O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Licenciatura em Direito ensina alunos a preparar Moot Courts com o apoio da ELSA Portugal e da SLCM- Serra Lopes, Cortes Martins- Sociedade de Advogados

16 mar 2022

No passado dia 7 de Março, no ambito da disciplina de Moot Court (4º Ano) da Licenciatura em Direito, o Professor Joao Pedro Galhofo, docente da disciplina , organizou um Seminario intitulado _"How to Moot Court"_ com a colaboraçao da ELSA Europeia e _apoio da ELSA Portugal _e da SLCM- Serra Lopes, Cortes Martins & Associados- Sociedade de Advogados, o qual visava a preparaçao dos alunos finalistas da Licenciatura em Direito para simulaçao de julgamento em Processo Civil, que sera o principal objeto de avaliaçao da referida disciplina, assim como metodologias a adoptar no dominio da oratoria, retorica e estrategia processual.

Participaram como convidados no Seminário "How to Moot Court" para além do Professor João Pedro Galhofo que assume a condução desta disciplina na Universidade Europeia desde 2020, o Dr. Paulo Simões Ramos, Advogado estagiário da SLCM- Soc. Advogados e treinador da equipa portuguesa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para o Phillip. C. Jessup International Law Moot Court Competition (a mais prestigiada competição mundial de Moot Court) desde 2017, tendo sido nos últimos 2 anos júri da referida competição, a Dr.a Nunes, Vice-presidente da área de Moot Courts Competitions da ELSA Portugal, Dr. João David, Diretor de Moot Courts da Região Centro-Sul da ELSA Portugal e Vice-presidente de Moot Court Competitions da ELSA Coimbra, e Mariana Pedrosa da Fonseca, membro da equipa vencedora da ronda regional de Lisboa do SMCJ- Supremo Moot Court de Justiça organizado pelo STJ- Supremo Tribunal de Justiça e Vice-presidente de Moot Court Competitions da ELSA LISBOA (Faculdade de Direito da ULisboa).

Os Moot Courts são simulações de julgamentos, onde os estudantes têm a oportunidade de representar uma das partes num hipotético processo litigioso. O principal objetivo de um Moot Court é preparar os estudantes para uma advocacia persuasiva, ainda em ambiente académico, permitindo o desenvolvimento de vários tipos de competências, tais como oratória, trabalho de equipa, gestão do tempo, gestão sob pressão e investigação jurisprudencial. Além disso, constitui um exercício que conduz ao aprofundamento de conhecimentos relacionados com a própria competição e enriquece, simultaneamente o currículo académico dos estudantes que neles participam, sendo valorizado em fases de recrutamento das Sociedades de Advogados aquando da apresentação de candidaturas para inserção no mercado de trabalho jurídico.