O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Universidade Europeia associa-se ao projecto europeu EUCIS LLL-HUB

13 abr 2015

A Universidade Europeia associou-se ao projecto europeu EUCIS LLL-HUB para aumentar desempenho das empresas e os numeros do emprego.


O EUCIS LLL-HUB é financiado pela União Europeia, através da Comissão Europeia para a Educação, Audiovisual e a Agência Executiva de Cultura e tem como objectivo promover um maior desenvolvimento das competências dos cidadãos, contribuindo para aumentar a inovação e o desempenho das empresas e levar a um aumento do emprego.

Maria José Sousa, investigadora e professora que representa a Universidade Europeia neste projecto, afirma que "Portugal tem a responsabilidade da disseminação dos resultados do projecto e a responsabilidade de contribuir para a definição de recomendações com vista à criação de políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida." E é nesse sentido que as actividades do projecto consistem em estudar o estado de arte da LLL (Lifelong Learning) e implementar LLL-Labs nos vários países parceiros, tendo como objectivo final a organização de um LLL-Forum, envolvendo os decisores políticos e outros actores da área da formação e educação", continua. A última fase do projecto, que está agora na sua fase inicial, é a realização de uma conferência europeia – LLL-Agora -, que será realizada em Bruxelas, em 2016, de forma a elaborar recomendações políticas.

A Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas é, na prática, o parceiro responsável pela disseminação do projecto e é a entidade organizadora do concurso LLL-HUB, uma competição que tem por objectivo premiar práticas inovadoras nos vários países parceiros. A Universidade Europeia faz parte do LLL 'Think Thank', que é composto por universidades que vão desenvolver actividades de investigação e que integram o projecto EUCIS LLL-HUB, nomeadamente: levantamento do estado de arte da LLL em Portugal, identificação e realização de estudos de caso sobe LLL, realização do LLL-Fórum e participação do LLL-Ágora, em Bruxelas.

Em Portugal, a Universidade Europeia, ISCTE-IUL, as universidades Católica, Aberta e Évora são as instituições associadas ao projecto. As universidades são representadas por peritos, responsáveis por fazer ainvestigação, que irá depois originar o state of play português, através de estudos de casos que envolvem estudantes, professores, líderes e gestores de aprendizagem e dirigentes do domínio do LLL.

Como influenciará este projecto a mudança? "O projecto EUCIS LLL-HUB vai fazer uma análise comparativa de oito países da União Europeia, que será apresentada no LLL-Agora aos decisores políticos da Comissão Europeia. Por outro lado a EUCIS LLL, como plataforma única a nível europeu, tem uma audiência com o director-geral da Agência Europeia, estando numa posição privilegiada para influenciar políticas europeias de LLL", acredita Maria José Sousa


Fonte: Diário Económico