O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Presencial: +351 808203544
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Universidade Europeia recebeu a 2ª edição do evento África XXI

04 dez 2020

O Instituto para a Promoçao da America Latina e Caraibas (IPDAL) organizou ontem, 3 de dezembro, o evento África XXI na Quinta do Bom Nome, em formato webinar. Esta foi a segunda ediçao da iniciativa anual sobre o futuro do continente africano, que reuniu especialistas, organizaçoes nacionais e internacionais, empresas e embaixadores para refletirem sobre as multiplas oportunidades geradas em África, que podem e devem ser capitalizadas.

A sessão de abertura contou com a presença de Paulo Neves, presidente do IPDAL, Tawfiq Rkibi, Reitor da Universidade Europeia, Othmane Bahnini, Embaixador do Reino de Marrocos, Cristina Duarte, Secretária Geral para os Assuntos Africanos e Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Este painel de convidados conduziu a primeira parte do evento, com o grande objetivo de promover uma relação mais próxima com os países vizinhos do norte da Europa, e enalteceu a importância do mesmo para a promoção do continente africano devido às valências que oferece no âmbito social, político e educativo.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, reforçou a relevância da relação entre Portugal e África, nomeadamente em altura de pandemia, que tornou todos os países mais frágeis.

Depois da sessão de abertura, a primeira mesa redonda, composta por Josefa Sacko, Comissária da União Africana para Economia Rural e Agricultura, Filipe Nascimento, representante de São Tomé e Príncipe, Mohammed Tawfik Mouline, Diretor do Institut Royal des Études Stratégiquese João Ribeiro de Almeida, Presidente do Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal debateram sobre o grande potencial de África, numa perspetiva de ganho mútuo, quer para o continente africano, quer para o europeu.

O Presidente do Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, João Ribeiro de Almeida, deu como exemplo a necessidade de promover o desenvolvimento humano em África, nomeadamente, a aposta na telemedicina e no digital, como prioridades da União Europeia para este continente. 

Já a segunda e última mesa redonda contou com a participação de Mohamed Methqal, Diretor da Agence Marocaine de Coopération Internationale, por um representante do BMCE Banco de África e, também, por Maria Celeste Hagatong, Presidente da COSEC onde se falou, especificamente, do caso de estudo de Marrocos, o país convidado deste evento anual.

Este painel de especialistas dá o exemplo de Marrocos como país que tem cooperado para estreitar a relação com África, nomeadamente no pico da pandemia, em que doou material de proteção para combater a COVID-19 a vários países.

O Diretor da Agence Marocaine de Coopération Internationale, Mohamed Methqal, reforçou a importância do África XXI como uma plataforma de cooperação essencial para Marrocos, que espera ter cada vez mais parceiros no futuro.

No final do evento, o Reitor da Universidade Europeia e o Presidente do IPDAL deixaram uma mensagem de esperança para que o bom relacionamento entre os países representados nesta sessão se mantenha e venha a ser reforçado no futuro.