O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Universidade Europeia e IPDAL e Embaixadas premeiam projetos de estudantes para a promoção do turismo sustentável na América Latina

23 mai 2019

Desafios lançados a 120 estudantes de Gestao Hoteleira e de Turismo resultaram em 25 projetos que podem ser postos em pratica, para o desenvolvimento regional e turistico da America Latina.

Foram premiados três grupos de alunos da Universidade Europeia (UE) por um júri composto por professores, IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas – e Embaixadas dos países latino-americanos envolvidos, no dia 22 de maio, pela apresentação de projetos no âmbito do programa CITS Roots 4, que promove o desenvolvimento sustentável na América Latina. O evento contou com a participação de embaixadores e conselheiros do Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

O primeiro lugar foi atribuído aos alunos Margarida Ferreira, Sofia Corte-Real e Stone Costa com o projeto “Paraíso Acessível”, sobre o México; o segundo lugar foi atribuído a Carolina Castanheira e Joana Santos, com os projetos “Recycling in the city” e “Colombian Experience”, sobre a Colômbia; e o terceiro lugar aos alunos Inês Fino, Gonçalo Ferreira e Muhamad Yazeed com o projeto “Rede de Aldeias com encanto”, sobre o México.

O desafio tinha sido lançado a 120 estudantes dos cursos de Gestão Hoteleira e de Turismo e resultou em 25 trabalhos que propõem a dinamização de eventos, itinerários combinados entre países, intercâmbios escolares, turismo voluntário, alojamento sustentável em casas modulares com materiais reciclados e formação em parceria com universidades locais. Os trabalhos incluiram ainda a dinamização da comunidade local e com empresas privadas como a National Geographic, para a recolha de lixo, e com a MSC Cruises, no sentido de fomentar novas rotas a ilhas menos exploradas.

O programa CITS Root 4 tem como objetivo o desenvolvimento de projetos em quatro domínios - economia, educação, eficiência e colaboração (boas práticas) -, que têm como fundamento quatro dos 17 objetivos do Convénio do Millenium para um Mundo mais equitativo, em países emergentes da América Latina e Caraíbas onde a autenticidade e o potencial turístico existem, mas estão pouco desenvolvidos e onde a sustentabilidade deve ser o mote de desenvolvimento regional e hoteleiro.

Os projetos serão apresentados às entidades oficiais dos países em estudo sob o formato de poster e posteriormente discutidos oralmente, de modo a avaliar a capacidade de síntese, assertividade e capacidade de comunicação dos estudantes.

A originalidade, viabilidade de implementação, a capacidade de argumentação oral e visual bem como a pertinência do projeto para o País são os critérios que estão em avaliação.

projetos dos estudantes

A cerimónia foi antecedida pela degustação de receitas mediterrânicas com sabores da América Latina desenvolvidas pelo Projeto Academia Gourmet da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia e pela exposição de receitas ilustradas por estudantes do Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia.

IPDAL premeia alunos