INFO Menu

IADE-Universidade Europeia reedita obra de José Lima de Freitas

IADE-Universidade Europeia reedita obra de José Lima de Freitas
6 Outubro 2017

O IADE-Universidade Europeia homenageia José Lima de Freitas, primeiro diretor da instituição, e promove o lançamento da reedição do seu livro “As Imaginações da Imagem” no próximo dia 9 de outubro, pelas 18h30, no lounge do IADE-Universidade Europeia, no Campus de Santos. 

O tributo da instituição pioneira no ensino do Design em Portugal ao seu primeiro diretor prevê ainda a realização de uma Master Class do Doutoramento em Design intitulada “Lima de Freitas Mestre da Transdisciplinaridade: entre Arte, Ciência e Filosofia - a investigação do Design”. A aula vai ser lecionada pelo Prof. Doutor Fernando António Baptista Pereira, professor associado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e adjunto do Ministro da Cultura.

 

A reedição da obra “As Imaginações da Imagem”, publicada inicialmente em 1977, decorre no âmbito das comemorações do aniversário (faria 90 anos) e morte (assinala 20 anos) de Lima de Freitas, em 2017 e 2018, respetivamente. O livro contém ainda o texto de Lima de Freitas “A invenção da sigla do IADE” e três textos de António Quadros, que o próprio pintor-filósofo escolheu para o livro “Lima de Freitas, 50 anos de pintura” (1998).

 

José Lima de Freitas desempenhou funções como primeiro Diretor do IADE, entre 1969 e 1972, e foi também o autor do primeiro logo da instituição com quase meio século de existência. Lima de Freitas (1927-1998) destacou-se como pintor, ilustrador, ensaísta e professor, sendo a sua obra classificada entre o realismo e a surrealidade mística. 


Outras notícias

Ver todas »

Agenda