O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: 808 203 544
Online: 808 203 789
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Artigo de opinião: Os grandes desafios da Gestão passam sempre pelas “Pessoas e pela sua Gestão”

06 set 2018

Desde cedo percebi que os recursos fisicos tornam as coisas possiveis, mas sao as pessoas que fazem as coisas acontecer. E apesar de repetir muitas vezes aos meus alunos este " _mantra_ " da Gestao, quando reflito sobre os grandes desafios que hoje se colocam a Gestao das Pessoas, sinto que esta " _m axima_" cada dia e mais atual e cada dia faz mais sentido na vida das pessoas e das organizaçoes.

Numa sociedade que em matéria de conhecimento se encontra cada vez mais sofisticada, que dispõe de todas as ferramentas de análise necessárias, que comunica numa nova dimensão onde o longe e a distância relativizam a noção de tempo, numa sociedade onde os saberes competem ferozmente numa lógica de rapidez e eficácia que testa todos os limites, eis que de repente surge um novo paradigma com contornos de preocupação para a gestão!

Como escolher os melhores colaboradores, se não somos suficientemente atrativos para os conquistar?

Como se motivam pessoas a quem sistematicamente tiramos regalias sem nada dar em troca?

Como conseguimos reter o talento se quando o possuímos não o diagnosticamos e só o reconhecemos quando o perdemos?

Quem como eu dedica muito tempo à relação humana e à sua análise, é impossível não reparar que certos padrões de comportamento humano se têm vindo a alterar, naquilo a que chamo uma nova conceção da realidade e que muitas das nossas organizações teimam em não querer perceber, escudando-se em velhas lógicas, quase sempre alicerçadas em discursos de medo e ameaça sem entenderem que já não assustam ninguém.

Esquecem-se as empresas que nunca tanto como hoje as pessoas se questionam sobre o sentido e significado do que fazem, nunca tanto como hoje, as pessoas procuram de diferentes formas e feitios encontrar novas lógicas de funcionamento que se suportam em fatores intrínsecos que estão muito aquém e além do dinheiro que durante muito tempo movimentou a Humanidade.

O discurso da Gestão devia, pois, ser mais estratégico e alinhar com estes novos formatos de comunicação, sob pena da tão almejada competitividade se tornar numa miragem e a produtividade um sonho, sem poder de concretização.

Professora Paula Campos