INFO Menu

Investigadora da Universidade Europeia ganha 1º prémio de Ciências do Desporto COP/Fundação Millennium BCP

Investigadora da Universidade Europeia ganha 1º prémio de Ciências do Desporto COP/Fundação Millennium BCP
8 Fevereiro 2017

Joana Reis, investigadora de Desporto da Universidade Europeia, conquistou no passado dia 4 de Fevereiro o 1º lugar no Concurso de Investigação Ciências do Desporto COP/Fundação Millennium BCP, na categoria de Medicina Desportiva. 

A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto e foi presidida pelo Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues.

O trabalho premiado intitula-se "ALTERAÇÃO DA RESPOSTA FISIOLÓGICA PELO EFEITO DA ALTITUDE SIMULADA" e foi conduzido pelo responsável da unidade de medicina desportiva e controlo do treino do centro de alto rendimento do Centro Desporto Nacional do Jamor, em parceria com investigadores da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Europeia, Instituto Superior Técnico e Universidade Nova de Lisboa. O objetivo da investigação por analisar as respostas cardiovasculares e metabólicas agudas a diferentes altitudes e verificou-se que, a 3500m de altitude simulada, 6 minutos de exercício em intensidade moderada induzem uma saturação muscular de oxigénio significativamente mais baixa que em altitudes inferiores, apresentando também os restantes parâmetros fisiológicos característicos de intensidades de esforço mais elevadas. Desta forma, constitui um teste de avaliação curto para avaliar a resposta do atleta à altitude e despistar problemas ventilatórios.


Outras notícias

Ver todas »

Agenda