O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: +351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Professoras da Universidade Europeia participam no XIII International Tourism Congress

22 dez 2021

As professoras da Universidade Europeia, Ana Lucas e Ana Ramires, participaram no XIII International Tourism Congress, que teve lugar no Estoril, em formato online, de 27 a 29 de outubro 2021. As docentes apresentaram o trabalho "Restaurants in PORTUGAL: Management for liquidity or profitability?", tendo o artigo recebido uma mençao honrosa.

O objetivo do estudo foi identificar as bases de decisão dos investidores portugueses em restaurantes, se na ótica da liquidez ou da rentabilidade, por regiões NUTS II. A estrutura empresarial portuguesa assenta essencialmente em pequenas e microempresas e as unidades de restauração não são exceção. Embora, geralmente, o principal objetivo dos investidores seja a rentabilidade, na maioria dessas empresas a gestão operacional é baseada na liquidez.

Para o estudo, foi recolhida informação financeira de 16.716 empresas de restauração constantes da base de dados SABI e analisado o efeito da região na liquidez e rentabilidade, no período pré-Covid, entre 2015 e 2019. Os resultados determinaram, em primeiro lugar, que a orientação destas empresas era efetivamente a liquidez, ao invés da rentabilidade. Apurou-se também a existência de efeito principal significativo da região sobre a liquidez e sobre a rentabilidade ao longo do tempo, sendo a liquidez média das empresas em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve superior à de outras regiões. Relativamente à rentabilidade, o Algarve apresentou valores mais elevados do que todas as outras regiões.

A pertinência do estudo resulta da necessidade urgente de apoiar as decisões dos investidores no setor da restauração, uma vez que nos anos pós-COVID-19, as tomadas de decisão deverão ser mais precisas para recuperar do período pandémico que atingiu muito seriamente o sector.  Embora a investigação na indústria hoteleira e de alojamento já esteja em pleno desenvolvimento, no sector da restauração é ainda incipiente, pretendendo-se com este estudo encorajar este tópico de investigação.