O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Alunos da Universidade Europeia, IADE e IPAM arrancam com os Clubes de Estudantes

27 jan 2017

Decorreu na passada terça feira (24 de janeiro de 2017), pela primeira vez na Universidade Europeia (auditorio do campus da Quinta do Bom Nome, em Carnide), o **STUDENT CLUBS VERS ÃO 0.0**, sessao dedicada a apresentaçao dos diferentes clubes de estudantes, criados no ambito da Academia de Competencias.

Na presença do Senhor Engenheiro Marcos Ribeiro, Diretor Geral do Santander Universidades, instituição que se associou ao projeto da Universidade Europeia em geral, e da Academia de Competências, em particular, mas também da equipa reitoral, Professor Doutor João Proença (Reitor) e Professoras Doutoras Diana Dias e Cláudia Ribeiro (Vice-reitoras), Diretores das diferentes Escolas da Universidade Europeia e IPAM, membros da gestão da Laureate Portugal, Provedora do Estudante, Presidentes da Associação de Estudantes (UE, IADE e IPAM), Professores e estudantes, os diferentes Clubes de Estudantes subiram a palco para apresentar os seus clubes.

O STUDENT CLUBS VERSÃO 0.0 iniciou, pelas 17h, com umas breves palavras de abertura e boas vindas por parte da Academia de Competências, na pessoa da Professora Doutora Liliana Faria, que começou por agradecer a presença de todos, congratular os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos clubes até ao momento, bem como explicar o processo de criação da Academia de Competências e dos Clube de Estudantes.

Começou por referir que a Academia de Competências, é um projeto da Reitoria da Universidade Europeia, liderado pelo senhor Reitor, Professor Doutor João Proença, e coordenado por ela própria, Liliana Faria, e pela professora Catarina Lisboa, que tem como objetivo criar um espaço privilegiado de valorização e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e éticas, essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos estudantes, através da aprendizagem informal – learning by doing. Completamente centrado nos Estudantes, no desenvolvimento das suas capacidades, mas também na sua responsabilização, a Academia de Competências visa criar uma atmosfera muito rica para que o potencial dos Estudantes possa emergir. Assim sendo, tem como Missão: identificar, formar e colocar em rede estudantes ChangeMakers através de clubes de estudantes.

Na sequência da explicação do que é a Academia de competências foi ainda explicado que os Clubes de estudantes são grupos de estudantes, das diferentes instituições e cursos da Laureate Portugal, criados, organizados e geridos por estudantes, sob a coordenação da Academia de Competências e que foram constituídos através de duas etapas: 1) call de candidaturas para líderes de clubes, onde o que solicitávamos era que nos trouxessem uma ideia de clube, onde todos os candidatos que passaram por um rigoroso processo de seleção (avaliação curricular e extra curricular, pitch e entrevista) e ; 2) após a seleção dos líderes de cada clube, foi criada uma equipa, de acordo com o perfil de competências e interesses dos estudantes. Todos os clubes foram convidados a desenvolver uma proposta das suas missões, valores e propostas de atividades e a discuti-los a numa sessão à reitoria.

Findas as notas de abertura, foram convidados a subir ao palco, pela seguinte ordem, os sete clubes de estudantes da Academia de Competências: Counsulting UI Can Club, Europeia Meeting Club, Europeia Business Factory, Pluma - Clube de Jornalistas, Equilibrium Club, VOICES Club, e Clube de Eventos.

Alunos da UE, IADE e IPAM arrancam com clubes de estudantes

As apresentações dos clubes decorreram ao longo de cerca de 50 minutos, findos os quais, tomou palavra a Professora Catarina Lisboa, que saudou e agradeceu o contributo e o entusiasmo de todos e chamou a palco o Engenheiro Marcos Ribeiro e o Professor Doutor João Proença, para proferirem umas breves palavras e, assim encerrarem o evento - STUDENT CLUBS VERSÃO 0.0.

No final houve ainda espaço para um momento de convívio e partilha de ideias e recrutamento de novos elementos entre os elementos dos clubes e os presentes, num pequeno coffee break, na tenda.

Durante o evento, o Pluma – Clube de Jornalistas, teve a oportunidade de fazer a cobertura do mesmo e, no final procedeu à realização de entrevistas às várias pessoas envolvidas nos Clubes de Estudantes, com especial foco nos líderes de cada um. Abaixo, deixamos um pequeno apanhado dessas entrevistas,

O Consulting UI Can Club, através da sua líder Carolina Santos, compromete-se a prestar consultoria a empresas e jovens empreendedores. O Clube de Eventos, através de Tiago Gouveia, propõe-se a “criar Eventos que unam os alunos à Universidade”. O Europeia Meeting Club, pela voz de Carolina Pego, propõe a “criação de tertúlias com estudantes em torno de um tema e debates com convidados”. O Pluma compromete-se, segundo Pedro Nunes, a “formar futuros jornalistas através da criação de conteúdo na área da imagem, reportagem e da produção”. Por sua vez, o Equilibrium, com Carolina Dias como representante, pretende “ajudar os estudantes a adquirir hábitos saudáveis e com isso sentirem-se melhor consigo próprios e, consequentemente, ter um melhor rendimento académico”. O Voices, segundo Luís Medeiros, procura “angariar voluntários e trabalhar as suas competências colocando-as no mercado de voluntariado”.

@ Fotografias: Pluma - Clube de Jornalistas