O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: +351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Estudo da Universidade Europeia analisa “As chicotadas psicológicas na liga NOS”

05 mar 2019

Um estudo do Observatorio do Futebol da Universidade Europeia concluiu que, embora favoravel a curto prazo, nao existem alteraçoes no rendimento das equipas com a substituiçao do treinador. Leia o estudo completo [AQUI](http://europeia.pt/content/files/as_chicotadas_psicolgicas_na_liga_nos.pdf).

Ficha Técnica do Estudo
O estudo “As chicotadas psicológicas na Liga NOS” foi realizado pelo Observatório do Futebol da Universidade Europeia. Recolheu dados estatísticos de todos os jogos dos clubes onde se verificou mudanças de treinador durante as épocas desportivas de 2016-2017, 2017-2018 e 2018-2019 (até à 18ª Jornada). Os dados estatísticos recolhidos na plataforma WyScout consistiram em: pontos, golos marcados, golos sofridos, número de remates, posse de bola (%), número de cartões amarelos, número de cartões vermelhos.

Partindo desta base de dados, calculou-se a média a curto prazo (3 jogos) e longo prazo (9 jogos), dos jogos imediatamente antes do despedimento do treinador (PRE-Chicotada) e imediatamente após mudança de treinador (POS-Chicotada). Assim, analisou-se o efeito da chicotada psicológica a curto e longo prazo. Posteriormente, procedeu-se à identificação do comportamento de cada variável nos cinco jogos que antecederam o despedimento, na procura de se identificarem tendências que explicam/predizem o momento do despedimento.

Por último, foi analisada a média de pontos, golos marcados e golos sofridos por jogo antes e depois do despedimento dos treinadores das 8 equipas que o fizeram em 2018/19.