O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Curso de Especialização em Health Insurance Lisboa

Programa inovador que pretende dotar os profissionais de conhecimentos avançados sobre os seguros de saúde.

Selecione o regime preferencial

-30% Candidate-se até 26 de julho e beneficie da Bolsa de Apoio ao Estudo.

Curso de Especialização em Health Insurance

Os seguros desempenham um papel importante na proteção de interesses individuais e empresarias da sociedade, conferindo garantias ao nível das poupanças, do património, das responsabilidades perante terceiros, da vida e da saúde humanas.

Os desafios futuros que se colocam com o envelhecimento da população, a crescente migração de serviços de saúde do setor público para o privado, a digitalização da saúde, a evolução tecnológica ao nível dos dados e a complexa relação entre pagadores, prestadores, profissionais de saúde e consumidores, são elementos a ter em conta no panorama atual e futuro da saúde.

O Curso de Especialização em Health Insurance, é um programa inovador desenhado para dotar os profissionais de competências avançadas para que possam liderar a dinâmica dos seguros de saúde que, sendo a segunda linha de negócio da atividade seguradora em não vida, implicam um nível de interação com diversos stakeholders radicalmente diferente das demais tipologias de seguros.

(This programme is lectured only in Portuguese)

Presencial
Quinta do Bom Nome 18 ECTS
Início: Outubro 2024
60 horas | 7 meses Faculdade de Ciências da Saúde
Não conferente de grau

Porquê o Curso de Especialização em Health Insurance?

Benefícios
  • Programa especializado em seguros de saúde – reconhecendo que os seguros de saúde têm atualmente características distintas das demais linhas de negócio da atividade seguradora
  • Visão prática das temáticas – através de um corpo docente que está no “teatro de operações”, procura-se dotar os alunos com uma visão prática das temáticas abordadas.
  • Parcerias com intervenientes diretos – através de parcerias com entidades que são intervenientes diretos no atual modelo de seguros de saúde, procura-se potenciar uma aprendizagem experiencial através do contacto direto com operações reais.
  • Networking – contacto com diferentes profissionais do setor permitindo ampliar a rede própria de contatos para além da atividade seguradora.
Objetivos
  • Dotar os profissionais de conhecimentos específicos ao nível dos seguros de saúde.
  • Promover o desenvolvimento de competências necessárias para compreender a dinâmica dos seguros de saúde que, sendo a segunda linha de negócio da atividade seguradora em não vida, implicam um nível de interação com diversos stakeholders radicalmente diferente das demais tipologias de seguros.
  • Dotar os participantes de conhecimentos numa área dos seguros em pleno crescimento e particularmente valorizada pela sociedade em geral tanto ao nível individual como empresarial.
Destinatários
  • Profissionais da atividade seguradora ligados às atividades de distribuição, técnicas e operacionais.
  • Profissionais ligados aos prestadores de cuidados de saúde que habitualmente são responsáveis por parcerias/convenções com os seguradores de saúde.
  • Profissionais de setores de atividade próximos ao financiamento e à prestação de cuidados de saúde como por exemplo os da indústria farmacêutica que têm natural interesse em compreender as dinâmicas próprias dos seguros de saúde.
  • Profissionais de setores adjacentes ao ecossistema da saúde como sejam os ligados à tecnologia e dados pela via da digitalização da Saúde.
  • Profissionais das áreas de recursos humanos e gestão de pessoas pelo facto de os seguros de saúde serem atualmente percebidos com um importante benefício de compensação.
youtube thumbnail

Apoio

Programa com o apoio da Libax.

International Weekend

Ao frequentar este programa poderá participar na “International Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid (tour virtual,) localizada em Villaviciosa de Odón, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid, que recebeu o no ano 2022 a Acreditação pela SSIH (Society for Simulation in Healthcare) pela sua inovação e excelência na simulação de cuidados de saúde.

É também uma oportunidade para interagir e estabelecer ligações com estudantes de outros programas na área das Ciências da Saúde, do regime presencial e online.

A viagem, o alojamento e as refeições são responsabilidade do estudante.

O programa só se realizará caso seja atingido o número mínimo de inscrições.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/Semana
Saúde em Mundo Global - One Health
Introdução à Saúde Pública e à Epidemiologia
Políticas de Saúde e Governação
O Setor da Saúde em Portugal
Direito em Saúde, Aspetos Éticos e Legais
6

Unidades curricularesHoras/Semana
Regulação em Saúde
Regulação e Supervisão de Seguros de Saúde
Proteção de Dados Pessoais
Enquadramento Legal
Papel dos Seguros de Saúde, Ética e Compliance
6

Unidades curricularesHoras/Semana
História dos Seguros de Saúde
Tendências demográficas
Atuariado
Avaliação e Seleção de Riscos
Gestão do Risco
9

Unidades curricularesHoras/Semana
Distribuição de Seguros de Saúde
Tipologia de Produtos, Serviços e Pricing
Os intervenientes nos Seguros de Saúde
Avaliação e Seleção de Riscos
Gestão de Contactos
O IT e os Níveis de Transacionabilidade
6

Unidades curricularesHoras/Semana
História do Managed Care
Gestão Clínica
Gatekeeping, Disease e Case Management
Modelos de Contratação - Steering e Auditoria
Abuso, Fraude e Desperdício
9

Unidades curricularesHoras/Semana
Literacia em Saúde
Prevenção da Doença e Promoção da Saúde
Serviços de Bem-Estar e os Seguros de Saúde
Fidelização e Retenção
CRM nos Seguros de Saúde
9

Unidades curricularesHoras/Semana
Cuidados de Saúde Baseados em Valor
Ciência dos Dados e Análise dos Dados
Saúde Digital e os Cuidados de Saúde
Investigação Clínica
Inovação e Desenvolvimento em Cuidados de Saúde
6

Unidades curricularesHoras/Semana
Visita a operação de um parceiro
Conferência
Avaliação
6

Coordenação

Pedro Correia

Licenciado em Direito, detentor do Executive MBA do ISCTE Executive Education, conta com mais de 30 anos de experiência na atividade seguradora. É atualmente diretor geral da operação de saúde do grupo Ageas Portugal através da marca Médis, estando na sua responsabilidade as áreas de underwriting, pricing e advanced analytics, clínica, rede de prestadores, sinistros e otimização. Além das responsabilidades na definição da estratégia do grupo para a área da saúde, tem competências específicas na área do desenvolvimento técnico de produtos, formação do preço, avaliação do risco e controlo dos custos técnicos e operacionais. Na sua experiência na atividade seguradora, passou pelas áreas de vendas, marketing e vida risco e foi responsável por processos negociais com prestadores de cuidados de saúde do setor privado, contribuindo para a consolidação da primeira operação de managed care em Portugal. Tem uma sólida experiência na área da Saúde designadamente na implementação de modelos de managed care, gatekeeping, disease e case management e value based healthcare. Integra ainda a Comissão Técnica de Saúde da Associação Portuguesa de Seguradores tendo a seu cargo a coordenação de alguns grupos de trabalho dedicados ao estudo de temáticas relacionadas com os seguros de saúde.

Corpo Docente

Adalberto Fernandes Campos

adalberto_campos.png

Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2018-2021). Professor Catedrático Convidado da Universidade Europeia. Especialista em Saúde Pública. Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Integra o Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) da NOVA ENSP e o Comprehensive Health Research Centre (CHRC) da Universidade NOVA. Integra o Regional Director’s Advisory Council on Innovation for Noncommunicable Diseases (NCD Advisory Council) da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde. Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Membro do Conselho Económico e Social. Presidente do Conselho de Administração do Hospital Cruz Vermelha. Membro do Conselho Consultivo da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Vice-Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra. Foi Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente. Foi Presidente da Comissão Executiva dos SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, SA Hospital de Cascais. Integrou a Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Detentor das competências de Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde atribuídas pela Ordem dos Médicos.. Pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. Diploma do Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE, em Lisboa. Membro do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. Membro do Conselho de Curadores da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora. Consultoria Internacional em projetos na área das políticas, sistemas e organizações de saúde. Membro do Júri do Prémio João Lobo Antunes da SCML. É autor de dezenas de artigos e comunicações. Integra diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.

Ana Aragão

Licenciada em Matemática Aplicada tendo também efetuado o Curso de Especialização em Actuariado da Universidade Católica Portuguesa e a Pós-Graduação em Actuariado Não-Vida também da Universidade Católica Portuguesa. Foi assistente convidada das cadeiras de Matemáticas Atuariais I e II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e lecionou as cadeiras de Cálculo Actuarial I e II do Curso de Especialização em Actuariado da Universidade Católica Portuguesa. Conta com mais de 35 anos de experiência na atividade seguradora e é atualmente diretora técnica dos Ramos Saúde, Vida e Acidentes Pessoais da VICTORIA Seguros. Na sua experiência na atividade seguradora, passou também pelas áreas de Supervisão, Atuariado e Gestão de Risco e participou em vários grupos de trabalho organizados pela Associação Portuguesa de Seguradores.”

José Bento e Silva

Atual Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, tem uma vasta experiência na administração hospitalar e de unidades de saúde. Ao longo de sua carreira, desempenhou diversos cargos de liderança em instituições de saúde, incluindo o Hospital Lusíadas Porto e o Hospital CUF do Porto. Possui formação acadêmica em Economia e Ciências Empresariais, e é especializado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, e Healthcare Management pela Universidade de Stanford, EUA.

Paula Maia Fernandes

Jurista especialista na área do Direito da Saúde sobretudo nos domínios da informação de saúde, tratamento e proteção de dados pessoais, seguros de saúde e redes convencionadas de prestadores, Ética e Deontologia, bem como na área de Corporate Governance, de Assessoria Jurídica na gestão e controlo interno de organizações e projetos, e do Direito Económico e das Instituições Financeiras, Banca e Mercado de Valores Mobiliários. Tem trabalhado com órgãos de gestão de instituições bancárias, seguradoras e de hospitais, como assessora jurídica de corporate governance, compliance, supervisão, ética, deontologia e provedoria do cliente. Foi Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde no XXI Governo e Adjunta do Ministro da Saúde, no XVII e no XIX Governo, especialmente com funções de coordenação da área normativa e reguladora, elaboração dos projetos legislativos e sistematização do correspondente planeamento, bem como articulação com a Assembleia da República no âmbito da correspondente atividade parlamentar legislativa e de fiscalização. Foi Adjunta do Secretário de Estado do Tesouro do XI Governo com a área da Banca e dos Seguros, em especial na regulação dos regimes de acesso e exercício da atividade das instituições financeiras e das seguradoras. Licenciada pela Faculdade de Direito de Lisboa e Pós-graduada em Direito da Medicina e Direito Europeu pela Faculdade de Direito de Coimbra, Relações Internacionais e Direito Comunitário pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade Católica e Direito dos Valores Mobiliários e Corporate Finance pela Faculdade de Direito de Lisboa. Leciona e publica nas áreas da especialidade.

Pedro Machado

Pedro Machado 400x225.jpg

Doutorando em Engenharia e Gestão no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, por onde também concluiu o Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais. Detém um Máster en Administración y Dirección Internacional de Empresas pela Universidade Politécnica de Madrid, onde também concluiu a Pós-graduação em Comércio Exterior e Marketing Internacional e obteve o título de MBA. Possui uma Licenciatura em Informática e uma outra Licenciatura em Engenharia Multimédia, bem como mais de 40 certificações internacionais.

É diretor de topo do Grupo Ageas Portugal, onde assume a função de Data Protection Officer (DPO) para todas as entidades jurídicas do Grupo em Portugal. Presidente do GT de Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo e Proteção de Dados na Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP); Presidente da Assembleia-Geral da Associação de Encarregados de Proteção de Dados (AEPD); Membro do Cyber Resilience Working Group na European Funds and Asset Management Association (EFAMA) em Bruxelas; Coordenador do Comité de Cibersegurança da AFCEA Portugal; Presidente da Assembleia-Geral e Coordenador-Científico no Centro de Estudos de Segurança de Informação, Cibersegurança e Privacidade (CESICP). É docente em diversas Universidade e Politécnicos. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Economistas.

Saídas Profissionais

O Curso de Especialização em Health Insurance é indicado para todos aqueles que ambicionam um nível de conhecimento mais alargado sobre os seguros de saúde:

  • Seguradoras

  • Agentes e Corretores de Seguros (e demais distribuidores como por exemplo os bancos)

  • Subsistemas de saúde públicos ou privados

  • Hospitais

  • Clínicas e Consultórios

  • Farmácias

  • Indústria Farmacêutica

  • Indústria dos Dispositivos Médicos

  • Instituições que promovem o bem-estar (por ex: ginásios)

  • Ordens Profissionais com especial ligação ao setor

  • Associações profissionais

  • Tecnológicas

Podcast

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

None