O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: +351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Docente da Universidade Europeia distinguida internacionalmente por investigação no desporto

13 mar 2019

A professora da Universidade Europeia, Joana Reis, foi distinguida internacionalmente pelo seu trabalho de investigaçao na area do desporto.

Desenvolvida juntamente com outros professores portugueses, da Universidade de Lisboa, a investigação “long-term swimming training modifies acute imune cell response to a high-intensity session” foi distinguida pela “Sociedade Norte Americana para o Exercício e Saúde em Crianças” e pelo “Grupo Europeu de Fisiologia Pediátrica” como o estudo mais interessante de 2018 na área da Imunologia no exercício nos jovens.

O estudo avaliou as consequências de um programa de treino com a duração de quatro meses no sistema imunitário de jovens nadadores. Os resultados da investigação concluíram que o sistema imunitário de nadadores mais jovens, sobretudo com puberdade tardia, responde de forma menos eficaz após sessões de treino mais intensas, tornando-os mais suscetíveis a infeções. A investigação sugere que os treinadores devem proporcionar uma maior recuperação a esta tipologia de atletas sob pena de comprometerem não só a sua participação no treino, como também a sua saúde. Este facto parece ser ainda mais relevante nos anos em que transitam de escalão devido ao grande incremento na carga de treino.

O trabalho de investigação intituladoLong-term swimming training modifies acute imune cell response to a high-intensity sessionfoi publicado noEuropean Journal of Applied Physiology, em Janeiro de 2018 e foi conduzido pelos investigadores José Morgado, Cristina Monteiro, Catarina Matias, Joana Reis, Maria José Laires e Francisco Alves.