O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: +351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Debate: Refugiados e os seus Direitos

17 jan 2018

No dia 16 de janeiro, a Universidade Europeia realizou, no Campus da Quinta do Bom Nome, um debate sobre "Os Refugiados e os seus Direitos".


O Professor Eduardo Ver-Crudeixa uma pequena nota sobre o tema:
"A questão dos refugiados passou das primeiras páginas dos jornais para o nosso quotidiano. Os problemas causados pela entrada massiva de pessoas vindas de outras paragens pelos mais variados motivos para a Europa continuam por resolver.

A União Europeia e os Estados membros mais pressionados pela presença dos refugiados procuram ainda consensos políticos necessárias para uma política comunitária comum e integrada sobre o tema. Entre a proclamação de direitos dos refugiados e a criação de condições efetivas para o seu exercício ainda há um longo caminho a percorrer. Também o longo o combate contra o aproveitamento populista das dificuldades dos governos em manter o financiamento a políticas públicas de acolhimento aos refugiados e a sua integração e o combate às bolsas de pobreza, exclusão e desemprego que existem entre os seus cidadãos-eleitores. 

A situação dos refugiados, emigrantes e exilados na Europa - agudizada com a guerra na Síria, a intolerância religiosa, a desertificação progressiva e a perseguição política – precisa de uma colaboração permanente, densa e adequada entre as Universidades, a investigação aplicada nos centros de ensino superior e os decisores políticos. Importa repensar os modelos sociais e políticos em que estamos a viver a diversidade e a integração dos refugiados: levar em conta as regras de convívio estabilizadas há muito nas comunidades onde chegam; os traumas e as expectativas de quem chega com um passado de sofrimento e de sobrevivência e os receios (ainda que infundados) de quem os recebe.

Ao escolher o nome de Sérgio Vieira de Melo para patrono do primeiro curso de Direito  na Universidade Europeia, os alunos firmaram um compromisso de responsabilidade social em que aplicam os conhecimentos que lhes são ensinados nas aulas. As atividades extracurriculares como esta destinam-se a reforçar esse compromisso."