O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Universidade Europeia prepara arranque de curso Especializado de Medicina Dentária com acordo com SAMS

10 nov 2022

A Universidade Europeia acaba de reforçar o leque de parceiros estratégicos para os novos cursos na área das Ciências da Saúde. O acordo com o Sindicato da Banca, Seguros e Tecnologias – Mais Sindicato vai permitir que o Curso Clínico de Especialização em Cirurgia de Dentes Inclusos, um dos tratamentos mais executados na prática clínica diária, use o Centro Clínico do SAMS para a parte prática do curso.

Este curso, que terá a duração de 2 meses e arrancará no próximo ano, será composto por 2 Módulos: Teórico e Prático. Na parte teórica, as aulas decorrerão nas instalações da Universidade Europeia, enquanto que a prática simulada será lecionada numa sala de aula de laboratório da Universidade Europeia, sendo que a prática de formação em cirurgia oral com pacientes decorrerá no Centro Clínico Ambulatório do SAMS, nos respetivos Departamentos de Cirurgia Oral.

“É prioridade da Universidade Europeia o lançamento de novos programas na área das Ciências da Saúde. Estamos, por isso, a trabalhar continuamente para encontrar as parcerias mais adequadas para que, em conjunto, possamos oferecer a melhor formação aos nossos estudantes. O aprofundamento do acordo com o SAMS que agora concretizamos, especificamente para a formação na área da medicina dentária, creio que vem reforçar a nossa capacidade de diferenciação, promovendo a integração entre as componentes académicas de Ensino, Investigação e a consequente Transferência de Conhecimento, ancoradas na indispensável ligação ao "mundo real”, afirma a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

António José Real da Fonseca, presidente do Conselho Executivo do SAMS acrescenta ainda que “Assinalamos hoje o primeiro passo daquela que queremos seja uma grande caminhada conjunta”.

O Curso Clínico de Especialização em Cirurgia de Dentes Inclusos tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos, práticos e clínicos no diagnóstico e tratamento das inclusões dentárias e capacitar os alunos do curso para dominarem as diferentes áreas do diagnóstico clínico e imagiológico, permitindo efetuar um diagnóstico correto, um bom plano de tratamento e uma eficiente execução do mesmo.

A cirurgia de dentes inclusos é uma técnica operatória que exige conhecimentos das ciências médicas básicas (anatomia, fisiologia, farmacologia, clínica médica), mas também conhecimentos avançados de técnica cirúrgica. A prática deste tipo de cirurgia nos anos de mestrado é praticamente inexistente em virtude da sua especificidade, pelo que a Universidade Europeia vai disponibilizar um curso especializado com um modelo académico assente na aprendizagem experiencial onde os estudantes aprendem com a simulação de casos clínicos, contado para tal com a parceria de centro clínico de referência.

O acesso e ingresso a este ciclo de estudos tem como requisitos obrigatórios Mestrado em Medicina Dentária ou Mestrado em Medicina com especialidade de Estomatologia ou a frequentar a mesma.

O objetivo é que o ensino universitário, a formação e a investigação possam ser utilizados em benefício de uma melhoria progressiva da qualidade da prestação dos cuidados de saúde.