O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-Graduação Hotel Technology and Innovation

Pós-Graduação em Hotel Technology and Innovation Lisboa

Formação prática assente em casos reais e lecionada por profissionais de referência no setor.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação em Hotel Technology and Innovation

A tecnologia e a inovação são essenciais no mercado da indústria hoteleira de ponta. Este curso tem uma vertente prática, de simulação e criação de soluções tecnológicas de suporte à decisão de um diretor hoteleiro, desde o controlo operacional, até à comunicação com clientes e stakeholders.

Num setor em constante evolução, a Pós-graduação em Tecnologia e Inovação na Hotelaria fornece competências de gestor hoteleiro contemporâneo, pela transmissão de conteúdos atuais, um corpo docente experiente e parceria ativa com três organizações líderes no negócio hoteleiro.

O programa interceta as melhores práticas tecnológicas com as mais recentes inovações, o paradigma nacional com o internacional e o saber-saber com o saber-fazer.

Presencial
Quinta do Bom Nome 30 ECTS
10 meses Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê a Pós-Graduação em Hotel Technology and Innovation?

Principais Benefícios
  • Dotar os participantes de controlo sobre soluções tecnológicas para a operação, distribuição e controlo da operação hoteleira
  • Colocar os participantes em contato com um corpo docente experiente, de reconhecido valor internacional, com a parceria ativa de 3 parceiros líderes no setor hoteleiro
  • Transmitir conhecimentos teóricos e práticos, pela contrução e simulação da realidade
  • Atualizar conhecimentos pela inclusão de 6 aulas-seminários com as discussões mais prementes da tecnologia e o mercado hoteleiro (departamentos, mercados, distribuição, comunicação,arquitetura e design, sustentabilidade, novas tecnologias)
  • Construção, ao longo dos 3 módulos, de um projeto aplicado (pessoal ou em grupo) à gestão/administração hoteleira passando pela conceção, construção e inovação
  • Conhecer profissionais reconhecidos pelo setor, permitindo um contato mais próximo com o mercado de trabalho.
Objetivos
  • Conhecer as ferramentas tecnológicas para a recolha e tratamento de informação sobre a operação, distribuição e controlo do negócio hoteleiro
  • Aprofundar conhecimentos sobre as mais recentes evoluções em comunicação e vendas no setor hoteleiro
  • Saber organizar e tratar dados para suporte de decisões, de forma simples e eficaz
  • Adaptar os conhecimentos obtidos às necessidades pessoais, pela execução de um projeto integrador e aplicado
  • Contrapor as melhores práticas internacionais com necessidades pessoais, para a inovação do serviço hoteleiro
  • Possibilitar o networking com líderes do setor tecnológico-hoteleiro, para a aprendizagem, discussão e empreendedorismo
  • Prever a evolução tecnológica no turismo e, em particular, nos setores do alojamento, comidas,bebidas, bem-estar e distribuição

Parceiros

O desenho do atual programa foi resultado de um trabalho entre a coordenação do mesmo e três parceiros especialista no negócio hoteleiro. Estes participarão ativamente na monitorização, lecionação e avaliação.

Plano de Estudos

Unidades curricularesHorasECTS
Turismo, Hotelaria e Tecnologia
Quebra gelo, resumo e definição dos conteúdos a serem lecionados, calendarização, execução e corpo docente:
  • Inovação e indústria 4.0
  • Gestão de processos e projetos
  • Softwares de aplicação hoteleira
  • Big Data, Analytics e inteligêsnica artificial da hotelaria
  • Projetos tecnológicos de referência na indústria hoteleira
  • Tecnologia e os conceitos de governança, ética, cibersegurança e risco
(inclui dois seminários com convidados de excelência)
102
Informação e Operação Hoteleira
  • Transformação Digital x Gestão Hoteleira
  • Gestão de Pessoas e Processos
  • Potenciando o uso dos PMS/ CRS/ CRM
102
Intermediação e Distribuição Global
  • Intermediação e Distribuição em turismo
  • Os GDS no contexto da distribuição em turismo e hotelaria
  • Amadeus Selling Platform: information, encode/decode, mandatory PNR fields, services e documents)
102
Controlo do negócio hoteleiro
  • O diagnóstico do rendimento: indicadores de performance, gestão e administração
  • O yield management na indústria hoteleira: core price, métodos de pricing
  • Previsão de vendas: métodos de previsão de vendas em hotelaria (clientes individuais e corporate)
153
Projeto I102

Unidades curricularesHorasECTS
Tecnologia mobile e social media na indústria hoteleira
  • A indústria hoteleira e a promoção
  • O mercado da Distribuição
  • A diferenciação do serviço
  • O mercado da Comunicação hoteleira contemporâneo
  • Tecnologia: o novo modus operandi
(inclui dois seminários com convidados de excelência)
102
Marketing Digital para a Hotelaria Internet – oportunidades e desafios para as empresas hoteleiras.
  • Exemplos práticos
  • As redes sociais e a blogosfera na comunicação: networking como ferramenta; storytelling
  • Webmarketing: web design, web promotion e web performance
  • Search Engine Marketing (SEM)
  • O novo consumidor online: prossumer, blending process e o salto para o online
  • Processo de compra on line no turismo e CRM (relacionamento e novos nichos)
  • O exemplo da Loja Online
153
Storytelling, online campaigns para a co-criação e copromoção de marca
  • O storytelling e campanhas online
  • Imagem e reputação da marca
  • Atividades e ferramentas de comunicação da marca
  • O papel das pessoas na construção de uma marca
  • O mercado e a internacionalização
102
A decisão baseada em business analytics
  • A tomada de decisão d agestão hoteleira com base em Business Intellingence (BI) e Business Analytics (BA)
  • Avaliação de sistemas de BI e BA e da infraestrutura tecnológica
  • Planeamento e implementação de soluções de Business Analytics com aplicação ao negócio hoteleiro
102
Projeto II
Forma de reflexão/tutorias sobre os assuntos abordados no módulo
O trabalho final, será uma apresentação oral para a aplicação de uma solução concreta para um estabelecimento.
152

Unidades curricularesHorasECTS
Transformação Digital no Turismo e na Hotelaria
  • A Inteligência Artificial na hotelaria
  • Biometria na Indústria da Hospitalidade
  • Robótica
  • Realidade Aumentada x Realidade Virtual no sector hoteleiro
  • Sucesso em Projetos Tecnológicos na indústria Hoteleira
  • Impacto das Novas Tecnologias para a Governança, Ética, Cibersegurança e Gestão de Riscos
102
Design Thinking
  • A inovação como ferramenta de competitividade hoteleira
  • O desenvolvimento de produtos/ serviços na indústria da hospitalidade: casos exemplares, etapas no desenvolvimento da inovação, o Plano de Negócios
  • Tipos de investidores e apoios ao investimento
153
Projeto III (I+II)
  • Forma de reflexão/tutorias sobre os assuntos abordados ao longo do curso
  • O trabalho final, será a apresentação escrita e oral para a aplicação de uma solução concreta para um estabelecimento
153

Coordenação

Paulo Alexandre Marques

Paulo Alexandre Marques colabora com a Universidade Europeia desde 2011. Leciona e efetua pesquisa científica nas áreas de gestão hoteleira como inovação, estratégia, gestão operacional ou negociação e em Turismo como planeamento, desenvolvimento e estratégia.

Além da prévia colaboração com instituições como ISCTE, Universidade Católica de Moçambique e Instituto Politécnico de Leiria, como docente e diretor de cursos, o docente detém um background técnico onde se inclui consultadoria estratégica a nível nacional e internacional e a direção de hotéis/resorts de qualidade internacionalmente reconhecida, em Portugal e no estrangeiro.

É Doutorando em Sociologia no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), Pós-graduado em gestão de Empreendimentos Turísticos pela Universidade do Algarve, Graduação Hoteleira pelo Turismo de Portugal e Licenciado em Gestão Turística e Hoteleira, no Instituto Politécnico de Leiria.

Docentes

Bernardo Bastos

Licenciado em Gestão Hoteleira e Mestre em Gestão e Estratégia Empresarial na Universidade Europeia, desenvolve a sua atividade profissional no âmbito da hotelaria e formação profissional sob o lema “A excelência do serviço que prestamos é o principal vetor para a satisfação dos nossos clientes só o conseguiremos através de uma incessante atenção ao detalhe.”

João Paulo Rodrigues

Doutorando em Tourism Management no ISCTE/UE, Mestre em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas e Licenciado em Informática de Gestão.

É Diretor de Marketing na Host Hotel Systems, onde nos últimos anos aproveitou as suas competências ligadas aos SI/TI canalizando-as para o Turismo e Hotelaria. Para além da promoção da marca Host Hotel Systems, tem tido a seu cargo a gestão dos principais projetos de implementação de sistemas de informação para a Hotelaria.

É Docente na Universidade Europeia desde 2010, onde foi também reconhecido como Professor Especialista em Gestão Hoteleira e em Ciências informáticas. Na UE, leciona nas áreas do Marketing Digital, ERP, CRM, Business Intelligence e Informática Aplicada ao Turismo e Hotelaria.

Foi docente na ESTHE – Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril e na Universidade Lusófona, nas áreas de Sistemas Informáticos e Sistemas de Gestão e Apoio à Decisão ligadas ao Turismo e Hotelaria.

Tem sido convidado para participar como orador, moderador e mentor em assuntos ligados ao Turismo, à Inovação e às Tecnologias, nomeadamente no Turismo de Portugal.

José Morais da Silva

José Morais da Silva é licenciado em Marketing, Publicidade e Relações-Públicas pelo ISLA -Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa, Mestre em Psicologia das Emoções pelo ISCTE-IUL –Instituto Universitário de Lisboa, com especialização em comunicação subliminar e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, com especialização em comunicação não verbal. É investigador júnior do CECC -Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP, inserindo-se na linha de investigação “Media, Tecnologia e Contextos”. As suas principais áreas de interesse são as Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, e a ciência do Comportamento do Consumidor. Tem desenvolvido especialização nas áreas do Marketing Digital, onde leciona nos programas de Licenciatura, Mestrados e Formação de Executivos. Domina as técnicas de SEO e os modelos de negócio online. Para além da docência, exerce funções de consultor na área do Business Development, Transformação Digital e Comunicação Estratégica, tendo participado recentemente como consultor para a implementação e lançamento da plataforma digital da oferta formativa da SGS Academy em Portugal, da multinacional SGS.

Luís Florêncio

Luís Florêncio é Professor Assistente na Universidade Europeia desde Março de 2007 (antigo ISLA Lisboa). É doutorando em e-Planning na Universidade Nova de Lisboa.

Actualmente acumula a função de IT Supervisor. É responsável pela gestão de projectos e desenvolvimento estratégico de sistemas de informação. Entre 2011 e 2013 foi Assessor do Reitor.

Entre 2007 e 2011 leccionou no Inst. Sup. Politécnico Internacional, no Inst. Sup. de Ciências Educativas e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Ao nível da investigação foi membro do e-Geo - Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional (FCSH-UNL), e do Labtec-CS Laboratório de Tecnologias para as Ciências Sociais (ISCSP), participando em projectos de investigação na área dos sistemas de informação, turismo e planeamento.

Orlando Fontan

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão.

Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation. Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA).

Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001. Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Unversidade Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

Sérgio Póvoas

Sérgio Póvoas é Licenciado em Economia. Começou a sua carreira profissional como responsável financeiro de uma empresa grossista de produtos alimentares, bebidas e

tabaco e ingressou, em 1996 ingressou na Gesbanha. Após 1999, passou a responsável do departamento, com trabalhos em diversas empresas ao nível dos elementos de

gestão, contabilidade analítica, contabilidade orçamental, reporting, projetos de investimento, avaliação de empresas e peritagens contabilísticas. Acumula funções

de Executive Director & Partner na empresa Gesventure, SA desde que esta foi criadaem Junho 1999.

A este nível assume responsabilidades na receção e acompanhamento de projetos, seleção de projetos, elaboração de Planos de Negócio e montagem financeira das operações. As suas áreas de especialização são

Capital de Risco, Empreendedorismo, Qualidade, Balanced Scorecard, Investimento e Estratégia empresarial.

Sofia Almeida

Sofia Almeida é doutora em Turismo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, e licenciada em Comunicação Empresarial. Atualmente é Professora Auxiliar da Faculdade Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia. É professora de Marketing de Turismo e Hotelaria; Gestão de Marcas, Comunicação Digital e Social Media; Marketing Digital e Gestão de Eventos. Actualmente é ainda coordenadora do Mestrado em Marketing Digital.

Sofia trabalhou durante quinze anos como Directora de Marketing no consórcio de marketing hoteleiro ARTEH® Hotels & Resorts, uma cadeia hoteleira independente com representação internacional. A sua investigação centra-se nas áreas de gestão hoteleira, redes, consórcios de marketing hoteleiro, marketing turístico, branding hoteleiro, marketing digital e, na partilha de conhecimento. Sofia é autora de vários artigos de investigação internacional, capítulos de livros, participação em dicionários e enciclopédias na área do turismo e gestão hoteleira. Detentora de prémios internacionais é ainda palestrante e organizadora de eventos na área de turismo. As suas actividades extra-curriculares centram-se na formação nacional e internacional e ainda na consultoria e participação em inúmeros projetos na área de turismo. Sofia é também investigadora integrada no Centro de Estudos Geográficos do CEG / IGOT da Universidade de Lisboa.

Saídas Profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Revenue Management na indústria hoteleira

  • Gestor de vendas e marketing

  • Gestor de comunicação (relações públicas, publicidade e de campanhas)

  • Gestor de e-commerce

  • Analista de mercado

  • Gestor de departamento hoteleiro (F&B, Alojamento, marketing e vendas, produto, operações)

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line