O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Professora da Universidade Europeia vence Prémio Santa Casa Challenge para a área da Saúde

16 jan 2017

A Professora da Universidade Europeia, Micaela Fonseca, acaba de vencer, em parceria com a Professora da Faculdade de Ciencia e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Claudia Quaresma, o premio Santa Casa _Challenge _para a area da saude com o projeto "VR4Neuropain". Da equipa vencedora fazem ainda parte o psicologo Heitor Cardoso e o diretor da empresa de tecnologias de informaçao Collide, Tiago Loureiro.

O “VR4Neuropain” é uma luva inteligente que alivia a dor neuropática associada ao sistema nervoso central, ou seja nervos periféricos, medula espinhal e cérebro. Pode afetar qualquer pessoa e manifesta-se de várias formas como, por exemplo, sensação de queimadura, peso, picada de agulhas e choques.

Este projeto inovador poderá ser aplicado quer em contexto clínico quer de lazer, por médicos, terapeutas, doentes e familiares/prestadores de cuidados e foi pensado, sobretudo, para situações de lesões das vertebro-medulares.

Os criadores da luva inteligente receberam, além do prémio monetário no valor de 5000 euros, um Alpha Pack Web Summit 2017 no valor de 1950 euros. O júri, constituído por elementos da Federação Nacional de Business Angels, da NOS, da Microsoft, da Fraunhofer Portugal, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, da Fábrica de Startups e do Montepio, considerou o “VR4Neuropain” uma solução tecnológica inovadora.

O concurso Santa Casa Challenge surgiu na sequência da participação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no Web Summit 2016. O desenvolvimento tecnológico é um processo em curso na instituição que com estas iniciativas abre caminho para a aproximação entre os mundos tecnológico e social, reconhecendo e valorizando o contributo e benefícios de utilização das novas tecnologias na resolução dos problemas e desafios sociais.