O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Docente da Universidade Europeia publica artigo na Public Organization Review

18 mai 2022

O docente Francisco Pinheiro Catalao, professor assistente da Pos-Graduaçao em Gestao da Universidade Europeia, publicou o artigo " _Public Sector Corruption and Accountability in Cost Deviations and Overruns of Public Projects_ " na prestigiada publicaçao _Public Organization Review._

O artigo “Public Sector Corruption and Accountability in Cost Deviations and Overruns of Public Projects” recai sobre um tema que se tem revelado ser uma grande preocupação pública, a corrupção no setor público e os desvios de custos e derrapagens em projetos públicos que aqui ocorrem, ao nível dos excessos de projetos públicos, particularmente no que diz respeito ao impacto que têm na prestação de contas.

Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelo docente da Universidade Europeia, pelo professor Carlos Oliveira Cruz, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e pelo professor Joaquim Miranda Sarmento, do ISEG - Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa.

Para o presente estudo foi usado um conjunto de dados de mais de 4.000 projetos públicos de Portugal cobrindo um período de 25 anos. Através do índice de corrupção e responsabilização para Portugal, foi possível focar a potencial influência destas dimensões, controlando as variáveis institucionais, políticas e económicas.

Esta pesquisa seguiu uma abordagem econométrica, utilizando como variáveis dependentes o desvio de custo e a superação de custo de cada. A implicação deste estudo é que mais corrupção e menos responsabilidade podem levar a desvios e excessos de custos mais altos.

A Public Organization Review é uma revista da Springer que procura partilhar o conhecimento das organizações públicas em todo o mundo. Com foco no “público”, amplamente definido, para incluir organizações governamentais, sem fins lucrativos e não governamentais, e seus impactos na vida humana e na sociedade, bem como a sua influência na formação da civilização humana.