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O doutoramento em Psicologia emerge como o fruto de uma séria aposta nesta área científica, não só através do provimento de um corpo docente altamente qualificado e orientado para a investigação, como também no investimento em infraestruturas próprias e recursos específicos, que servem tanto propósitos pedagógicos, como se assumem como promotores intencionais das atividades científicas de estudantes e docentes. O plano de estudos privilegia o reconhecimento e integração das mais...
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O doutoramento em Psicologia emerge como o fruto de uma séria aposta nesta área científica, não só através do provimento de um corpo docente altamente qualificado e orientado para a investigação, como também no investimento em infraestruturas próprias e recursos específicos, que servem tanto propósitos pedagógicos, como se assumem como promotores intencionais das atividades científicas de estudantes e docentes. O plano de estudos privilegia o reconhecimento e integração das mais recentes tendências de investigação em psicologia, quer conceptuais, quer metodológicas.

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Duração

8 Semestres

Tipo

DOUTORAMENTOS

Área Formação

Desporto & Saúde

Principais Benefícios

Atendendo ao potencial de investigação e aos resultados já obtidos pela equipa docente, este ciclo de estudos tem 3 áreas de especialização:

  • Psicologia Clínica e da Saúde;
  • Psicologia Económica e das Organizações;
  •  Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

O investimento realizado em infraestruturas e recursos, bem como as redes de investigação que os docentes têm construído ao longo das suas carreiras, proporcionarão a realização de investigação original na área da Psicologia em estreita articulação com projetos de investigação desenvolvidos pelos investigadores da Universidade Europeia, quer individualmente, quer integrados nos projetos de investigação que estes coordenam, quer através da frequência da UC “Imersão em Projeto de Investigação em Psicologia”, quer através da realização da tese de doutoramento. Além disso, este investimento permite também o contacto com investigadores de excelência, nomeadamente através da realização da UC “Seminário Doutoral em Psicologia” e do convite a que estas personalidades possam participar nos júris de projeto de tese e de tese de doutoramento. Espera-se estimular a produção dos doutorandos e a disseminação dos resultados junto da comunidade científica, para a qual a UC “Desenvolvimento de Pesquisa e Publicação” dará um contributo relevante, apoiando a intencionalização do seu trabalho de investigação científica em Psicologia, para a promoção da sua publicação/disseminação junto da comunidade científica e da sociedade. 

Objetivos

O programa tem um valor de 240 ECTS, distribuídos por um período de 4 anos, e tem como objetivos gerais:

  • Proporcionar aos doutorandos uma formação em psicologia avançada no domínio teórico e metodológico, bem como um conhecimento aprofundado da investigação em psicologia, quer fundamental, quer aplicada;
  • Estimular a produção dos doutorandos e a disseminação dos resultados junto da comunidade científica;
  • Promover o contacto com investigadores de excelência visando alargamento de fronteiras em ciência e o ampliar dos horizontes de investigação;
  • Criar as condições necessárias para a realização de uma investigação original na área da Psicologia em estreita articulação com projetos de investigação desenvolvidos pelos investigadores da Universidade Europeia, quer individualmente, quer integrados nos projetos de investigação que estes coordenam.

No que concerne aos objetivos específicos, estes consistem em:

  • Demonstrar uma compreensão sistemática da área científica da Psicologia, em particular na área da especialização selecionada;
  • Revelar domínio e mestria nas metodologias de investigação em Psicologia;
  • Demonstrar a competência para conceber, planear e implementar um projeto de investigação cientificamente rigoroso, cumprindo todos os critérios de integridade académica e os procedimentos éticos e deontológicos da Psicologia;
  • Contribuir através de uma investigação científica original para o alargamento das fronteiras do conhecimento, provendo o desenvolvimento tecnológico, social e cultural da sociedade de conhecimento;
  • Desenvolver um trabalho extensivo e sustentado nos mais rigorosos critérios científicos, passível de reconhecimento nacional e internacional, através de publicação indexada em bases de dados de referência;
  • Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
  • Comunicar eficientemente com os seus pares, com a comunidade académica e a sociedade.

Provas de Ingresso

Os candidatos têm de obedecer a um dos seguintes requisitos:

• Licenciados em Psicologia (Pré-Bolonha, com 5 anos), com a classificação mínima de 16 valores;
• Mestres em Psicologia;
• Licenciados Pré-Bolonha e Mestres de outras áreas do conhecimento (e.g.: Ciências da Educação, Trabalho, Saúde).

Os candidatos à matrícula serão selecionados pelo CC, sob proposta do Coordenador, tendo em conta os seguintes critérios:

• CV académico e profissional;
• Posse de mestrado e classificação obtida;
• Classificação da licenciatura;
• Conhecimentos da língua inglesa;
• Entrevista de motivação;
• Cartas de recomendação.

O CC, sob proposta do Coordenador, poderá determinar a obrigatoriedade de frequência e aprovação de UC de cursos de pós-graduação, como condição prévia para matrícula.Número máximo de admissões por ano: 12 alunos

Corpo Docente

Coordenador
Joaquim Soares
Coordenador
Miguel Nery

Psicologia e Ciências do Comportamento

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Tendências Recentes da Investigação e Prática em Psicologia
Promove uma perspetiva holística e abrangente da mais recente e inovadora investigação científica que tem sido desenvolvida na última década. Em cada área de especialização salientar-se-á o estado de arte e os principais desenvolvimentos. É dada especial importância à promoção de competências metodológicas, dedicando-se um número elevado de ECTS (30) às UC que têm esse objetivo. Garante-se, assim, que os estudantes têm uma preparação teórica e metodológica adequada ao desenvolvimento de trabalho científico de ponta.
6
Imersão em Projeto de Investigação em Psicologia

Pretende-se que os doutorandos sejam integrados como investigadores reais em projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), internacionalmente competitivos, visando a criação e consolidação de conhecimentos e competências, que permitam: experimentar in loco o ambiente de um grupo de investigação em ação; integrar a cultura científica inerente ao um grupo de investigação; estabelecer, consolidar e experimentar rotinas de trabalho em linhas de investigação, nomeadamente de gestão de equipas de trabalho, envolvendo abordagens sinérgicas, complementares e coerentes; gerir eficientemente cronogramas de investigação e orçamentos de projetos de investigação, reconhecendo os circuitos de validação de despesas e pagamentos junto de entidades financiadoras de projetos de investigação internacionalmente competitivos. Pretende-se que tenham a oportunidade de presenciar, experimentar e participar ativamente na resolução de problemas científicos e tecnológicos complexos.

6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Desenho de Pesquisa em Psicologia

Este módulo foca a conceptualização de investigação em áreas diversas da Psicologia através do: 1) escrutínio de desenhos de investigação distintos que são frequentemente utilizados, 2) provimento de exemplos práticos de investigação, e 3) envolvimento ativo dos estudantes na sua investigação doutoral original.

6
Psicologia Clínica e da Saúde

Procura-se proporcionar um conhecimento aprofundado da investigação em psicologia Clínica e da Saúde, quer fundamental, quer aplicada.

12
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento

Procura-se proporcionar um conhecimento aprofundado da investigação em psicologia da Educação, quer fundamental, quer aplicada.

12
Psicologia Económica e Organizacional

Procura-se proporcionar um conhecimento aprofundado da investigação em psicologia da Económica e Organizacional, quer fundamental, quer aplicada.

12
Neuropsicologia

Esta UC pretende atualizar e aprofundar os modelos conceptuais e as técnicas de investigação das Neurociências Cognitivas, com especial enfase na investigação dos circuitos cerebrais subjacentes aos processos mentais e comportamento humano. 

12
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Análise Avançada de Dados

O objetivo da aprendizagem da UC é reativar e desenvolver competências de metodologia científica que permitam ao doutorando conceber e implementar o modelo de análise da sua dissertação de doutoramento.

3
Projeto de Investigação em Psicologia

No final do periodo de aprendizagem, o doutorando deverá ser capaz de: 1) Identificar áreas da Psicologia com necessidade de desenvolvimento de nova evidência científica; 2) Formular questões de investigação factíveis, novas, éticas e relevantes de forma adequada e completa, preferencialmente obedecendo à estrutura PICO; 3) Identificar e reunir a equipa de orientação; 4) Efetuar revisões bibliográficas para fundamentar a necessidade do desenvolvimento do projeto e caracterizar o estado da arte; 5) Selecionar métodos e procedimentos adequados para responder à questão de investigação de forma válida e factível; 6) Formular os resultados esperados e o mérito científico e inovador; 7) Planificar, tarefas, etapas e resultados; 8) Identificar os elementos necessários para a criação de um protocolo para apresentação a Conselho Científico, Comissão de Ética, candidaturas a financiamentos e desenvolvimento de uma tese de doutoramento.

18
Seminário Doutoral em Psicologia

No final do período de aprendizagem, o doutorando deverá ser capaz de: 1) Compreender de forma sistemática o domínio científico da Psicologia; 2) Dominar as competências, aptidões e métodos de investigação associados à Psicologia; 3) Demostrar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica; 4) Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; 5) Demonstrar que desenvolve uma quantidade significativa de trabalho de investigação original que irá contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte da qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações sujeitas a “referee”; 6) Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a área em que é especializado; 7) Demonstrar que o seu trabalho irá promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Desenvolvimento de Pesquisa e Publicação

Trata-se de unidade curricular que pretende, desde o início do percurso académico dos estudantes de doutoramento, desenvolver um planeamento eficiente da sua carreira não só enquanto investigador, mas essencialmente enquanto autor de publicações científicas. A capacidade de selecionar as publicações adequadas ao material científico que produzem, bem como de identificar os princípios básicos da publicação científica, serão os resultados de aprendizagem pretendidos. O trabalho desenvolvido nesta unidade curricular pretende ainda poder ser generalizável para a seleção e desenvolvimento do seu projeto de investigação que consubstanciará a sua tese final.

3
Projeto de Investigação em Psicologia

No final do periodo de aprendizagem, o doutorando deverá ser capaz de: 1) Identificar áreas da Psicologia com necessidade de desenvolvimento de nova evidência científica; 2) Formular questões de investigação factíveis, novas, éticas e relevantes de forma adequada e completa, preferencialmente obedecendo à estrutura PICO; 3) Identificar e reunir a equipa de orientação; 4) Efetuar revisões bibliográficas para fundamentar a necessidade do desenvolvimento do projeto e caracterizar o estado da arte; 5) Selecionar métodos e procedimentos adequados para responder à questão de investigação de forma válida e factível; 6) Formular os resultados esperados e o mérito científico e inovador; 7) Planificar, tarefas, etapas e resultados; 8) Identificar os elementos necessários para a criação de um protocolo para apresentação a Conselho Científico, Comissão de Ética, candidaturas a financiamentos e desenvolvimento de uma tese de doutoramento.

18
Seminário Doutoral em Psicologia

No final do período de aprendizagem, o doutorando deverá ser capaz de: 1) Compreender de forma sistemática o domínio científico da Psicologia; 2) Dominar as competências, aptidões e métodos de investigação associados à Psicologia; 3) Demostrar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica; 4) Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; 5) Demonstrar que desenvolve uma quantidade significativa de trabalho de investigação original que irá contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte da qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações sujeitas a “referee”; 6) Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a área em que é especializado; 7) Demonstrar que o seu trabalho irá promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Tese em Psicologia

Este CE implica a elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento da Psicologia. Esta UC tem como objetivo colocar os doutorandos perante a necessidade de estabelecerem um plano de investigação consistente e completo, apoiado na previsão de todas as fases de investigação, desde a recolha de dados bibliográficos à familiarização com os instrumentos críticos relevantes e à redação da Tese. Para isso, será necessário desenvolver, nos doutorandos, competências que lhe permitam: a compreensão sistemática no domínio científico de estudo; o domínio de métodos e técnicas de investigação pertinentes no domínio científico da Psicologia; formular a questão de investigação, enquadrá-la no estado da arte, identificar um quadro teórico, operacionaliza-lo e investiga-lo de forma rigorosa, com resultados consubstanciados, inovadores e com relevância social e económica, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas.

24
Seminário Doutoral em Psicologia

No final do período de aprendizagem, o doutorando deverá ser capaz de: 1) Compreender de forma sistemática o domínio científico da Psicologia; 2) Dominar as competências, aptidões e métodos de investigação associados à Psicologia; 3) Demostrar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica; 4) Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; 5) Demonstrar que desenvolve uma quantidade significativa de trabalho de investigação original que irá contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte da qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações sujeitas a “referee”; 6) Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a área em que é especializado; 7) Demonstrar que o seu trabalho irá promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

6
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Tese em Psicologia

Este CE implica a elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento da Psicologia. Esta UC tem como objetivo colocar os doutorandos perante a necessidade de estabelecerem um plano de investigação consistente e completo, apoiado na previsão de todas as fases de investigação, desde a recolha de dados bibliográficos à familiarização com os instrumentos críticos relevantes e à redação da Tese. Para isso, será necessário desenvolver, nos doutorandos, competências que lhe permitam: a compreensão sistemática no domínio científico de estudo; o domínio de métodos e técnicas de investigação pertinentes no domínio científico da Psicologia; formular a questão de investigação, enquadrá-la no estado da arte, identificar um quadro teórico, operacionaliza-lo e investiga-lo de forma rigorosa, com resultados consubstanciados, inovadores e com relevância social e económica, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas.

24
Seminário Doutoral em Psicologia

No final do período de aprendizagem, o doutorando deverá ser capaz de: 1) Compreender de forma sistemática o domínio científico da Psicologia; 2) Dominar as competências, aptidões e métodos de investigação associados à Psicologia; 3) Demostrar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica; 4) Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; 5) Demonstrar que desenvolve uma quantidade significativa de trabalho de investigação original que irá contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte da qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações sujeitas a “referee”; 6) Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a área em que é especializado; 7) Demonstrar que o seu trabalho irá promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

6

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Setembro Quinta do Bom Nome

Galeria

Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 14/09/2020

Registo nº R/A-Cr 152/2020, de 28/09/2020 (DGES)

Despacho nº 9709/2020, DR nº195/2020 , Série II de 2020-09-07

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