O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: +351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Artigo de opinião: As principais ameaças cibernéticas em Portugal

11 set 2018

O conceito que a PG em Cibersegurança da Universidade Europeia tem sobre um sistema operativo seguro, e essencialmente interno. Baseia-se numa segurança em camadas entre as componentes do sistema operativo e das aplicaçoes, com o objetivo de garantir nao so segurança como essencialmente imunidade.

Segundo o fundador do Centro Kaspersky, o Malware moderno é tão diferente do original como uma bicicleta de uma estação espacial internacional. Este Malware assume variadas formas que potencialmente podem prejudicar quase todos os setores da nossa sociedade.

Vivemos num mundo vulnerável, onde dependemos da cibernética, e onde a ciber-sabotagem ou o ciber-terrorismo por vezes destroem até sistemas físicos, com a agravante que a turbulência geopolítica não faz com que esta ameaça se dissipe, antes pelo contrário.

Ao elencar os principais ciber-perigos e ciber-ameaças ao cidadão, às empresas, aos sistemas Industriais e ao próprio Estado, começaria pelo aumento dos ataques furtivos que não levantam suspeitas; a possibilidade potencial de falha dos (IOCS); ataques financeiros cada vez mais frequentes, onde os sistemas de pagamento são alvos preferenciais; intensificação da espionagem através dos dispositivos móveis; sabotagem cibernética a infraestruturas e a generalização do acesso à realidade física pela vulnerabilidade ao cibercrime que a internet das coisas permite.

Com um nível de perigosidade mais elevado, saliento a influência dos ciber-ataques nas relações internacionais, a guerra de informação baseada em estratégias cibernéticas ilegais, e o Ransomware em crescimento exponencial sem qualquer tipo de escrúpulos.

Portugal deve investir a um nível universitário na formação de Quadros nesta área em específico de forma a poder alimentar a nível nacional o equivalente a um Centro Kaspersky. Neste desiderato em particular e em minha opinião a Universidade Europeia apresenta a melhor solução formativa pela qualidade e distinção do seu corpo docente e pela especificidade prática e laboratorial do curso.

Professor Jorge Filipe Cobra
Coordenador da Pós Graduação em Cibersegurança