O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Novas Tecnologias, Novos Professores e Novas Escolas

30 jun 2015

Qual e o impacto que as novas tecnologias tem na sala de aula? Ha um conflito entre a preparaçao para os exames e os metodos de ensino participativos que a tecnologia permite?



Este foi o tema de mais um seminário que decorreu no passado dia 25 de junho e que contou com a participação de:

  • Sandra Martinho, Partners in Learning Managerda Microsoft;
  • Rui Lima, professor do ensino básico no Colégio Monte Flor, uma escola premiada pela sua utilização da tecnologia em sala de aula;
  • Paulo Saramago, aluno de doutoramento em Gestão da Universidade Europeia que passou o último ano a estudar a turma do professor Rui Lima e a entrevistar alguns dos atores mais relevantes na União Europeia que promovem a utilização da tecnologia no ensino. 


Sandra Martinho apresentou vários projetos da utilização das novas tecnologias no ensino apoiadas pela Microsoft. Usou exemplos de escolas públicas e privadas em Portugal para mostrar que as tecnologias aumentam a motivação dos alunos e facilitam a aprendizagem. Rui Lima explicou em detalhe o caso do Colégio Monte Flor, sublinhando os principais obstáculos e os fatores críticos de sucesso para a utilização de tecnologias nas salas de aula do ensino básico.
Por último, Paulo Saramago apresentou os resultados preliminares da sua investigação que mostram que as tecnologias melhoram os resultados dos alunos porque transformam a relação entre professor e aluno, e não porque transmitem os conteúdos de forma mais interativa.


Seminário Novas Tecnologias