O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Resolução de casos clínicos na Licenciatura em Ciências do Desporto e Actividade Física

05 nov 2015

Desde o dia 2 de novembro que esta a decorrer, na licenciatura em Ciencias do Desporto e da Atividade Fisica a resoluçao de dois casos clinicos decorrentes da experiencia de dois profissionais de saude que trabalham no mundo do Desporto.

Por forma a aproximar os estudantes da atividade profissional, a resolução prática de casos clínicos visam dar resposta aos objetivos de aprendizagem da unidade curricular de Anatomia, que integra tanto o ramo de Treino Desportivo, como o de Exercício e Saúde.

O primeiro caso decorre da experiência do Dr. Filipe Bettencourt, médico de uma unidade de saúde e performance desportiva, que expôs o caso de um atleta que sofreu uma lesão na região posterior da coxa ao minuto 60 de um jogo de futebol. O segundo caso foi reportado pela fisioterapeuta Maria João Palmeira (Movimento Encadeado), e diz respeito a um engenheiro informático que fazia jogging no tempo livre e ficou incapacitado com uma lesão na região lateral externa do joelho.

Ao longo de 3 dias, e em sessões com 14 estudantes apenas, os alunos formulam hipóteses explicativas do caso e recolhem fatos referentes ao mesmo através de 80 perguntas definidas pelo profissional entrevistado. Das respostas emergem necessidades de aprendizagem (objecto de self-study), eliminam-se progressivamente hipóteses, até se chegar à solução do caso.
No dia 6 de novembro, os estudantes irão apresentar em grupos de três elementos o processo de descoberta da solução. Para avaliar o pensamento e criatividade dos mesmos estará presente no júri o próprio Dr. Filipe Bettencourt.


A prática de resolução de casos da indústria ocorre de 7 em 7 semanas, ao longo dos primeiros 2 anos letivos da licenciatura de Ciências do Desporto e da Actividade Física. O objetivo final é que os estudantes apliquem o conhecimento teórico à prática profissional, desenvolvendo em simultâneo soft skills, como capacidade de resolução de problemas e trabalho de equipa. Desta forma, é dada resposta ao princípio de práticas pedagógicas ativas que norteiam o modelo académico da Universidade Europeia.

Caso Prático - Ciências do Desporto e Actividade Física