O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Universidade Europeia dedica um dia à limpeza do Estuário do Sado

21 abr 2017

_O Dia da Responsabilidade Social apoia campanha "Mariscar SEM Lixo"_

No dia 17 de maio, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM promovem, uma vez mais, um dia dedicado ao voluntariado, através da sua, já habitual, Ação de Responsabilidade Social, que este ano celebra a sua 5ª edição. A ação, que visa responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, nomeadamente, no que concerne à proteção do ambiente e da vida marítima, será dedicada à limpeza das praias junto ao Estuário do Sado, em Setúbal. Esta iniciativa de voluntariado, onde participarão estudantes, professores, membros do staff e parceiros será realizada em parceria com a entidade Ocean Alive, uma ONG cuja missão é proteger os oceanos, através da mudança de comportamentos, formação e envolvimento das comunidades costeiras locais.

Limpeza do Estuário do SadoDe entre as várias No dia 17 de maio, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM promovem, uma vez mais, um dia dedicado ao voluntariado, através da sua, já habitual, Ação de Responsabilidade Social, que este ano celebra a sua 5ª edição. A ação, que visa responder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, nomeadamente, no que concerne à proteção do ambiente e da vida marítima, será dedicada à limpeza das praias junto ao Estuário do Sado, em Setúbal. Esta iniciativa de voluntariado, onde participarão estudantes, professores, membros do staff e parceiros será realizada em parceria com a entidade Ocean Alive, uma ONG cuja missão é proteger os oceanos, através da mudança de comportamentos, formação e envolvimento das comunidades costeiras locais. campanhas e projetos promovidos pela Ocean Alive, a campanha “Mariscar SEM Lixo” é aquela que maior adesão e impacto tem provocado na região do Estuário do Sado, sendo uma iniciativa que conta com o suporte institucional da UNESCO e com o patrocínio da Fundação Oceano Azul/ Oceanário de Lisboa. “Mariscar SEM Lixo” tem como objetivo acabar com o mau hábito dos mariscadores em deixar as embalagens de plástico de sal fino na maré, depois de usarem o sal para apanhar lingueirão e casulo. Esta campanha visa eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do estuário do Sado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local, através da prática da mariscagem. Só este ano, já foram realizadas várias ações de voluntariado na área, onde foram recolhidas mais de 28 mil embalagens de sal fino.


Através desta ação, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM pretendem, por um lado, sensibilizar a comunidade académica para a necessidade de protegermos as nossas praias e de preservarmos os oceanos, sobretudo, porque vivemos num país rodeado pelo mar, recurso fundamental para o equilíbrio económico, ambiental e social das nossas populações. Por outro lado, a Ação de Responsabilidade Social tem sempre, como fim último, ser um dia simbólico, em que se motiva e mobiliza a comunidade para o espírito e importância do voluntariado.

Ao longo dos últimos 5 anos, a Universidade Europeia já desenvolveu 5 Projetos de voluntariado distintos, apoiando 5 Entidades diferentes (Santa Cada da Misericórdia da Amadora, Parque Florestal de Monsanto, Tapada Nacional de Mafra e ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Mata Nacional de Leiria), onde participaram mais de 1000 voluntários, com o apoio de 30 parceiros e patrocinadores. Esta iniciativa já mereceu duas distinções: a primeira foi em 2015, pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, onde foi reconhecida como uma boa prática de Responsabilidade Social na categoria Voluntariado. Em 2016, foi selecionada, entre 50 boas práticas, como uma das 5 melhores práticas de Responsabilidade Social do país, pela Comissão Setorial para a Educação e Formação e pelo Instituto Português da Qualidade.

Mais informações:
www.ocean-alive.org
www.rtp.pt/noticias/pais/mais-de-28-mil-embalagens-de-sal-fino-recolhidas-no-estuario-do-sado_v995404


Inscreve-te em bit.ly/ifyougive17


Ações anteriores: