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Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
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Presencial: +351969704048

Curso de Especialização em Media Training Lisboa

Programa prático e inovador desenhado para dotar os profissionais de competências avançadas em saber comunicar eficazmente

Selecione o regime preferencial

-30% Candidate-se até 26 de julho e beneficie da Bolsa de Apoio ao Estudo.

Curso de Especialização em Media Training

O Curso de Especialização em Media Training pretende preencher uma lacuna no mercado de formações executivas em termos de middle management e tornar-se uma referência de mercado proporcionando uma visão atual e abrangente do setor dos media em Portugal. Este Programa oferece uma oportunidade única aos profissionais para aprofundarem os seus conhecimentos de forma teórico-prática numa área dinâmica, específica e enriquecedora. Este Programa foi projetado para capacitar os profissionais com as ferramentas essenciais para o sucesso. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprimorar as suas competências técnicas, comunicacionais e de imagem, mas também de explorar as tendências emergentes, como as competências comportamentais (em grupo e individualmente), compreender os aspetos éticos desta indústria e desenvolver uma visão holística das dinâmicas dos media, preparando-se para responder às exigências de jornalistas e diferentes audiências, mesmo em situações de crise.

Presencial
Quinta do Bom Nome Início: Novembro 2024
7 meses / 60h Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Não conferente de grau

Porquê o Curso de Especialização em Media Training?

Principais benefícios
  • Programa fortemente orientado para componente prática;
  • Diversas práticas em estúdio;
  • Forte ligação ao mercado de trabalho;
  • Abordagem multidisciplinar;
  • Programa orientado para as boas práticas da comunicação;
  • Forte possibilidade de networking;
  • Corpo docente composto por profissionais do setor.
Objetivos do programa
  • Dotar os profissionais de competências básicas e avançadas para saber comunicar eficazmente.
  • Desenvolver e aprofundar conhecimentos na área da comunicação.
  • Desenvolver competências ao nível das competências técnicas de media training.
  • Conhecer os fundamentos do Jornalismo e compreender a dinâmica do trabalho destes profissionais.
  • Saber interpretar a importância da imagem.
  • Possibilidade de interagir com diversos profissionais de comunicação, televisão, rádio e outras plataformas.
  • Desenvolver aptidões e competências comportamentais e emocionais nos diversos contextos do media training.
  • Identificar Boas Práticas a adotar na Gestão de Comunicação de Crise.
  • Identificar os princípios base da gestão de comunicação de crise.
  • Compreender o processo de comunicação e a gestão das mensagens-chave em gestão de crise;
  • Entender a importância dos Meios de Comunicação Social na Gestão de Crise.
Fatores inovadores
  • Aposta nas principais tendências o mercado (atuais e emergentes);
  • Laboratórios especializados;
  • Corpo docente composto por profissionais das várias áreas.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Sessão de Abertura & Projeto Final de Curso4

 

Unidades curricularesHorasECTS
Os Media em Portugal4
Compreender os Media
A relação com os Media
A eficácia da mensagem
O que está a mudar nos meios de comunicação
A relação entre jornalista e fonte
Quem é o autor nas redes sociais
Fact vs Fake
A dinâmica dos Media (Laboratório): Produção de conteúdos na ótica do Jornalista3
Unidades curricularesHorasECTS
Gerir a imagem pessoal3
Como se criam as primeiras impressões
Compreender a linguagem corporal (Ex: expressões positivas e negativas através dos gestos) e como influenciam o desempenho de uma entrevista
Unidades curricularesHorasECTS
Tipologias de entrevistas (Ex: TV, Rádio, Imprensa)4
A preparação para uma entrevista
Segredos de sucesso de uma entrevista
O Sucesso de uma entrevista (Laboratório): Simular uma entrevista de sucesso3
Unidades curricularesHorasECTS
A preparação4
A prestação oral
Estruturar as Mensagens
Técnicas para criar apresentações eficazes
Gestão do Tempo
Gestão de perguntas e interações desafiantes com a audiência
Técnicas prender a atenção da audiência
Speech Training em Estúdio3
Unidades curricularesHorasECTS
Regras de participação4
Preparação do tema
Conhecimento dos colegas de painel
Conhecimento da audiência
Fomentar uma participação equilibrada
Utilização eficaz do tempo
Criação de empatia
Simulação de mesa redonda2
Unidades curricularesHorasECTS
A importância dos Media no contexto social8
A formação da opinião pública
Dominar o Conceito de Crise numa Organização
Identificar os princípios base da gestão de comunicação de crise
Mapear Cenários de Risco de Crise numa organização
Projetar a matriz de vulnerabilidade, organizando os riscos por probabilidade fraca ou forte e impacto fraco ou forte
As fases da crise
Identificar boas e más práticas a adotar na eclosão de uma crise
Compreender o processo de comunicação e a gestão das mensagens-chave
Entender a importância dos Meios de Comunicação Social na Gestão de Crise
Entender as necessidades dos jornalistas ao nível de informação
A importância do Porta-Voz
Refletir sobre a importância do online na gestão de comunicação de crise
Formas de atuação para os diferentes media (TV, Rádio, Imprensa, etc.)
Gabinete de Comunicação de Crise3
Unidades curricularesHorasECTS
Protocolo e Cortesia4
Cultura e Diversidade
Comportamento e etiqueta em âmbito oficial e empresarial
Reputação e riscos reputacionais
Formas de Tratamento e Cumprimentos
Unidades curricularesHorasECTS
Gerir o stress e o bem-estar psicológico8
Avaliar competências pessoais
Desenvolvimento de competências em inteligência emocional

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Apresentação Projeto Final4

 

Coordenação

Carla Cachola

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e pós-graduada em Gestão de Destinos Turísticos, pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (Universidade Fernando Pessoa). Iniciou a sua atividade profissional numa agência de publicidade, em Lisboa. Foi técnica de Marketing e Relações Públicas no Grupo André Jordan, na Lusotur, em Vilamoura e no Belas Clube de Campo, em Lisboa. Foi secretária-geral da Associação Nacional das Regiões de Turismo, em Lisboa. Fez parte da equipa do Turismo na Revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Área Metropolitana de Lisboa. Foi diretora de marketing da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa. Foi membro da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa. Foi vogal da Comissão Executiva nas Comemorações dos 100 anos do Turismo em Portugal. Foi coordenadora técnica e formadora dos cursos técnicos de Marketing e Comunicação, Turismo e Organização de Eventos da Escola Profissional da Nazaré. Tem sido, ao longo da sua carreira coordenadora de inúmeros eventos corporativos, sociais e desportivos a nível regional, nacional e internacional. Coordenadora e docente da pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. Diretora executiva e docente da Pós-graduação de Wine Tourism, Marketing & Events, do ISLA Santarém. Autora de diversos artigos publicados. Autora de Livro Técnico “Gestão de Pessoas no Lazer, Animação & Eventos”, da Editora d’Ideias (2022).

Carla Cachola

André Gerson

CEO do GCIMEDIA Group. Licenciado em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social, tendo começado o seu percurso profissional na Media Consulting – Consultores de Comunicação. Esteve uns valentes anos noutra agência de comunicação como consultor e coordenador de contas, mas não resistiu à primeira paixão e voltou à Media Consulting para liderar a agência (está a celebrar uma década!). Lidera o GCIMEDIA Group, um dos maiores grupos de consultoria de comunicação em Portugal, que integra: GCI, agência de estratégia de marca; Media Consulting, consultoria de comunicação; WMK, eventos e ativação de marca; Sonomage, conteúdos audiovisuais; SSI - Sustainable Society Initiative, sustentabilidade e marketing ambiental; e MERAKI, agência de comunicação em Angola. Pelas suas mãos já passaram empresas e marcas de referência como Henkel, Unilever, Mondelēz International, Grupo TENDAM, Leroy Merlin, MG Motor, entre muitas outras. Em parceria com a Direção Geral do Consumidor, Ministério da Economia, fez parte da formulação do primeiro Guia de Boas Práticas no Marketing de Influência – Comunicação Comercial no Digital. É formador na área de Media Training, Speech Training e Gestão de Comunicação de Crise. Integra o Top 10 dos Profissionais das agências “Mais Admirados”, nomeados pelos marketers/decisores de comunicação no âmbito do estudo AGENCY SCOPE Portugal 2023-24 sobre Tendências no Sector da Comunicação e Criatividade em Portugal.

Docentes

Jornalista e pivot da CNN Portugal e da TVI, especializado na cobertura de conflitos, Direitos Humanos e política internacional. Conquistou mais de uma dezena de prémios e distinções, entre eles um Golden Nymph Award, no Festival de Televisão de Monte-Carlo, entregue pelo Príncipe Alberto II do Mónaco, e o prémio de Melhor Cobertura Jornalística, no Festival de Televisão de Veneza. É autor do livro A Última Fronteira, resultado de oito anos de investigação nas principais rotas migratórias na União Europeia e em duas zonas de conflito: Ucrânia e Palestina. Já entrevistou diversos líderes políticos nacionais e internacionais, desde Durão Barroso, antigo Presidente da Comissão Europeia, a Martin Schulz, antigo Presidente do Parlamento Europeu, ou Petro Poroshenko, antigo Presidente da Ucrânia. Trabalha há 16 anos em televisão, é licenciado em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social, e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, está concentrado na apresentação de jornais na CNN Portugal, condução de entrevistas e moderação de debates.

Chairman GCIMEDIA Group. A voz forte, ao estilo jornal radiofónico, denuncia ao longe o arranque do seu percurso profissional. Efetivamente, esteve sete anos na rádio como jornalista e esta foi a experiência apaixonante que lhe mostrou que a comunicação ia marcar o seu futuro. E assim foi. Trocou o microfone e as notícias pelo marketing e a comunicação, ao ingressar na Delta Cafés, onde desenvolveu inúmeros projetos, a inovação fez sempre parte da equação. Seguiu-se a direção de marketing da Smartbox e a vontade de fundar a sua empresa - WMK -, a quem juntou, 10 anos depois, a GCI. Depois Virtual Arena, a Sustainable Society Initiative e, mais recentemente a Media Consulting, Sonomage e a Meraki. Chairman do GCIMEDIA Group, gosta de empreender, de desafiar diariamente aqueles com quem trabalha. A assessoria política e public affairs são uma antiga paixão que se transformou numa das suas maiores especializações. E desengane-se quem ache que só tem este perfil sério associado à liderança empresarial. É Vê-lo com os seus 3 melhores amigos patudos, dois corso e um labrador, que o fazem rir e divertir.

Adora um bom debate (então se for político, “nem pestaneja”), mas odeia o discutir por discutir. Quando era criança adorava escrever notícias na máquina de escrever que havia em casa, mas sempre disse que queria gerir pessoas. O tempo havia de ditar o percurso e de concretizar na prática as brincadeiras e as falas da criança curiosa, que às escondidas da família apanhava amoras silvestres e lavava o vestido no rio, para que não se soubesse o que havia feito.

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, aceita bem cedo o desafio para ser jornalista na Revista Valor e mais tarde no Semanário Económico. A partir daí, as brincadeiras de criança assumem contornos sérios, num mundo onde a gestão, as pessoas, as conversas e as histórias coabitam. O convite para trocar as notícias pela Consultoria na GCI aguçam a curiosidade e a entrada num mundo novo. Com competências nas áreas de Public Affairs e Stakeholders Management, assume responsabilidade ao nível da Comunicação Corporate e de Gestão de Crise. É formadora na área de Media Training e Gestão de Comunicação de Crise. Para além de pós-graduada em Comunicação e Marketing Político, foi Deputada Municipal. Num percurso profissional marcado pelo imprevisto, acredita que todos os dias aprende algo novo e está sempre pronta para qualquer desafio. A serenidade do seu olhar transmite tempo e paciência, características que treina no momento em que dispara cada flecha do seu arco, paixão antiga a que agora se dedica nos tempos livres.

Diretor Executivo do BONS SONS nos anos de 2018 e 2019, integra a Equipa do Festival desde 2008. Com o intuito de conhecer o perfil dos visitantes do BONS SONS, e identificar os impactos económicos e sociais do festival no Concelho de Tomar coordena o Estudo de Públicos BONS SONS desde o ano de 2010. Assumiu em 2012 a Coordenação do Programa de Voluntariado BONS SONS, tendo desenvolvido um programa único a nível nacional, na seleção e recrutamento do perfil de candidatos a colaborar no festival. Tem participado na conceção e produção de dezenas de eventos de cariz cultural, musical e social com expressão regional e nacional, sendo um elemento ativo no associativismo. É Mestre em Psicologia Social e formação em Psicologia Clínica. Tem desenvolvido trabalho em projetos de investigação nas áreas das ciências sociais, sendo especialista em análise de dados. Desenvolve trabalho como consultor e na prática clínica.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, pós-graduado e mestrando em Comunicação, Cultura e tecnologias de informação pelo ISCTE, Pedro Costa começou a sua carreira na área da comunicação , com foco no Marketing e eventos. Começou na João Lagos Sports, seguindo-se outras agências e projetos próprios. Passou pela política , sendo autarca durante quase uma década e dirigente do Partido Socialista, participando na direção de várias campanhas eleitorais nacionais e locais.

Desde 2024 tem sido presença habitual em debates e comentário televisivo bem como assinado diversos artigos na imprensa escrita. É Diretor-Geral do GCIMEDIA Group, liderando em particular a área de comunicação institucional.

É licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos. Trabalhou dez anos na Presidência da República, onde acumulou a função de Adjunta Política com a de Responsável de Protocolo da Casa Civil. Teve a seu cargo o acompanhamento protocolar de inúmeras cerimónias e acompanhou o Chefe de Estado na visita aos mais variados sectores do país. Criou a TByrne Consulting, empresa especializada em consultoria e formação nas áreas do protocolo. Visando contribuir para o sucesso estratégico das empresas aposta no recrutamento seletivo e na formação contínua da sua equipa. No leque de oferta de serviços na área dos eventos institucionais conta com o apoio de uma vasta equipa protocol trainees (hospedeiras) e, desde o ano passado, com um novo serviço de liaison officers (oficiais de ligação a delegações estrangeiras).

Saídas profissionais

  • Reforçar competências essenciais ao desenvolvimento profissional no mercado da comunicação.
  • Integrar empresas de comunicação, agências de relações-públicas, departamentos de comunicação externa e outros em que o media training pode ser uma mais valia.
  • Progredir nas carreiras de comunicação, relações-públicas ou similar.

    Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

    None