O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Trabalho científico de Coordenador obtém prémio Melhor artigo científico de 2015

29 jan 2016

O coordenador cientifico da area do Desporto na Universidade Europeia foi distinguido com o premio de "Melhor artigo cientifico em 2015", pelo _Journal of Systems Science and Complexity_ , com o artigo "Science of Winning Soccer: Emergent Pattern-Forming Dynamics in Association Football".

O artigo escrito com Duarte Araújo, Keith Davids e Yaneer Bar-Yam e publicado em 2013, dá um passo importante para a compreensão da dinâmica tática das equipas de futebol. No paper os autores propõem um novo método de análise do equilíbrio emergente entre os sistemas de jogo adoptados pelas equipas de futebol em confronto. Recorrendo às coordenadas posicionais dos jogadores em campo, os investigadores explicam como as equipas de futebol conquistam (localmente) relações numéricas vantajosas, para desequilibrarem (globalmente) a estrutura do adversário, e obter golos.

É com este artigo, onde se recorre às ferramentas dos sistemas complexos para explicar o rendimento no jogo de futebol, que o docente Luís Vilar e os restantes três autores obtiveram o prémio do Institute of Systems Science.

_________

O Journal of Systems Science and Complexity é dedicado à publicação de trabalhos de alta qualidade, originais e inovadores sobre teorias, metodologias e aplicações da ciência de sistemas e da ciência da complexidade. O jornal incentiva a investigação fundamental em sistemas complexos e promove abordagens interdisciplinares para elucidar sobre os temas comuns que surgem em sistemas naturais, artificiais e sociais.