O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Dias Doutorais - 1ª Edição

04 jun 2015

Primeira ediçao dos Dias Doutorais, promovido no ambito do [Doutoramento em Gestao do Turismo](https://www.europeia.pt/oferta-formativa/mestrados-e- doutoramentos/doutoramentos/gestao-do-turismo "Doutoramento em Gestão do Turismo"), decorreu de 22 a 29 maio e contou com a participaçao de prestigiados investigadores nacionais e internacionais. Os temas mais emergentes na area do turismo e hospitalidade foram discutidos com os estudantes de doutoramento das ediçoes de 2013/2014 e 2014/2015. Um programa extremamente multidisciplinar animou os Dias Doutorais que contaram com a participaçao massiva de ambas as turmas.

No dia 22 de Maio, Justyna Majewska, de Poznan University of Economics (Poland), dissertou sobre a necessidade de estudar as questões turísticas internacionais, nacionais e regionais numa perspetiva económica. Porque a investigação em turismo não pode ser dissociada da competitivadade e das fontes de financiamento existentes, no dia 27 de maio ofereceu-se um debate sobre Turismo 2.0: Como competir na Economia Global.

O terceiro dia desta edição devolveu aos estudantes o protagonismo com a aprovação, por unanimidade, da proposta de doutoramento da estudante Evgeniya Lunekova, que pretende desenvolver um tema algo controverso, mas extremamente pertinente, no atual quadro de desenvolvimento turístico - devolver ao turismo o estatuto de bem de luxo, que a democratização lhe subtraiu.
A esta proposta seguiu-se um conjunto de apresentações extremamente pertinentes. Carlos Costa, da Universidade Aveiro, falou sobre a importância das redes na gestão de destinos turísticos, governance, clusters e desenvolvimento sustentável, que alimentou uma discussão que marca a agenda das regiões turísticas. Simon Hudson, de Charleston University, manteve o nível de envolvimento ao mostrar um campo de análise ainda emergente, mas extremamente relevante na promoção e consolidação da imagem dos destinos – os filmes, questões culturais, a associação a celebridades que são elementos de charneira entre a indústria cinematográfica e a promoção dos destinos.
Entre temas e metodologias surge Miguel Moital, de Bournemouth University, que num modelo de 6 cs estrutura a investigação, arrumando ideias e estruturando raciocínios. Na mesma linha, surge Pedro Quelhas de Brito, da Faculdade de Economia do Porto, que entre conselhos e histórias explicou a experiência de investigação num continúo entre o online e o offline.

Alan Fyall, de Rosen College (USA), verteu um conjunto de frames de apoio à esquematização do trabalho de investigação que os estudantes têm pela frente. O dia foi encerrado com a matriz de competitividade de Portugal face aos restantes países. Num quadro realista foram detalhadas as áreas que apelam ao desenvolvimento, sendo que a investigação e o ensino pós-graduado um dos eixos prioritários no quadro do Compete 2020, esta apresentação moderada por Rui Vinhas da Silva, Presidente do referido programa, não deixa dúvidas os doutoramentos em turismo são para continuar.

No dia 29 de maio o dia foi dos estudantes com a apresentação dos seus projetos ou ideias sob a forma de poster a moderarem toda a manhã. O interesse e entusiasmo com que apresentaram os seus trabalhos sugeria que todos mereciam ser galardoados. Neste quadro de claro empate foram os próprios estudantes que elegeram os dois melhores posters, pela apresentação, estruturação das ideias e assertividade.

Os trabalhos foram encerrados do outro lado do Atlantico com Elizabeth Wada, Universidade Anhembi Morumbi (Brasil), que falou da experiência de investigação em mega eventos desportivos, enfatizando a premência de parcerias e estudos luso brasileiros.

Receberam da mão do Senhor Reitor Tawfiq Rkibi uma menção honrosa os estudantes:

  • Ana Sofia Lopes, com o poster intitulado  Hospitality in Hospitals: A new vision for health care in tourism
  • Arlindo Madeira, com o poster intitulado Wine and Gastronomy: Experiences and Routes in Lisbon

    Dias Doutorais - Participantes