O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Universidade Europeia desenvolve estudo sobre impacto da Web Summit no Turismo em Lisboa

31 out 2021

A Faculdade de Ciencias Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia desenvolveu o estudo "Impactos da Web Summit na Economia e Turismo de Lisboa", que procurou avaliar a perceçao do evento junto da opiniao publica.

Com o objetivo de analisar os efeitos diretos e indiretos deste megaevento, o estudo focou-se nos planos internacionais de governança para o turismo e nas problemáticas que se têm levantado perante a atividade do turismo em Portugal.

Para tal, os investigadores da Universidade Europeia - Ana Ramires, Luís Mota e Paulo Marques - avaliaram diversos parâmetros: confiança pública perante as decisões estratégicas da estrutura administrativa pública; influência na imagem externa da cidade de Lisboa e correspondente sensação de orgulho dos residentes; desenvolvimento social e comunitário; benefícios económicos em geral; benefícios económicos em prol do desenvolvimento do turismo; congestionamento e concentração de trânsito; segurança; e apoio à realização do evento.

As conclusões do estudo revelam que a realização da Web Summit em Lisboa é unanimemente apoiada pela população portuguesa, que concorda que o evento contribui para aumentar o reconhecimento (93%), a imagem internacional (89%), e a reputação (84%) da capital portuguesa.

No geral, os inquiridos concordam positivamente com a afirmação de apoio ao evento (81%) e com a possibilidade de assistir, se tivesse a oportunidade (68%), mas já não concorda com a afirmação relativa à oportunidade de participação ativa (54%).

Este inquérito foi realizado entre 17 e 25 de outubro de 2021, a um total de 322 indivíduos, sendo 18% colaboradores de uma das indústrias do turismo representadas na Conta Satélite do Turismo português e 13% de futuros colaboradores, inscritos em ensino profissional ou superior num ciclo de estudos diretamente ligado ao turismo. O perfil mais frequente de inquirido define-se pelo género feminino (52%), idade entre 41 e 50 anos (27%), trabalhador por conta de outrem (58%) e no setor privado (60%). Do total dos inquiridos, a maioria reside na Área Metropolitana de Lisboa (77%) e 86% dos futuros profissionais do turismo frequenta o grau de licenciatura.