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Universidade Europeia lança obra dedicada ao Turismo no centro de Portugal

09 jul 2018

A Universidade Europeia vai lançar um livro sobre o potencial turistico do Centro de Portugal, a principal regiao afetada pelos incendios em 2017. Com prefacio da Secretaria de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, sob coordenaçao de Pedro Barbas Homem, reitor da Universidade Europeia, e de Antonia Correia, Diretora da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, "Turismo no Centro de Portugal - Potencialidades e Tendencias" sera apresentado no dia 18 de julho, pelas 17h00, na Quinta das Lagrimas, em Coimbra, por convite do Presidente do Turismo do Centro. Um livro das Ediçoes Almedina.

A obra concentra contributos de 37 autores, investigadores e representantes do setor público e de 16 instituições de ensino superior (Institutos Politécnicos da Guarda, de Setúbal, de Tomar, de Viseu, Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade Católica de Braga e Universidade Europeia), bem como da Proteção Civil e do Turismo do Centro de Portugal.

O livro está organizado em 19 capítulos que caracterizam o antes e o depois dos incêndios, num exercício onde se analisa o panorama atual da região e se evidencia o seu potencial.

Inspirados nos mais recentes modelos de competitividade turística dos destinos, a obra é estruturada em quatro grandes áreas que evidenciam os elementos fundamentais para o desenvolvimento de um destino competitivo. Na primeira, “O Turismo no Centro de Portugal”, exploram-se as políticas públicas desenhadas para a região, acessibilidades, o desenvolvimento social que o Turismo aporta ou poderia aportar a aldeias desertificadas, concluindo-se com uma avaliação da imagem da região em diferentes grupos de turistas.

Na secção seguinte, “Os incêndios no centro de Portugal” são analisadas a extensão e gravidade do flagelo, bem como os seus impactos na competitividade do destino.

De seguida elencam-se os “Produtos Turísticos” que não ficaram tão vulneráveis à catástrofe como rotas enológicas, religião, trilhos e a Serra da Estrela, produtos que apresentam níveis diferentes de preferência e de desenvolvimento, favorecendo a competitividade da região. Na quarta parte, “Propostas para o Futuro”, são elencadas novas formas de gestão e produtos turísticos que os autores acreditam poderem contribuir para reafirmar a competitividade do Centro.

Esta obra, inédita em Portugal, quer pela espontaneidade com que surgiu, quer pela dimensão da congregação de esforços, quer pela abrangência dos seus conteúdos, encerra com um capítulo composto por “Conclusões e Prospetivas Estratégicas”.

Estas últimas páginas documentam os testemunhos dos múltiplos reputados investigadores, entidades diversas e órgãos governamentais que se uniram para materializar o livro.