-40% Bolsa de estudo até 7 de outubro (sujeito a vagas limitadas).
O Curso de Especialização em Media Training é um programa diferenciador, imersivo e multidisciplinar, desenhado para ir ao encontro das necessidades dos profissionais que pretendem destacar-se numa área tão desafiante como é o “saber comunicar”.
Neste programa, os participantes terão a oportunidade de aprimorar as suas competências técnicas, comunicacionais e de imagem, assim como de explorar as tendências emergentes, as competências comportamentais (em grupo e individualmente), compreender os aspetos éticos desta indústria e desenvolver uma visão holística das dinâmicas dos media, preparando-se para responder às exigências de jornalistas e diferentes audiências, mesmo em situações de crise.
Este Programa oferece uma oportunidade única aos profissionais para aprofundarem os seus conhecimentos de forma teórico-prática numa área dinâmica, específica e enriquecedora.
Esta especialização conta com a parceria com o GCIMEDIA Group.
Presencial | |
Quinta do Bom Nome | 7 meses / 60h |
Início: Novembro 2024 | Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Sessão de Abertura & Projeto Final de Curso | 4 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Os Media em Portugal | 4 | |
Compreender os Media | ||
A relação com os Media | ||
A eficácia da mensagem | ||
O que está a mudar nos meios de comunicação | ||
A relação entre jornalista e fonte | ||
Quem é o autor nas redes sociais | ||
Fact vs Fake | ||
A dinâmica dos Media (Laboratório): Produção de conteúdos na ótica do Jornalista | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Gerir a imagem pessoal | 3 | |
Como se criam as primeiras impressões | ||
Compreender a linguagem corporal (Ex: expressões positivas e negativas através dos gestos) e como influenciam o desempenho de uma entrevista |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Tipologias de entrevistas (Ex: TV, Rádio, Imprensa) | 4 | |
A preparação para uma entrevista | ||
Segredos de sucesso de uma entrevista | ||
O Sucesso de uma entrevista (Laboratório): Simular uma entrevista de sucesso | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
A preparação | 4 | |
A prestação oral | ||
Estruturar as Mensagens | ||
Técnicas para criar apresentações eficazes | ||
Gestão do Tempo | ||
Gestão de perguntas e interações desafiantes com a audiência | ||
Técnicas prender a atenção da audiência | ||
Speech Training em Estúdio | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Regras de participação | 4 | |
Preparação do tema | ||
Conhecimento dos colegas de painel | ||
Conhecimento da audiência | ||
Fomentar uma participação equilibrada | ||
Utilização eficaz do tempo | ||
Criação de empatia | ||
Simulação de mesa redonda | 2 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
A importância dos Media no contexto social | 8 | |
A formação da opinião pública | ||
Dominar o Conceito de Crise numa Organização | ||
Identificar os princípios base da gestão de comunicação de crise | ||
Mapear Cenários de Risco de Crise numa organização | ||
Projetar a matriz de vulnerabilidade, organizando os riscos por probabilidade fraca ou forte e impacto fraco ou forte | ||
As fases da crise | ||
Identificar boas e más práticas a adotar na eclosão de uma crise | ||
Compreender o processo de comunicação e a gestão das mensagens-chave | ||
Entender a importância dos Meios de Comunicação Social na Gestão de Crise | ||
Entender as necessidades dos jornalistas ao nível de informação | ||
A importância do Porta-Voz | ||
Refletir sobre a importância do online na gestão de comunicação de crise | ||
Formas de atuação para os diferentes media (TV, Rádio, Imprensa, etc.) | ||
Gabinete de Comunicação de Crise | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Protocolo e Cortesia | 4 | |
Cultura e Diversidade | ||
Comportamento e etiqueta em âmbito oficial e empresarial | ||
Reputação e riscos reputacionais | ||
Formas de Tratamento e Cumprimentos |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Gerir o stress e o bem-estar psicológico | 8 | |
Avaliar competências pessoais | ||
Desenvolvimento de competências em inteligência emocional |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Apresentação Projeto Final | 4 |
Jornalista e pivot da CNN Portugal e da TVI, especializado na cobertura de conflitos, Direitos Humanos e política internacional. Conquistou mais de uma dezena de prémios e distinções, entre eles um Golden Nymph Award, no Festival de Televisão de Monte-Carlo, entregue pelo Príncipe Alberto II do Mónaco, e o prémio de Melhor Cobertura Jornalística, no Festival de Televisão de Veneza. É autor do livro A Última Fronteira, resultado de oito anos de investigação nas principais rotas migratórias na União Europeia e em duas zonas de conflito: Ucrânia e Palestina. Já entrevistou diversos líderes políticos nacionais e internacionais, desde Durão Barroso, antigo Presidente da Comissão Europeia, a Martin Schulz, antigo Presidente do Parlamento Europeu, ou Petro Poroshenko, antigo Presidente da Ucrânia. Trabalha há 16 anos em televisão, é licenciado em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social, e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, está concentrado na apresentação de jornais na CNN Portugal, condução de entrevistas e moderação de debates.
Chairman GCIMEDIA Group. A voz forte, ao estilo jornal radiofónico, denuncia ao longe o arranque do seu percurso profissional. Efetivamente, esteve sete anos na rádio como jornalista e esta foi a experiência apaixonante que lhe mostrou que a comunicação ia marcar o seu futuro. E assim foi. Trocou o microfone e as notícias pelo marketing e a comunicação, ao ingressar na Delta Cafés, onde desenvolveu inúmeros projetos, a inovação fez sempre parte da equação. Seguiu-se a direção de marketing da Smartbox e a vontade de fundar a sua empresa - WMK -, a quem juntou, 10 anos depois, a GCI. Depois Virtual Arena, a Sustainable Society Initiative e, mais recentemente a Media Consulting, Sonomage e a Meraki. Chairman do GCIMEDIA Group, gosta de empreender, de desafiar diariamente aqueles com quem trabalha. A assessoria política e public affairs são uma antiga paixão que se transformou numa das suas maiores especializações. E desengane-se quem ache que só tem este perfil sério associado à liderança empresarial. É Vê-lo com os seus 3 melhores amigos patudos, dois corso e um labrador, que o fazem rir e divertir.
Adora um bom debate (então se for político, “nem pestaneja”), mas odeia o discutir por discutir. Quando era criança adorava escrever notícias na máquina de escrever que havia em casa, mas sempre disse que queria gerir pessoas. O tempo havia de ditar o percurso e de concretizar na prática as brincadeiras e as falas da criança curiosa, que às escondidas da família apanhava amoras silvestres e lavava o vestido no rio, para que não se soubesse o que havia feito.
Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, aceita bem cedo o desafio para ser jornalista na Revista Valor e mais tarde no Semanário Económico. A partir daí, as brincadeiras de criança assumem contornos sérios, num mundo onde a gestão, as pessoas, as conversas e as histórias coabitam. O convite para trocar as notícias pela Consultoria na GCI aguçam a curiosidade e a entrada num mundo novo. Com competências nas áreas de Public Affairs e Stakeholders Management, assume responsabilidade ao nível da Comunicação Corporate e de Gestão de Crise. É formadora na área de Media Training e Gestão de Comunicação de Crise. Para além de pós-graduada em Comunicação e Marketing Político, foi Deputada Municipal. Num percurso profissional marcado pelo imprevisto, acredita que todos os dias aprende algo novo e está sempre pronta para qualquer desafio. A serenidade do seu olhar transmite tempo e paciência, características que treina no momento em que dispara cada flecha do seu arco, paixão antiga a que agora se dedica nos tempos livres.
Diretor Executivo do BONS SONS nos anos de 2018 e 2019, integra a Equipa do Festival desde 2008. Com o intuito de conhecer o perfil dos visitantes do BONS SONS, e identificar os impactos económicos e sociais do festival no Concelho de Tomar coordena o Estudo de Públicos BONS SONS desde o ano de 2010. Assumiu em 2012 a Coordenação do Programa de Voluntariado BONS SONS, tendo desenvolvido um programa único a nível nacional, na seleção e recrutamento do perfil de candidatos a colaborar no festival. Tem participado na conceção e produção de dezenas de eventos de cariz cultural, musical e social com expressão regional e nacional, sendo um elemento ativo no associativismo. É Mestre em Psicologia Social e formação em Psicologia Clínica. Tem desenvolvido trabalho em projetos de investigação nas áreas das ciências sociais, sendo especialista em análise de dados. Desenvolve trabalho como consultor e na prática clínica.
Patrícia Matos é consultora de comunicação e ex-jornalista e pivot da TVI. Foi Coordenadora de comunicação e chefe de gabinete em substituição da Ministra da Agricultura e da Alimentação, no XXIII Governo Constitucional, Diretora de Inovação do Grupo Global Media, Coordenadora de Comunicação do eurodeputado Francisco Guerreiro, em Bruxelas, e, durante 13 anos, foi Jornalista e pivot da TVI e TVI24, onde apresentou vários formatos noticiosos, com destaque para o "Diário da Manhã", que dirigiu durante 10 anos, todos os dias entre as 6h30 e as 10h.É doutoranda em Ciência Política, autora de vários artigos científicos e livros. É professora universitária, formadora nas áreas de media training e liderança e coach.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, pós-graduado e mestrando em Comunicação, Cultura e tecnologias de informação pelo ISCTE, Pedro Costa começou a sua carreira na área da comunicação , com foco no Marketing e eventos. Começou na João Lagos Sports, seguindo-se outras agências e projetos próprios. Passou pela política , sendo autarca durante quase uma década e dirigente do Partido Socialista, participando na direção de várias campanhas eleitorais nacionais e locais.
Desde 2024 tem sido presença habitual em debates e comentário televisivo bem como assinado diversos artigos na imprensa escrita. É Diretor-Geral do GCIMEDIA Group, liderando em particular a área de comunicação institucional.
É licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos. Trabalhou dez anos na Presidência da República, onde acumulou a função de Adjunta Política com a de Responsável de Protocolo da Casa Civil. Teve a seu cargo o acompanhamento protocolar de inúmeras cerimónias e acompanhou o Chefe de Estado na visita aos mais variados sectores do país. Criou a TByrne Consulting, empresa especializada em consultoria e formação nas áreas do protocolo. Visando contribuir para o sucesso estratégico das empresas aposta no recrutamento seletivo e na formação contínua da sua equipa. No leque de oferta de serviços na área dos eventos institucionais conta com o apoio de uma vasta equipa protocol trainees (hospedeiras) e, desde o ano passado, com um novo serviço de liaison officers (oficiais de ligação a delegações estrangeiras).
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line