O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Universidade Europeia debate sobre a inclusão social na doença mental

14 nov 2018

" _Sa ude Mental e inclusao: Um olhar diferente_" e o tema central da conferencia que a Universidade Europeia vai promover no proximo dia 21 de novembro, entre as 12h00 e as 14h00, no campus da Quinta do Bom Nome, em Carnide.

Organizada pela Faculdade de Ciências da Saúde e Desporto da Universidade Europeia esta iniciativa pretende aprofundar as boas práticas desenvolvidas para a inclusão social de pessoas diagnosticadas com perturbações mentais.

A conferência conta com a participação de Eleonora Gonçalves, psicóloga na GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa, IPSS, para abordar a inclusão da pessoa com doença mental investindo na proximidade dos cuidadores e da comunidade; Ana Pinto Coelho, diretora e curadora no Festival Mental, para analisar o tabu e o estigma que envolve a saúde mental, trazendo-a ao debate através do cinema e das artes; e Gina Tomé, coordenadora do projeto (EEGrants) ES’-COOL (Equipa Aventura Social/FMH-UL), que irá apresentar o desafio da promoção da saúde mental dos adolescentes através da formação de professores e outros profissionais da educação. Teresa Santos, coordenadora da Licenciatura em Psicologia na Universidade Europeia, fará a moderação da conferência.

A Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia, nomeadamente o núcleo de Psicologia, sob a coordenação da Professora Teresa Santos, procura, através desta conferência desconstruir o conceito de saúde mental e analisar diferentes perspetivas que saem fora do âmbito unicamente académico numa altura em que o registo de utentes com perturbações mentais nos cuidados de saúde primários em Portugal tem vindo a aumentar desde 2011.

PROGRAMA

12h00 | Conferência “Saúde Mental e Inclusão: Um Olhar Diferente”

Eleonora Gonçalves
, Psicóloga Clínica na GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa, IPSS e utentes da instituição.
Ana Pinto Coelho, Diretora e Curadora no Festival Mental (Combater o estigma na saúde mental através da cultura)
Gina Tomé, investigadora na Equipa Aventura Social (FMH/UL) e Coordenadora do Projecto ES’COOL - Promoção de Saúde Mental nas Escolas

Moderação: Teresa Santos, Coordenadora da Licenciatura de Psicologia da Universidade Europeia, Psicóloga Clínica

14h00 | Encerramento