O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia celebra 50 anos

21 mar 2019

A Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicaçao da Universidade Europeia comemorou o Dia do IADE a 21 de março. A efemeride redonda foi assinalada com um programa de atividades dedicadas a promoçao das industrias criativas produzidas em Portugal. As cerimonias comemorativas tiveram inicio a dia 21 de março, Dia do IADE, data instituida por Antonio Roquette Ferro, em 1994, em memoria do poeta e filosofo Antonio Quadros, que foi fundador da instituiçao, e decorrerao ate ao final do ano.

Para assinalar a comemoração, o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia preparou um conjunto de iniciativas que visam perpetuar as suas raízes, motivações culturais e os Homens que mudaram, para sempre, o percurso do Design em Portugal. As celebrações refletem sobretudo elementos expositivos, evocam memórias e prestigiam momentos e figuras - do passado e do presente - que marcam o percurso da Escola.

Para assinalar este momento e celebrar o que se pretende que sejam os próximos 50 anos do IADE, a instituição desenvolveu um logótipo para marcar a efeméride. Desenvolvido com o contributo de estudantes e professores do IADE, o logótipo simboliza o passado, o presente e o futuro da instituição tendo como base o logo original do seu fundador e pintor Lima de Freitas. Mantém o agrupamento das iniciais criadas pelo pintor assim como o emblema da Madre de Deus, símbolo da vida. Para esta celebração são usados os tons de dourado e prateado bem como formas geométricas que remetem para a simbologia já existente.

No Campus de Santos, no dia 21 de março, foi inaugurada a Exposição 1:6:50 - 1 Fundador, 6 Mestres, 50 Anos, que retrata o percurso e o contributo dos Fundadores do IADE para a dinamização da instituição e do design em Portugal, espalhada pelos sete pisos do edifício.

O Palácio Quintela, no Chiado, que foi a sede do IADE até à sua mudança para a Avenida D. Carlos I em 1997, vai receber no dia 19 de setembro uma exposição que homenageia as personalidades que marcaram a história da instituição para sempre. No mesmo dia, será descerrada a placa comemorativa do quinquagésimo aniversário e que permanecerá na fachada do Palácio do Chiado.

Entre março e setembro de 2019, o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia será responsável pelo design de duas edições especiais do Diário de Notícias – 23 de março e 21 de setembro. Carlos Rosa, diretor da instituição, será responsável pela orientação gráfica do Jornal nestes dias.

Para Carlos Rosa, diretor do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, “É uma honra fazer parte desta celebração e homenagear os fundadores da instituição bem como todas as personalidades que contribuíram para elevar o estudo do design e das indústrias criativas em Portugal. O IADE impulsionou uma sociedade caracterizada pelo conservadorismo e onde algumas áreas de estudo escasseavam. António Quadros permitiu a proliferação de ideias numa geração que ambicionava a mudança, a aprendizagem e a abertura a novas culturas. Passados 50 anos, vemos reforçada a nossa responsabilidade em perpetuar este legado cultural e a excelência académica dos nossos estudantes. Permanecemos irreverentes, com um modelo de ensino que privilegia a prática e a proximidade de empresas e o intercâmbio de ideias entre disciplinas e culturas. Os estudantes continuam a ser nosso maior ativo e o sucesso que alcançam dentro e fora de portas o nosso maior orgulho. É para o sucesso dos estudantes que todos os colaboradores e docentes trabalham. Estamos todos de Parabéns pelo 50º aniversário do IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia”.

Meio século depois da sua fundação, o IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação Universidade Europeia permanece como um veículo de criação, de cultura, de investigação e de saber, mobilizando estudantes, professores e colaboradores para honrar o legado deixado pelo seu fundador e diretores que fizeram do IADE a referência cultural e artística que é hoje e para assinalar os 50 anos do IADE.

A celebração dos 50 anos do IADE-Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.