Clínico Académico da Universidade de Coimbra.

Saídas profissionais

O presente programa é indicado para todos aqueles que ambicionam obter um nível de conhecimento mais alargado sobre os seguros de saúde:

  • Seguradoras

  • Agentes e Corretores de Seguros (e demais distribuidores como por exemplo os bancos)

  • Subsistemas de saúde públicos ou privados

  • Hospitais

  • Clínicas e Consultórios

  • Farmácias

  • Indústria Farmacêutica

  • Indústria dos Dispositivos Médicos

  • Instituições que promovem o bem-estar (por ex: ginásios)

  • Ordens Profissionais com especial ligação ao setor

  • Associações profissionais

  • Tecnológicas

Podcast

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line